Skip to main content

Fecomércio: Aviação doméstica alcança 75% da oferta de voos pré-pandemia

O setor aéreo brasileiro registrou o quinto mês de crescimento consecutivo em setembro, impulsionando a oferta de voos ao patamar de 75% do número registrado antes da pandemia de Covid-19, em março de 2020. A média diária de partidas já chega a 1.793 e representa um aumento de 108% se comparado a setembro de 2020, quando o número foi de 862. O levantamento é da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), com base nos dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Outro resultado que indica a recuperação do setor aéreo foi o crescimento do lucro líquido das três maiores empresas aéreas brasileiras (Azul, Gol e Latam no 2º trimestre de 2021. As companhias obtiveram resultado líquido positivo de R$ 899,5 milhões. Neste período, segundo a ANAC, as empresas aéreas mais do que triplicaram a oferta de voos em relação ao 2º trimestre de 2020.

Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, os dados demonstram que este é apenas o início de uma forte retomada do segmento no país. “Estamos com a expectativa de que os próximos meses sejam ainda melhores em todos os segmentos turísticos, principalmente com o avanço da vacinação. Não tenho dúvidas de que o turismo doméstico voltará com muito mais força e precisaremos de uma malha aérea forte que atenda a demanda dos nossos turistas”, disse.

O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, aponta que o crescimento da malha aérea doméstica mostra a resiliência das companhias aéreas nacionais. “Importante lembrar que a continuidade desse desempenho está vinculada ao ritmo de vacinação e ao não agravamento da pandemia”, acrescenta.

TURISMO RESPONSÁVEL – O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para uma viagem segura, por meio do selo “Turismo Responsável”, iniciativa que estabelece boas práticas de biossegurança para 15 atividades do setor e para turistas. Há protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, que podem auxiliar na retomada segura das atividades turísticas.

O selo está disponível para meios de hospedagem, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, feiras, exposições, guias de turismo, dentre outros e pode ser obtido de maneira rápida e segura de forma online. Para saber mais, clique AQUI.

Governo do RN: Sethas oferece hoje no Sine 35 vagas de empregos

 

A Subsecretaria do Trabalho da Sethas-RN, através do SINE-RN, oferece nesta quinta-feira , dia 17 de setembro, 35 vagas de emprego para Natal, Região Metropolitana, Santa Cruz, Mossoró, Pau dos Ferros e regiões.

Para concorrer às vagas, o (a) candidato (a) deve se cadastrar via Internet no Portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço empregabrasil.mte.gov.br ou nos aplicativos Sine Fácil e Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e IOS.

As vagas para pessoas com deficiência são uma parceria da Subsecretaria do Trabalho da SETHAS com a Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semjidh.

Todas as oportunidades são consideradas uma alteração. Para saber em tempo real qual ocupação está de acordo com seu perfil profissional é necessário acessar o empregabrasil.mte.gov.br com o seu login (PIS) e senha ou através do celular no aplicativo SINE Fácil.

Quer tirar alguma dúvida ou agendar um atendimento? Ligue: (84) 3190-0783, 3190-0788.

O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h.

Siga o Sine-RN no Instagram: @ sine.rn

QUANTIDADE DE VAGAS
Natal e Região Metropolitana
ASSISTENTE DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE 01
ASSISTENTE DE VENDAS 01
AUXILIAR DE ARMAZENAMENTO 02
AUXILIAR TÉCNICO DE MECÂNICA 01
CONTROLADOR DE PRAGAS 01
CORTADOR 01
DESENHISTA INDUSTRIAL GRÁFICO (DESIGNER GRÁFICO) 02
INSTALADOR DE SOM E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS 01
MANICURE 03
MECÂNICO DE AUTO EM GERAL 01
MECÂNICO DE AUTOMÓVEL 04
MECÂNICO DE GERADOR 01
montador DE MÁQUINAS 01
PINTOR DE LETREIROS 01
VENDEDOR PRACISTA 02

