Governadora e ministros instalam Câmara Técnica “Políticas Sociais e Combate às Desigualdades”

 

Cerimônia de abertura destacou temas como combate à fome, igualdade de gênero e raça e primeira infância

 

A governadora Fátima Bezerra se reuniu, nesta terça-feira (23), com os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, da Igualdade Racial (MIR), Anielle Franco, e de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Alexandre Padilha, para a instalação da Câmara Técnica “Políticas Sociais e Combate às Desigualdades”. A reunião aconteceu em Brasília (DF), no Palácio do Planalto, e contou também com a presença de gestores dos ministérios, de governos estaduais e municipais. Fátima Bezerra representou os governos do Nordeste na condição de presidente do Consórcio Nordeste.

O objetivo da reunião foi promover um encontro de agendas entre os entes federativos sobre os temas debatidos, em um esforço conjunto para o combate à fome, a promoção da igualdade de gênero e de raça e o desenvolvimento da primeira infância. Ainda assim, o Consórcio Nordeste deu destaque para o combate da violência contra as mulheres (feminicídio) e à igualdade racial como prioridades. Os ministérios convidados apresentaram as ações e projetos acerca dos assuntos abordados, e os estados e municípios levaram suas demandas sobre os temas.

A finalidade das Câmaras Técnicas é discutir os temas e identificar as pautas prioritárias comuns, para construir uma perspectiva mútua e promover diálogos federativos em busca de diagnósticos e propostas de soluções possíveis.

“Com a instalação desta câmara temática tão importante para o Brasil, para as regiões e para o nosso querido Nordeste, estamos aqui para trocar experiências. É com esse espírito que o Consórcio Nordeste aqui se apresenta”, disse a governadora Fátima Bezerra.

A Câmara Técnica de Políticas Sociais e Combate às desigualdades é a terceira Câmara Técnica do Conselho da Federação. “Nossa Grande missão é pactuar ações entre os três entes federados. Vamos olhar os pactos já existentes nas políticas setoriais, identificar as grandes questões que se apresentam em torno de desigualdade de gênero, raça, primeira infância, combate à fome e segurança pública”, explica a secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Íris Oliveira, que acompanhou a governadora.

O ministro Wellington Dias (MDS) ressaltou a importância da Câmara Técnica como um fórum permanente para o debate e a articulação de políticas públicas. Dias fez um balanço dos trabalhos realizados pelo ministério no combate à insegurança alimentar e à miséria, além das ações de inclusão socioeconômica que garantem oportunidade às famílias mais vulneráveis do país.

A Câmara Técnica “Políticas Sociais e Combate às Desigualdades” foi coordenada pelo Consórcio Nordeste, pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e pela Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal. A data prevista para a próxima reunião está marcada para 09 de maio de 2024, em formato virtual.

A cerimônia também contou com a presença do secretário Especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Luiz Ceciliano, da secretária Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, e da diretora do Departamento de Economia do Cuidado da Secretaria Nacional de Cuidados e Família da Secretaria Nacional de Cuidados e Família do MDS, Luana Simões Pinheiro.

*Com informações do Ministério do Desenvolvimento (MDS).

Farol Literário: Colégio Porto incentiva leitura e debate de assuntos relevantes entre estudantes

Colégio Porto

 

