27 de maio de 2026

Coluna Versátil News

Expedito e a missão de resgatar o São João: Luminova promove viagem pela cultura nordestina

Expedito, um menino morador de um vilarejo, percebeu que a tradição do São João está desaparecendo da sua comunidade. E para manter viva a chama dos festejos juninos, ele decide partir em uma jornada pelo Nordeste. Esse será o fio condutor do projeto cultural “Arraiá na Terra de Luminópolis” que a Escola Luminova realiza, no próximo dia 19 de junho, a partir das 19h, no Boulevard Hall, em Nova Parnamirim.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Mirela Visiane, o projeto foi desenvolvido para aproximar os alunos da cultura popular nordestina por meio de experiências lúdicas e educativas.

“A proposta é trabalhar a valorização das tradições juninas de forma significativa, despertando nas crianças o sentimento de pertencimento cultural e o contato com elementos que fazem parte da identidade do Nordeste”, afirma.

Na história que será contada, cada turma será responsável por um elemento do São João. A ideia, de acordo com a coordenadora pedagógica, é que Expedito encontre eles durante a sua jornada em busca de resgatar a tradição do São João, o que irá culminar no grande arraiá do vilarejo de Luminópolis. Elementos como o forró, as bandeirinhas e os balões estarão “perdidos” e serão recuperados durante a aventura do personagem, numa celebração que enaltece o festejo junino.

“O evento promete uma viagem pela magia da festa junina, por meio de uma celebração repleta de cores, sabores, tradições e momentos inesquecíveis”, reforçou a coordenadora.

Sobre a Escola Luminova
A Luminova Natal foi fundada em Natal há 4 anos e vem se destacando no cenário educacional da cidade. A escola, que mantém turmas no ensino fundamental e médio, fica na Rua Joaquim Alves, 1976 A, em localização privilegiada no bairro de Lagoa Nova, perto do Shopping Via Direta e do Campus da UFRN. Mais informações da escola podem ser obtidas no perfil do Instagram @luminova.natal.

Coluna Versátil News

Beco Mágico promove ação com hambúrguer e cerveja amanteigada grátis no Dia do Hambúrguer em Natal

 Para celebrar o Dia do Hambúrguer, comemorado nesta quinta-feira (28), o Beco Mágico promove uma ação temática que promete chamar atenção de quem passar em frente à hamburgueria em Natal. Batizada de “Sinaleiro do Beco Mágico”, a iniciativa acontece das 17h às 18h, com distribuição gratuita de hambúrgueres e cerveja amanteigada para motoristas que buzinem e parem em frente à loja durante a ativação.

A proposta transforma a frente do Beco Mágico em uma experiência divertida e interativa. Durante a ação, equipes caracterizadas dentro da temática da hamburgueria estarão realizando a distribuição dos produtos ao som de música e efeitos sonoros, criando um clima lúdico e imersivo para celebrar a data.

Além da distribuição gratuita, a ação contará com faixa temática instalada na frente da hamburgueria para chamar a atenção de quem estiver passando. A ideia é levar para a rua a atmosfera mágica que se tornou uma das marcas registradas do espaço.

Neste dia, excepcionalmente, o Beco Mágico abrirá as portas para o público a partir das 18h30, logo após o encerramento da ação promocional realizada na área externa da loja.

Conhecido pela ambientação inspirada em universos mágicos, o Beco Mágico se consolidou em Natal como uma experiência gastronômica que une cenografia temática, hambúrgueres autorais, drinks especiais, sobremesas criativas e uma atmosfera voltada para públicos de diferentes idades.

A ação é gratuita, limitada ao período da ativação e sujeita à disponibilidade dos itens distribuídos.

Beco Mágico Natal
Avenida Miguel Castro, 1272 – Lagoa Nova
Quinta-feira, 28 de maio
Ação especial: das 17h às 18h
Abertura das unidades: 18h30
Instagram: @becomagiconatal

Coluna Versátil News

Festival APAS SHOW 2026 encerra 40ª edição com crescimento de 7,9%, mais de 153mil visitantes e recorde em negócios 

A 40ª edição do Festival APAS SHOW, consolidado como o maior festival supermercadista do mundo e principal evento de alimentos e bebidas das Américas, encerrou nesta quinta-feira (21) sua programação com resultados expressivos e reforçando seu protagonismo para o varejo nacional e internacional. Ao longo de quatro dias, o evento reuniu 900 expositores, representantes de 24 países, recebeu mais de 153 mil visitantes e registrou crescimento de 7,9% em relação aos negócios gerados perante à edição anterior, reafirmando sua relevância como plataforma estratégica de negócios, networking, inovação e conhecimento para o setor.