PCD – PESSOAS COM Deficiências
AUXILIAR ADMINISTRATIVO 01
AUXILIAR DE
LIMPEZA 02 EMBALADOR, A MÃO 01

Vagas Temporárias
FLORISTA (COMÉRCIO VAREJISTA) 01

Mossoró e Região
COZINHEIRO GERAL 01
ENCARREGADO DE ALMOXARIFADO 01
PADEIRO 01

Pau dos Ferros e Região
PROMOTOR DE VENDAS 02

Santa Cruz
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO 01
VENDEDOR PRACISTA 01

Total geral = 35 vagas

Frente debate situação da comunidade agrícola Gramorezinho no Plano Diretor

A Frente Parlamentar da Segurança e Soberania Alimentar da Câmara Municipal de Natal realizou sua primeira reunião nesta sexta-feira (17), debatendo sobre como ficará a situação da comunidade do Gramorezinho dentro da revisão do Plano Diretor de Natal (PDN). Essa comunidade da zona Norte da cidade é reconhecida pela produção de hortaliças de forma orgânica e compõe uma Área de Interesse Social (AEI), também prevista no Plano.

“Temos aguardado a revisão do Plano Diretor e nosso debate em torno da segurança alimentar passa pela regulamentação da Zona de Proteção Ambiental 9 (ZPA 9). Sabemos que lá há uma AEI e queremos esclarecer o que está previsto para garantir que o nosso cinturão verde seja preservado porque refletirá na produção da agricultura familiar local e em outros ‘quintais produtivos’ da cidade”, explicou a vereadora Divaneide Basílio (PT), presidente da Frente.

A reunião ocorreu em formato híbrido (presencial e virtual) com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Movimento dos Sem-Terra (MST), Emater/RN, professores, assessores parlamentares e entidades relacionadas à temática. A vereadora relembrou que seu mandato está acompanhando a ideia da criação de um parque na ZPA em questão, para oferecer lazer na área, evitar a ocupação irregular e garantir a proteção ambiental.

A professora Ruth Ataíde, do Departamento de Arquitetura da UFRN, disse que a criação desse parque precisa estar prevista no PDN. “É possível a implantação de um parque agrícola somente se parte da ZPA for convertida em unidade de conservação com essa função. É possível que, a partir da Câmara, esse diálogo avance e a gente reposicione a ideia para dar mais segurança”, ressaltou.

A comunidade do Gramorezinho fica no bairro Lagoa Azul, onde mais de 100 famílias adotaram a agroecologia como forma de plantio, vivendo diretamente do cultivo de hortaliças e de sua comercialização. A  integrante do MST e membro da comunidade, Francisca Pinheiro, contou sobre as experiências desse trabalho e como tem trazido benefícios para a coletividade e até para a saúde daqueles que executam a atividade. “Produzir nos espaços agroecológicos garante a alimentação saudável. Com a terra fértil, a gente produz muito, não dá conta de consumir e acaba comercializando também. Trazer o assunto para o debate leva essa visão para outros espaços que precisam estar nessa discussão de alimentação saudável, sem agrotóxico, isso é segurança alimentar”, disse ela.

O secretário da Semurb, Thiago Mesquita, pontuou que a regulamentação da ZPA 9 e das outras quatro ainda não regulamentadas estão dentro da revisão do PDN. “A proposta que chegará à Câmara passou por todos os conselhos municipais, discutida com toda a sociedade e não houve alteração, até o presente momento, em relação à ZPA 9. É uma proposta que a divide em três subzonas e uma dessas respeita a questão da vocação de produção e agroecologia urbana. Não impede que tenha ali atividades rurais, utilizando a área de preservação com a finalidade de segurança alimentar”, garantiu o gestor.

Governo do RN: Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 é lançado em Natal

Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19 é lançado em Natal 
Lançamento foi simultâneo em mais cinco cidades
Foto: Alex Régis/Secom

Natal foi uma das cidades escolhidas para sediar o lançamento do Plano Nacional de Expansão da Testagem para Covid-19. Na manhã desta sexta-feira (17), na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, na solenidade que marcou a abertura do programa, mais de 100 testes de antígeno foram realizados e nenhum caso positivo foi registrado. O evento contou com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do secretário municipal de Saúde, George Antunes. De acordo com o Governo Federal, mais de 60 milhões de testes serão distribuídos para todos os Estados e o Distrito Federal.