Jogar luz e abrir caminhos sobre a necessidade de incentivar o hábito de ler, trazer à tona o debate sobre assuntos relevantes, amadurecer o pensamento crítico sobre o mundo e consolidar a formação de repertórios. Tudo isso faz parte das práticas adotadas pelo Colégio Porto para a formação de novos leitores. Entre os projetos, está o Farol Literário, que reúne estudantes nos Ensinos Fundamental e Médio.
Na escola, majoritariamente, as práticas de incentivo à leitura acontecem com as indicações dos professores de linguagens e ciências humanas na plataforma Árvore de Livros – que reúne mais de 6 mil títulos -, mas elas também se desenvolvem nas aulas interdisciplinares e nas preparações para as viagens de estudos ou apresentações de trabalhos em grupos e seminários, além das ações pontuais da biblioteca, como a premiação de Leitor do Semestre, as indicações de livros para os vestibulares e o Farol Literário.
O Farol reúne alunos que têm o hábito da leitura ou que gostariam de desenvolver essa rotina, com leituras orientadas, de acordo com a faixa etária, para que eles possam ter um momento de discussão, de debate, de mobilização de ideias, a cada três meses. O projeto conta com a participação de professores de Linguagens e História.
“Incentivar a leitura para que os estudantes adquiram repertório e conhecimento de mundo está entre os pilares da metodologia de ensino do Colégio Porto, que incentiva o protagonismo dos estudantes e o pensamento crítico e reflexivo sobre temas sociais e da atualidade”, explicou a orientadora pedagógica Kennia Ísis.
Os estudantes do 6º, 7º e 8º ano do ensino fundamental se reuniram nas últimas semanas para bater um papo sobre o livro “Extraordinário” (R. J. Palacio), que conta a história de um menino com uma severa deformidade facial que precisa enfrentar o estranhamento e o preconceito de crianças e adultos. Os alunos do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª e 2ª séries do ensino médio debateram o livro “A vida invisível de Eurídice Gusmão” (Martha Batalha), que aborda temas como o machismo, a busca por independência e a luta das mulheres por seus direitos.
“Todas essas ações ajudam a formar o repertório sociocultural dos estudantes, que também é fomentado nos componentes curriculares diversificados, como InspirAção, Filosofia, Empreendedorismo e Liderança e Educação Socioemocional, no Ensino Fundamental Anos Finais. E no Ensino Médio, nas aulas de Projeto de Vida e nos Itinerários Formativos, com os componentes curriculares de Historia e Atualidades, Geografia e Atualidades, Leitura e Interpretação do Mundo e Análise Sociofilosófica”, complementou Kennia.

MALA LITERÁRIA: No Dia Mundial do Livro, conheça o projeto itinerante que está democratizando o acesso à leitura em Natal

 

Projeto já foi destaque nacional e é realizado em espaços públicos ao ar livre

 

Em um esforço para democratizar o acesso à leitura entre as crianças, um grupo de cinco estudantes tem se destacado ao realizar o projeto voluntário chamado ‘Mala Literária’, em Natal.

 

Lucivânia da Silva, Jucilene Alves, Renata Simões, Maria Karolyne e Shirlei Barbosa são alunas do curso de Pedagogia da Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima.

 

Impulsionadas pelo desejo de alcançar lugares periféricos da cidade e espaços abertos à população, o ‘Mala Literária’ nasceu no segundo semestre de 2022, durante o componente curricular Vida & Carreira.

 

A proposta era criar um projeto para que dessem continuidade mesmo após a conclusão do curso. Em dezembro do mesmo ano, a iniciativa ficou no top 10 do Brasil entre os projetos das Instituições de Ensino que compõem o Grupo Ânima.

 

Mesmo com a saída de alguns integrantes, um domingo por mês, as futuras pedagogas estão no Parque das Dunas, zona Leste da capital, compartilhando a paixão pela literatura com o público infantil. Também frequentam praças e escolas, quando convidadas.

 

“A ideia de levar livros em uma mala itinerante, para que crianças pudessem ter contato com eles, era maravilhosa. Estávamos no final da pandemia e os lugares abertos ainda eram os mais procurados. Fico muito feliz e orgulhosa pelo fato de o projeto continuar ativo”, conta a professora Bárbara Dias Lopes.

 

Todas as obras são destinadas ao público infantojuvenil. Para manter a tradição viva, conta com doações de livros de outros voluntários. Além disso, complementa as atividades com momentos de pintura e brincadeiras para as crianças.

 

Protagonismo

Quando criança, Lucivânia da Silva tinha acesso restrito à literatura. “Somente na escola, tinha contato com os livros”, dispara. Agora, aos 38 anos, sente-se realizada ao comentar sobre seu protagonismo no ‘Mala Literária’. “É um trabalho totalmente voluntário, mas eu faço com muito prazer. É muito bom levar a leitura para as crianças. Sabemos que só podemos transformar vidas através da educação”, complementa.

 

O mesmo sentimento é compartilhado por Jucilene Alves. “Consegui ingressar no ensino superior 15 anos após o término do ensino médio. Antes, minha realidade financeira não me permitia sonhar. Foi então que meu irmão, que já estava na faculdade, começou a me incentivar a fazer o Enem. Eu estava bastante resistente, pois fazia muito tempo que não me dedicava aos estudos. Depois de muito incentivo, decidi acreditar no meu potencial, estudei bastante e fui aprovado, ganhando uma bolsa integral. Hoje, estou aqui, acreditando que sim, os livros podem mudar a vida e a história das pessoas”, avalia.