Realizado entre os dias 18 e 21 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, o Festival APAS SHOW 2026 também consolidou sua vocação de impulsionar negócios, com projeção de movimentar R$ 17,8 bilhões, resultado que representa crescimento nominal de 7,9% em comparação aos R$ 16,5 bilhões registrados em 2025. O encontro reuniu empresas, lideranças empresariais, autoridades públicas, supermercadistas, executivos e especialistas de diferentes segmentos do varejo alimentar, promovendo conexões estratégicas e debates sobre o futuro do consumo.

Já tradicional no Festival APAS SHOW, a ‘Conexão de negócios’ realizou cerca de 162 reuniões entre marcas expositores e o setor varejista, promovendo networking e a expectativa de gerar mais de R$ 114 milhões em transações entre os participantes, reforçando a tradição do evento como sendo o melhor lugar para abrir a mente e fechar negócios!

A ‘Conexão de Negócios’ é uma ferramenta estratégica que facilita encontros e parcerias entre empresas, promovendo negócios e a divulgação de produtos, serviços e ideias no Festival APAS SHOW 2026. As reuniões são agendadas antecipadamente e conectam diretamente quem oferece produtos e serviços aos potenciais compradores, garantindo encontros objetivos e rápidos, com duração máxima de 30 minutos. O processo é baseado no perfil preenchido pelas empresas durante a inscrição, o que assegura encontros direcionados e otimiza as oportunidades dentro do festival. Essa dinâmica permite contatos únicos com empresários e empresas que dificilmente seriam acessíveis pelos meios tradicionais.

Todas as informações fornecidas pelas empresas participantes são reunidas no Catálogo de Participantes, distribuído a todos os inscritos no evento. Além disso, expositores já confirmados recebem, com antecedência, a lista de empresas compradoras inscritas e têm a possibilidade de sugerir empresas de interesse.

A programação do Festival APAS SHOW teve início com a tradicional Solenidade de Abertura, que reuniu autoridades políticas e representantes do setor supermercadista e varejista. Entre os presentes estiveram o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, além de lideranças empresariais e representantes do varejo nacional e internacional. Durante a cerimônia, os participantes destacaram temas como qualificação profissional, desenvolvimento econômico, segurança alimentar, geração de empregos e o papel estratégico do varejo para o crescimento do país.


Geraldo Alckmin, Erlon Ortega e Tarcísio de Freitas (Foto: The Senna Filmes) 

Ao longo dos quatro dias, o festival promoveu 56 palestras, reunindo mais de 120 palestrantes e cerca de 5.820 congressistas especialistas e referências do varejo nacional e internacional para discutir tendências de consumo, inovação, tecnologia, comportamento do shopper, experiência do consumidor, transformação digital e os novos rumos do varejo alimentar. A agenda de conteúdo reforçou o posicionamento do Festival APAS SHOW como um espaço de troca de conhecimento e antecipação de tendências para o mercado.


Congressos e palestras durante o Festival APAS SHOW 2026 (Foto: The Senna Filmes) 

 Entre os destaques da edição esteve a apresentação do estudo “Tendências do Varejo 2026”, desenvolvido pela APAS em parceria com a Shopper Experience e a Scanntech, que apontou mudanças estruturais no comportamento do consumidor, evidenciando temas como saúde, praticidade, consumo consciente, alimentação funcional, crescimento das categorias zero açúcar, proteínas, congelados e mercado pet. Os dados apresentados durante o festival reforçaram o papel do varejo como agente estratégico na adaptação do varejo supermercadista às novas demandas de consumo.

Com participantes de 24 países distribuídos no pavilhão internacional, o Festival APAS SHOW 2026 fortaleceu ainda mais seu papel como principal ponto de encontro entre marcas globais e o varejo brasileiro e latino-americano, ampliando oportunidades comerciais e estimulando a geração de negócios dentro e fora do país. A Itália foi o país anfitrião desta edição, que além deles teve a presença de: Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, França, Holanda, Índia, Indonésia, México, Polônia, Portugal, Suíça, Tailândia, Tunísia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Uruguai. Egito (Câmara Árabe) e Ucrania.

Ao celebrar sua 40ª edição, o Festival APAS SHOW encerra mais um ciclo reafirmando seu compromisso em “abrir a mente e fechar negócios”, consolidando-se como um dos mais importantes motores de desenvolvimento do varejo alimentar e supermercadista nas Américas. A edição 2027 do evento já tem data marcada: de 17 a 20 de maio!