Segundo recomendações do plano, os testes devem ser aplicados para diagnosticar pessoas com sintomas da Covid-19 e podem ser usados em locais de grande circulação e nas unidades referenciadas. Cada Município vai organizar a sua operação de testagem. Segundo os informes do Ministério da Saúde, uma estratégia válida seria a criação de pontos de triagem, onde as pessoas em um trabalho de busca ativa serão convidadas a fazer o teste rápido de forma voluntária.

Assim, será possível identificar os casos mais rapidamente, promover o isolamento, rastreamento e testagem de contato,e também fazer a quarentena. Essa estratégia de testagem também é usada para a busca ativa de pessoas que podem demorar a apresentar sintomas da Covid-19, para evitar a disseminação da doença. Os testes de antígeno também devem ser usados na investigação de surtos locais da doença como em escolas, abrigos de idosos e outras localidades.

Álvaro Dias saudou a presença do ministro Marcelo Queiroga e agradeceu todo o apoio e os investimentos recebidos pelo Governo Federal ao longo da pandemia, destacando que essa parceria foi fundamental para a implementação das ações exitosas da gestão municipal no enfrentamento à Covid-19. O prefeito lembrou da abertura do hospital de campanha, dos centros covid, criação de unidades exclusivas para o tratamento de infectados, compra de equipamentos, remédios e insumos, contratação de profissionais, ampliação e reestruturação da rede pública municipal de saúde, ações de testagem em massa, e agora com a campanha de vacinação.

“Desde o início da pandemia não temos economizado esforços para salvar e proteger a vida dos natalenses. Tudo isso só foi possível graças ao apoio inconteste do Governo Federal. Hoje temos a satisfação de sediar o lançamento do plano nacional de testagens que é mais uma ação fundamental no combate à doença. Vamos seguir trabalhando dia e noite para que a gente possa sair desse momento. Já estamos em uma situação de maior controle, mas não podemos relaxar”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Ele aproveitou ainda pra falar sobre o sucesso da campanha de vacinação do Município, anunciando que mais de 50% da população vacinável já está completamente imunizada, bem como 87% dos natalenses já tomou pelo menos uma dose de alguma das vacinas disponíveis: “Essas estatísticas são a prova da eficiência da campanha de vacinação estruturada pela Prefeitura e traduzem números positivos relativos ao número de ocupação de leitos, novos contágios e óbitos. Vamos nos vacinar. Aqui em Natal, assim que recebemos as vacinas fazemos a distribuição para logo chegar ao braço da população”, complementou.

Marcelo Queiroga ficou contente com o reconhecimento, atestou e elogiou o trabalho desempenhado pela Prefeitura de Natal. O ministro disse que muitas das ações e iniciativas realizadas pelo Município serviram de exemplo para todo o país. Sobre o plano de testagem, ele disse que era uma ação abrangente e fundamental para identificar casos sintomáticos e assintomáticos na população geral e em grupos vulneráveis. Além disso, serve de base para orientar a implementação de medidas de controle da circulação do vírus.

“O Ministério da Saúde vai adquirir com a Fiocruz cerca de 60 milhões de testes. Até o fim do mês, iremos distribuir 4 milhões de testes aos estados. Essa ação se soma a outras que já ocorrem por parte de municípios, estados e iniciativa privada. Nós temos que ter os resultados na base de dados do Ministério da Saúde para acompanhar o caráter epidemiológico da pandemia de forma eficiente”, afirmou o ministro.

Testagem

Dos 223 testes realizados na manhã desta sexta-feira na Praça Gentil Ferreira, três tiveram resultado positivo e foram encaminhados ao Instituto de Medicina Tropical para avaliação e investigação epidemiológica mais detalhada.
Hospital Público Municipal

Sobre a construção do Hospital Público Municipal, o ministro Marcelo Queiroga anunciou que o Governo Federal tem todo o interesse em garantir a totalidade dos recursos para viabilizar a obra, atendendo ao pleito do prefeito Álvaro Dias: “Essa é uma demanda justa e espero anunciar logo em breve que a capital potiguar terá o seu Hospital Público. O prefeito Álvaro Dias tem sido incansável nessa luta e vamos seguir, dialogando com a equipe econômica do Ministério e do Governo Federal para obtermos os recursos necessários”, finalizou.