 

Para Shirlei Miranda, o projeto é uma realização pessoal e a faz “revisitar aquela Shirlei criança, que vasculhava a surrada biblioteca pública de Natal à procura de uma nova viagem literária”. “Desde sempre fui apaixonada por leitura. Foi o meu primeiro contato com o mundo, uma vez que não tínhamos rádio ou TV em nossa casa”, acrescenta.

 

“Sou muito mais realizada ao ver que o nosso projeto está levando a leitura por vários parques e praças, onde cada pessoa e cada criança estimula a imaginação da leitura e os seus benefícios”, complementa Maria Karolyne. “A cada ação que fazemos, notamos a importância da Mala Literária. Poder levar a literatura para as crianças é gratificante”, comemora Renata Simões.

Processo de luto é individual e suporte emocional tem grande importância, explica psicóloga

 

Perder alguém querido pode despertar diferentes emoções em cada pessoa. Negação, angústia, raiva e tristeza podem fazer parte de diferentes fases do luto, em diferentes níveis, e o acolhimento correto nesse momento é fundamental para o enlutado, como explica a psicóloga Cristina Hahn, que viveu seu próprio processo quando perdeu sua única filha em 2021.

De acordo com ela, é difícil definir o luto com exatidão. “Alguns autores apresentam definições mais bem aceitas do que é o luto. Maria Júlia Kovács aponta para o luto como um processo de elaboração mediante a perda de pessoas ou coisas nas quais foram criados relação de vínculo. De maneira semelhante, Willian Worden apresenta o luto como resultado da perda do objeto que age sobre o enlutado evocando comportamentos, sentimentos e emoções a fim de reestabelecer o elo com o objeto perdido”, explica.

Em 1969, a psiquiatra suíça Elisabeth Kübler-Ross estabeleceu os cinco estágios do luto: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Segundo Cristina Hahn, nem todas as pessoas passam por todos os estágios e eles têm intensidades e tempo diferentes para cada um. “O luto não tem um prazo definido e pode levar semanas, meses ou até anos. Na minha humilde opinião baseada em experiência própria, o luto não acaba, você se expande para ele caber. E durante esse processo, podemos experimentar uma ampla gama de emoções, como tristeza, raiva, culpa, solidão e desesperança. Com o tempo, vai aprendendo a viver com esse novo ‘morador’ internalizado por nós”, afirma.

Na empresa Vila, que atua há 75 anos no mercado funerário, o tema é trabalhado constantemente, de forma educativa, nos canais de comunicação, como site e Instagram. Além disso, a empresa prioriza o acolhimento e humanização no atendimento aos clientes em um momento delicado como a perda de um ente querido para que as homenagens e a despedida ajudem na elaboração do luto.

A psicóloga ainda explica que o enlutado pode sofrer impactos da perda em sua saúde mental, já que o processo envolve uma série de emoções intensas e desafiadoras, que podem evoluir para depressão, ansiedade generalizada, estresse pós-traumático, transtornos alimentares e abuso de substância. Para quem está passando pelo luto, ela destaca a importância de um suporte emocional, tanto da família e amigos, quanto de profissionais.

“É muito importante que o enlutado procure um psicólogo para que, com a terapia, ele possa elaborar melhor seus sentimentos. Na minha experiência, sinto que de alguma forma eu morri com minha única filha e fui conduzida para um renascimento numa versão totalmente ‘modificada’. Poderia arriscar dizer que é uma ‘atualização’ de si, com valores reafirmados, crenças desconstruídas e novo sentido para nos dar direção. Então é importante que as pessoas que estão passando por um processo de luto recebam o suporte necessário, tanto emocional quanto prático”, conclui Cristina Hahn.

Mais de 3 mil pessoas prestigiam encerramento do Circuito Food e Jazz 2024 em Natal

 

Natal/RN –  abril de 2024 – O Circuito Food & Jazz 2024 encerrou sua terceira e última etapa com grande sucesso em Natal, capital potiguar. O evento, que teve início em 11 de abril e contou com a participação de mais de 30 restaurantes, bares, bistrôs, cafeterias e docerias, culminou em uma emocionante celebração na Praça Ecológica de Ponta Negra, popularmente conhecida como Praça do Gringo’s, nos dias 19 e 20 de abril.