Sobre o Festival APAS SHOW 

Criado em 1984, a APAS SHOW tem sido a vanguarda do setor de alimentos e bebidas. De uma iniciativa visionária da APAS para conectar varejistas e fornecedores, o evento evoluiu para se tornar um epicentro global de tendências, lançamentos e debates cruciais sobre o futuro do varejo. Em 2026, em sua 40ª edição – e 41 anos de uma história rica em pioneirismo -, o festival continua a incorporar as mais recentes inovações tecnológicas, a expansão global e a revolução digital, reafirmando seu status como o maior festival supermercadista do mundo e reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas.

Coluna Versátil News

Companhia de Dança do TAM estreia espetáculo inspirado na obra de Reginaldo Rossi

A Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM) estreia o espetáculo “Rossi” nesta quinta-feira (28), às 19h, no Teatro Alberto Maranhão, situado no bairro da Ribeira, em Natal (RN).  A nova criação, assinada pelo coreógrafo pernambucano Sérgio Galdino, evidencia o trabalho desenvolvido pela Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM) na formação, criação e difusão da dança contemporânea no Rio Grande do Norte. O espetáculo terá nova apresentação na sexta-feira (29), também às 19h.

Com direção artística de Wanie Rose, o espetáculo é inspirado na obra e na atmosfera musical de um dos ícones da música brasileira, o artista pernambucano Reginaldo Rossi, conhecido nacionalmente como o Rei do Brega, propondo um diálogo entre dança contemporânea, cultura popular e memórias afetivas ligadas ao universo da música brega nordestina. A montagem transforma em movimento as sonoridades, emoções e narrativas presentes nas canções do artista pernambucano.

O coreógrafo Sérgio Galdino explica que “Rossi” nasce de uma relação afetiva construída desde a infância com a obra de Reginaldo Rossi. “É um espetáculo em homenagem à trajetória do Rei do Brega e também baseado nas minhas memórias. Comecei a trabalhar na feira aos quatro anos de idade e me lembro de ouvir essa sofrência, esse brega, tocando o tempo inteiro nas bancas e nos carros de som. Cresci escutando essa musicalidade”, afirma.

Para a diretora artística Wanie Rose, a montagem também reafirma o papel da dança como espaço de diálogo entre tradição e contemporaneidade. “O espetáculo retoma toda a trajetória do Rei do Brega, Reginaldo Rossi. É muito interessante unir a dança contemporânea a essa cultura tão rica que é o brega. Estaremos no palco com 13 bailarinos interpretando esse encontro entre o universo do brega e a linguagem contemporânea”, destaca.

Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão – Criada em 1998, a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM) está integrada à Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM), ao Teatro Alberto Maranhão (TAM), Fundação José Augusto (FJA), Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Governo do Estado do Rio Grande do Norte. 

Sob a direção artística da bailarina e coreógrafa Wanie Rose, a CDTAM desenvolve um trabalho voltado à produção e difusão da dança contemporânea com identidade nordestina, valorizando elementos da cultura popular e construindo uma linguagem corporal própria, marcada por temas sociais, culturais e afetivos ligados ao Nordeste.

Ao longo de quase três décadas, a companhia formou gerações de bailarinos e consolidou uma trajetória reconhecida nacional e internacionalmente, acumulando mais de 100 premiações em festivais de dança e realizando turnês em países como Alemanha, Suíça, México, França e Estados Unidos.

Além da atuação artística, a CDTAM também desenvolve ações voltadas à formação e democratização do acesso à cultura. Em parceria com as Casas de Cultura Popular do Rio Grande do Norte, presentes nos 10 territórios de cidadania do estado, a Companhia promove espetáculos e oficinas corporais, fortalecendo o intercâmbio entre artistas, professores e comunidades.

Sobre Sérgio Galdino – Criado na periferia do Recife, no bairro de Água Fria, Sérgio Galdino teve os primeiros contatos com a cultura popular ainda na infância. Posteriormente, ampliou sua trajetória na dança clássica e contemporânea, atuando como bailarino em importantes companhias de São Paulo.

Em seus trabalhos, o coreógrafo aproxima a dança contemporânea das manifestações populares nordestinas, valorizando temas ligados à ancestralidade, território e identidade cultural. Em fevereiro deste ano, assinou “Atômico”, espetáculo criado para a São Paulo Companhia de Dança, inspirado no movimento Manguebeat e nas músicas de Chico Science.

Serviço – Espetáculo “Rossi” | Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão – CDTAM. 

Data – 28 e 29 de maio de 2026 (quinta e sexta-feira) 

Horário: 19h | Ingressos: R$ 20 (Sympla). 

Local: Teatro Alberto Maranhão. Praça Augusto Severo. Ribeira. Natal (RN). 