A arena montada para o encerramento do evento apresentou uma estrutura impressionante, com um grande palco que recebeu apresentações musicais de renomados artistas da cena jazzística. Além disso, um pavilhão com praça de alimentação contou com 20 stands de estabelecimentos gastronômicos parceiros, proporcionando uma experiência culinária diversificada e de alta qualidade para os participantes.

Um dos destaques do evento foram as oficinas gastronômicas realizadas por 6 chefs talentosos, seguidas de degustações que encantaram o público presente. A sexta-feira foi marcada pelas oficinas dos chefs Elizabeth Assunção, Warison Albino e Welder Albuquerque, seguidas por performances musicais cativantes, incluindo a Bossa & Jazz Street Band, o saxofonista Renato Carvalho e a cantora potiguar radicada em Nova York, Liz Rosa, atraindo um público de cerca de 1200 pessoas.

No sábado, a praça estava lotada com aproximadamente 2000 pessoas, que desfrutaram das oficinas gastronômicas da chef Renata Lopes, Verlândia Morais, Antônio Lopes e Jorge Lucena. Novamente, a Bossa & Jazz Street Band animou o público, seguida pelo Choro do Caçuá do multi-instrumentista Carlos Zens e um emocionante tributo a Tim Maia realizado pelo cantor Jô Bay e sua banda.

A presença da Governadora Fátima Bezerra na última noite foi um destaque especial, ressaltando a importância cultural e artística do evento para o Estado. Sua interação com os músicos e visitas aos stands enfatizaram a relevância de iniciativas culturais de grande porte que valorizam a música e gastronomia potiguar.

O Circuito Food & Jazz em Natal foi um sucesso incontestável, proporcionando momentos memoráveis de música, gastronomia e interação cultural, consolidando-se como um evento de destaque no calendário cultural da cidade e do Estado.

O evento é uma iniciativa da Juçara Figueiredo Produções, com o patrocínio da Coca-Cola e Eisenbahn por meio do Programa Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Rio Grande do Norte, e o apoio do Senac RN, UnP, Abrasel, Revista Deguste e Intertv RN. Em Natal, o evento contou com o apoio local da Prefeitura Municipal de Natal, Natal Shopping, Hotel Majestic, Grupo Dunas e Claro.

Dia Mundial do Livro: Cresce a procura por obras gratuitas na internet, aponta estudo da Semrush

Semrush

 

Plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online mostra mudança no hábito de leitura dos brasileiros

São Paulo, abril de 2024 – Nesta terça-feira, 23, é comemorado o Dia Mundial do Livro. A data, de origem espanhola, faz alusão ao falecimento do escritor castelhano Miguel de Cervantes, em 1930. Quase um século após sua instituição, o panorama literário passou por transformações significativas, refletindo-se principalmente na maneira e na frequência com que as pessoas se dedicam à leitura. Segundo uma pesquisa produzida pela Nielsen BookData, apenas 16% dos brasileiros maiores de 18 anos compraram um livro em 2023. Para entender mais sobre o cenário em 2024, a Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, produziu um estudo sobre as buscas feitas na internet em âmbito nacional.

De acordo com o levantamento, o termo “livros” contou com 368 mil pesquisas em março de 2024, uma queda de 18,22% em comparação ao mesmo mês de 2023, enquanto “ebook” teve 49.5 mil buscas, diminuindo 18,18% no período. No entanto, a busca por “livros grátis pdf” teve um crescimento de 22,22%, saltando de 49.5 mil para 60.5 mil.

Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, o declínio nas buscas pela compra de livros (físicos ou digitais) e o aumento na procura por obras gratuitas online refletem não apenas uma mudança nos hábitos de consumo, mas também uma crescente conscientização sobre a acessibilidade ao conhecimento, além de representar um desafio significativo para os autores, pois impacta diretamente sua remuneração e reconhecimento pelo trabalho criativo: “À medida que mais leitores optam por conteúdo gratuito, os escritores enfrentam dificuldades em sustentar suas carreiras e dedicar-se integralmente à produção literária. É fundamental encontrar um equilíbrio entre o acesso democrático à informação e a valorização do esforço intelectual dos autores, a fim de garantir a continuidade da produção literária de qualidade”.