Ficha Técnica:

Direção artística: Wanie Rose

Concepção, coreografia e direção: Sérgio Galdino

Ensaiadora: Júlia Vasques

Design de luz: Ronaldo Costa

Figurino: João Marcelino

Confecção de figurinos: Diana Martins

Trilha musical: Ruan Levy

Produção: Bobox Produções

Realização: Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura, Fundação José Augusto, Teatro Alberto Maranhão e Escola de Dança do Teatro Alberto Maranhão (EDTAM).

Fotos: Geja Muniz – Texto: Kamily Santos – Assecom-FJA

Edição e informações à Imprensa:

Eliade Pimentel (84) 99142-3289
ASSECOM/FJA

🔵 Instagram: @culturarnfja

🔵 Site: www.cultura.rn.gov.br

Coluna Versátil News

Hidrogênio verde e descarbonização marítima serão temas de palestra no Energy Summit 2026

A transição energética na náutica será tema de palestra no Energy Summit 2026, um dos maiores eventos globais voltados à inovação, empreendedorismo, energia e sustentabilidade, realizado de 23 a 25 de junho, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A apresentação do painel: “O Papel do Hidrogênio na Transição Energética Marítima” será conduzida por Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e idealizador do projeto JAQ Hidrogênio Verde, iniciativa criada para desenvolver soluções de baixo carbono para o setor náutico e naval com uso de hidrogênio verde. O evento deve reunir mais de 300 palestrantes, 12 mil participantes, 270 horas de conteúdo e representantes de mais de 3,3 mil empresas. 

Durante a palestra, Paciornik vai apresentar o projeto JAQ Hidrogênio Verde, idealizado pelo Grupo Náutica em conjunto com a GWM Hydrogen, que prevê o desenvolvimento de embarcações com  tecnologias capazes de reduzir emissões na navegação. A iniciativa inclui o JAQ H1, barco de 36 metros apresentado durante a COP30, em Belém (PA), e o JAQ H2, embarcação de 50 metros já em construção, com entrega prevista para 2027.

“A náutica sempre fez parte da minha vida, mas hoje esse setor precisa ir além do lazer e da indústria tradicional. Temos a responsabilidade de contribuir com soluções capazes de reduzir emissões e acelerar a transição energética também no ambiente marítimo. Levar esse tema ao Energy Summit é uma oportunidade de mostrar que o hidrogênio verde pode ser uma alternativa real para a navegação brasileira e para o setor naval de forma mais ampla”, afirma Paciornik.

Segundo ele, a presença do projeto em um evento global amplia o debate sobre a aplicação prática de combustíveis limpos no transporte marítimo. “O hidrogênio verde ainda está em fase de desenvolvimento em diferentes setores, mas a navegação tem condições de ser um campo importante de aplicação. O JAQ nasce para testar, medir e demonstrar essa tecnologia em operação real, com dados que possam contribuir para a evolução da indústria”, completa.

Com investimento privado estimado em R$ 150 milhões, o JAQ H1 será usado para avaliar, em operação real, o desempenho de motores híbridos movidos a hidrogênio verde. A embarcação opera com uma mistura de 20% de hidrogênio ao diesel, tecnologia que pode reduzir em até 80% as emissões de CO₂. Além da propulsão, o barco tem sistemas internos abastecidos por hidrogênio, incluindo a estrutura de hotelaria, como ar-condicionado, televisão e demais equipamentos de apoio. O JAQ H1 também conta com auditório para 50 pessoas, o que amplia o uso da embarcação para apresentações, palestras encontros técnicos e ações institucionais ligadas à transição energética. Já o JAQ H2, segunda embarcação do projeto, contará com um eletrolisador a bordo para produzir hidrogênio a partir da dessalinização da água do mar, o que vai reduzir a dependência de infraestrutura externa para abastecimento.

Sobre o Grupo Náutica

Com mais de 40 anos de atuação, o Grupo Náutica é referência em inovação, infraestrutura, sustentabilidade, eventos e comunicação no setor náutico brasileiro. O ecossistema do grupo reúne a Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder absoluta em conteúdo especializado; o Boat Show, maior organizadora de salão náutico da América Latina, com edições em São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Angra dos Reis; a Metalu, maior fabricante mundial de píeres e passarelas em alumínio; a SF Marina, líder global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas e portos; e a JAQ Apoio Marítimo, dedicada a projetos inovadores, pesquisas e sustentabilidade. O Grupo Náutica também desenvolve iniciativas de impacto socioambiental que integram educação, cidadania e preservação, como “Só Jogue na Água o que Peixe Pode Comer”, criada por Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que promove a revalorização das vias aquáticas urbanas. Além disso, é responsável pelos principais Guias de Turismo Náutico do país, referência para navegadores, turistas e gestores públicos.

Mais informações: https://gruponautica.com.br/

Rolar para cima