Entre os gêneros que mais se destacaram no estudo, o termo “romance” contou com 90.5 mil pesquisas em março de 2024 (+22,30%), “infantil” totalizou 74 mil (+22,31%). Outro termo que cresceu foi “livraria cristã” teve 40.5 mil buscas no período (+49,45%).

“Essas informações ilustram não apenas a diversidade de interesses dos leitores contemporâneos, mas também a importância de se adaptar às demandas do mercado editorial. Essa tendência evidencia a necessidade dos escritores e editores explorarem novas oportunidades de engajamento com seu público-alvo, ao mesmo tempo em que enfrentam os desafios associados à disseminação de conteúdo gratuito na internet”, explica Casagrande.

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com cerca de 108.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

Governo do RN e Ministério das Mulheres firmarão convênio para Casa da Mulher Brasileira

 

Em audiência com a ministra Aparecida Gonçalves, governadora Fátima Bezerra confirma instalação em Natal de espaço humanizado às mulheres

 

O Governo do RN amplia a política pública para a proteção aos direitos das mulheres. Em junho deste ano será assinado o convênio com o Governo Federal para a construção no Rio Grande do Norte da Casa da Mulher Brasileira (CMB), um espaço de atendimento especializado para os mais diversos tipos de violências praticadas contra as mulheres.

Na manhã desta terça-feira (23), em Brasília, a governadora Fátima Bezerra, em audiência com a Ministra de Estado das Mulheres, Aparecida Gonçalves, anunciou para junho a assinatura do convênio para a criação da casa que funcionará em um terreno de 368.683 m² no bairro de Felipe de Camarão em Natal, que será uma das 13 cidades brasileiras a receber a Casa da Mulher Brasileira em 2024.  O investimento total da União será de mais de R$ 22 milhões, incluindo obras e gestão do espaço.

Além da construção da Casa da Mulher, o recurso será utilizado para equipar a unidade. A estrutura integra serviços especializados de acolhimento, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público e Defensoria Pública, servindo ainda como alojamento de passagem.

 

TERRENO REGULARIZADO

“Conforme pactuado com o Governo Federal em junho realizaremos em junho assinatura do convênio com o Ministério das Mulheres. Já temos o terreno devidamente regularizado, localizado na Zona Oeste de Natal. Será, sem dúvida, mais um espaço muito importante para cuidar da proteção e dos direitos das mulheres”, ressaltou Fátima Bezerra, que estava acompanhada pela secretária Extraordinária de Cultura, Mary Land Brito. Durante a agenda, a governadora destacou ainda o apoio financeiro de R$ 250 mil do Governo Federal para fomento a organismos que lidam com a defesa da mulher.

O anúncio da instalação do espaço havia sido feito em maio de 2023 durante agenda da a ministra Aparecida Gonçalves ao Rio Grande do Norte que, nesta segunda-feira, ratificou a implantação do serviço no Estado. “Tivemos inicialmente um problema que foi a não realização da licitação que iria acontecer em 27 de fevereiro, mas em junho estaremos no RN com a finalidade de assinar o convênio para que a Casa da Mulher Brasileira seja inaugurada em 2025”, confirmou a ministra.

A Casa da Mulher Brasileira, um dos eixos do programa “Mulher, Viver sem Violência”, instituído pelo Decreto n. 11.431/2023 e coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento à violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.

O espaço é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.  Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

 

ENCONTRO DAS MULHERES

Ao lado da secretária extraordinária de Cultura, a governadora confirmou a realização do Encontro de Mulheres na Cultura que será realizado no Rio Grande do Norte em junho de 2024, em parceria com o Ministério das Mulheres e o Ministério da Cultura,

“Vamos debater o papel das trabalhadoras da cultura, um evento nacional que acontecerá Natal servirá à Conferência Nacional das Mulheres, uma política pública do Minc. Serão várias mulheres que estarão reunidas no RN em uma pauta muito importante para a cultura nacional “, arrematou a secretária Mary Land Brito.

Pretta Soul é a atração do Projeto Quarta Autoral na Estação do Cordel nesta quarta (24)

Apoiado pelo Governo do RN, via Secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (FJA), evento é realizado toda última quarta-feira do mês, com entrada gratuita, na Cidade Alta, em Natal (RN). 

Em sua nona edição, o projeto Quarta Autoral traz a poesia e a cadência do hip hop da artista potiguar Pretta Soul. Com entrada franca, o evento ocorre toda última quarta-feira do mês, na Estação do Cordel, situada em frente à Praça Padre João Maria, na Cidade Alta, em Natal (RN).  A iniciativa, idealizada pelo músico Edinho Oliveira e produzida pela cantora Cida Lobo, conta com apoio do Governo do RN, via Secretária Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (FJA).

Aos 31 anos de idade, Jéssica Mayara, conhecida artisticamente como Pretta Soul, tem mais da metade de sua existência dedicada a duas paixões: cantar rap e fazer tranças. Desde os 14 anos, ela trabalha trançando cabelos. Deu seus primeiros passos na música integrando o grupo de rap feminino Dandaras (2005), depois passou por experiências nos grupos Conexão Mil Graus, Time de Patrão e Caboclas.

Pretta Soul fez seu nome e tem forte presença na cena com um som de linguagem, inspiração e sotaque nordestino; influenciada pelas rimas de improviso, pelo repente e por referências de importantes mulheres da MPB, como Elza Soares e Sandra de Sá, traz verdades em um estilo com proposta inovadora e contemporânea. Em sua carreira, já participou de diversos projetos culturais e festivais de música representando o hip hop e seus valores.

A artista mantém, desde 2019 no centro histórico de Natal, o Studio Aruandê, espaço onde exerce paralelamente a atividade de trancista. Um lugar de beleza e empoderamento do povo preto. Pretta Soul é a representação de uma mulher em uma cena da música preta no Nordeste que se renova, cresce e fortalece.

A produção audiovisual do projeto Quarta Autoral é assinada por Carlos Tourinho (in memorian) e Eduardo Alexandre (Dunga). Para acompanhar a programação, siga o perfil @projetoquartaautoral.

SERVIÇO: Quarta Autoral com Pretta Soul

🗓️ 24 de abril de 2024 (quarta-feira)

🕒 19h30 – entrada franca!

📍Estação do Cordel. Praça Padre João Maria. Cidade Alta. Natal (RN)

Fotos: Cynthia Campos (Assecom/FJA) e Luanna Tayse (Divulgação Pretta Soul). 

Mercur e Sinete apoiam atletas de times paulistas de futebol de amputados com novas muletas

 

A parceria auxilia 40 jogadores amadores e profissionais na promoção da saúde física e mental para uma melhor performance em campo

Desde janeiro de 2024, a Mercur, indústria das áreas da saúde e educação, e a Sinete, rede de lojas de produtos cirúrgicos, se uniram em um projeto piloto para fornecer os modelos de Muleta Canadense Fixa e Articulada para os times de Corinthians Mogi e Portuguesa, contemplando 40 jogadores de futebol de amputados. Essa modalidade esportiva tem como um dos seus artilheiros Rogério Rodrigues de Almeida, o Rogerinho R9, que atua também na seleção brasileira.  

A Mercur cedeu os primeiros recursos da Linha Apoio que possibilitou maior mobilidade aos jogadores melhorando a performance em campo. A Sinete, desde então, passou a fornecer as muletas aos jogadores dos dois principais times do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados. “A competição reúne atletas amadores e profissionais. Esses jogadores celebram a determinação, habilidade e paixão pelo esporte. A tecnologia dos novos recursos chega para possibilitar uma maior performance dentro dos campos. Esse apoio chega para possibilitar que as práticas esportivas sejam mais acessíveis e seguras para as pessoas amputadas”, explica Brian de Oliveira, Analista de Relacionamento da Mercur. 

O futebol de amputados emergiu como um esporte adaptado. Times como o Corinthians Mogi e a Portuguesa participam ativamente de campeonatos e demonstram o compromisso contínuo com a inclusão e o desenvolvimento esportivo para todas as pessoas. “O grande desafio para quem pratica o futebol de amputados e outras modalidades esportivas paraolímpicas é encontrar muletas resistentes. Em esportes de contato o recurso quebra e pode causar outros danos. “Com o uso das Muletas Canadense Articuladas senti diferença nos movimentos. Por serem mais leves, ganhei agilidade, conforto, segurança e aproveitamento durante os jogos e em outras atividades diárias”, comenta Washington Pereira da Silva, jogador que atua no time do Corinthians.  

A Mercur tem cocriado produtos e soluções para as pessoas com deficiências ao ouvir e compreender suas necessidades reais. Dessa forma, o uso de Muleta Canadense nos modelos fixa e articulada propiciam resistência com conforto e segurança. “A prática esportiva adaptada oferece uma gama diversificada de benefícios para pessoas com deficiência, desde a promoção da saúde física até o fortalecimento da autoconfiança e da resiliência mental. É uma ferramenta poderosa para quebrar barreiras e promover a igualdade de oportunidades”, finaliza Brian. Para conhecer mais sobre a Mercur e a Categoria Mobilidade acesse www.mercur.com.br 

 

Sobre a Mercur  

A Mercur é uma indústria brasileira das áreas de saúde e educação, localizada em Santa Cruz do Sul (RS), que completa 100 anos em 2024. Há mais de 15 anos, iniciou uma mudança de cultura organizacional e sua gestão está amparada nos pilares ambiental, econômico, humano e social. Seu posicionamento é traduzido pelo DNA: cocriar o mundo de um jeito bom pra todo o mundo. Para isso, busca construir relacionamentos que valorizam a vida – pessoas, meio ambiente e o planeta. A empresa recriou seu jeito de ser no mundo com o foco nas pessoas: uma gestão mais horizontal e aberta ao diálogo, voltada para práticas responsáveis inspiradas em ESG (Environmental, Social e Corporate Governance). Possui aproximadamente 600 colaboradores distribuídos em duas unidades e uma equipe que atua em todos os estados do Brasil. Por meio da cocriação, desenvolve produtos como borrachas de apagar, colas, corretivos, andadores, bengalas, bolsas térmicas, muletas, joelheiras e recursos de inclusão voltados para pessoas com deficiência. A inovação também está presente na essência da Mercur e para definir estratégias e aumentar a agilidade em projetos mais desafiadores, desde 2022, conta com a Vóka, o Centro de Inovação da empresa. Para conhecer mais, acesse: mercur.com.br  

 

Semana especial para o consumidor: descontos em TV’s e eletroeletrônicos + frete grátis

 

Descontos contemplam produtos como cooktop, lavadora, secadora, geladeira, aspirador de pó, forno elétrico e smart TVs de marcas como Samsung e LG

São Paulo, abril de 2024 — Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as compras pela internet continuam em crescimento. De 2022 para 2023, o valor gasto pelo brasileiro foi 10% maior, no e-commerce. Ao todo, foram R$185,7 bilhões. As vendas em eletrônicos não ficam atrás e, em 2023, registraram crescimento de 15%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos.

Para facilitar a vida de quem ama consumir pela internet ou está mesmo precisando de algum eletroeletrônico, o Cuponation, referência na modalidade de cupons de descontos, reuniu algumas das melhores vantagens.

Os descontos chegam a 20% em mais de 100 produtos selecionados. Confira os cupons:

  • Samsung: o cupom proporciona descontos de 10% a 20% em itens como cooktop, secadora, lava e seca, lavadora, geladeira, aspirador de pó, forno elétrico, entre outros;
  • LGo cupom oferece descontos de 10% a 20% em smart TVs;

Para quem ama garimpar boas ofertas ou busca desconto em outros segmentos, vale acessar a página que reúne os top 20 descontos para abril. No Cuponation, é possível encontrar descontos em mais de 600 empresas parceiras.

Cupons válidos até o fim de abril.

Sobre o Cuponation

Cuponation é a maior comunidade de compras e recompensas do Brasil, uma marca da Global Savings Group (GSG), empresa global de tecnologia em marketing de afiliados e soluções para e-commerce. Com o objetivo de melhorar a experiência de compra do consumidor brasileiro, no país, a companhia oferece uma plataforma digital de cupons de descontos com mais de 600 empresas parceiras, entre elas grandes varejistas, como Amazon, Americanas, Netshoes, Renner e a Via, dona das Casas Bahia e do Ponto. Mais informações no site www.cuponation.com.br.