Atualmente, R$ 26 milhões em recursos de uma emenda coletiva dos deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte estão garantidos. O projeto para a construção do Hospital elaborado pela Prefeitura está orçado em R$ 100 milhões e esses recursos provenientes da emenda coletiva da bancada do RN serão utilizados para iniciar o projeto. Álvaro Dias informou que vai buscar o complemento dos investimentos para executar a obra no Ministério da Saúde, bem como vai indicar recursos próprios do Município.

O Hospital Municipal de Natal deverá ser construído em um terreno próprio, com 17.976,92m², situado em quadra definida pela Av. Omar O’Grady, Av. dos Xavantes e Rua Lago da Pedra, bairro Pitimbu. A unidade vai se destinar ao atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Natal com uma população de mais de 800 mil habitantes, podendo abranger usuários do SUS de outros municípios do Rio Grande do Norte com as devidas pactuações que o sistema de saúde prevê.

“A construção da sede própria do Hospital Municipal é um sonho perseguido há mais de 30 anos pelos gestores da capital potiguar e a nossa gestão vai fazer o possível para concretizá-lo”, destacou o prefeito Álvaro Dias.

As linhas de atenção planejadas para o hospital preveem atendimentos referenciados a pacientes adultos clínicos para internação hospitalar e cirúrgicos para cirurgias programadas (eletivas), além de atendimento de urgência 24h a pacientes adultos e pediátricos com traumas ortopédicos de baixa complexidade e atendimentos ginecológicos e obstétricos para gestantes de risco habitual e alto risco.

Prefeitura de parnamirim : Prefeitura realiza a I Volta Ciclística

Com o objetivo de incentivar as práticas de saúde e bem-estar da população, a Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria de Esportes e Lazer, está promovendo no próximo dia 25, a I Volta Ciclística.

A concentração será no Potiguar Esporte Clube, no Centro, às 15h30, com saída às 16h em direção ao Caminhódromo da Cohabinal, onde encerra com participação do Projeto Se Cuida Parnamirim. A programação será aberta à toda população, independente de faixa etária, e não será necessário efetuar inscrições.

Os participantes contarão com equipe de saúde; carro de apoio; água mineral e energético. O evento esportivo terá a parceria do Gabinete Civil; das Secretarias Municipais de Saúde; de Segurança e Mobilidade Urbana e de Administração e Recursos Humanos; e apoio da iniciativa privada.

Índice aponta Natal como a capital com melhor nota de gestão de contratos com o Governo Federal

Índice aponta Natal como a capital com melhor nota de gestão de contratos com o Governo Federal 
Ranking analisou 40 contratos encaminhados por Natal
Foto: Alex Régis/Secom

O município de Natal é o primeiro colocado, entre as capitais do Brasil, no Índice de Desempenho da Gestão das Transferências Voluntárias da União. Este ranking é produzido pelo Ministério da Economia por meio da plataforma digital “Painéis Gerenciais+Brasil”. Isso significa que a cidade é referência em todo o País no desempenho quanto à qualidade das suas propostas e no processo de gestão dos instrumentos firmados com a União.

Para o cálculo do índice são considerados os seguintes indicadores: qualidade das propostas; capacidade de atendimento das condições da cláusula suspensiva; celeridade na execução do objeto; aderência ao planejamento; conformidade da prestação de contas; entrega da política pública; desempenho financeiro e desempenho do cronograma físico.

O prefeito Álvaro Dias disse que recebeu com muita satisfação o resultado e destacou a importância da equipe de servidores municipais no acompanhamento dos convênios. “Temos que ter atenção aos convênios que são importantes fontes de recursos para Natal. Por isso, a gestão gerencia com muito critério tudo, seja serviço ou obra a ser entregue à população natalense”, comentou o prefeito.

Joanna Guerra, secretária de Planejamento de Natal, afirmou que o indicador reflete uma política da atual administração de obter recursos disponíveis na esfera federal e produzir um gerenciamento eficaz durante a vigência dos convênios. “O prefeito Álvaro Dias conseguiu, com muita competência, implementar essa articulação entre as secretarias e cabe à Sempla acompanhar os projetos, reunir documentos e abastecer o sistema com os dados, ou seja, fazer a gestão desses contratos por meio desse sistema”, explica a secretária.

Segundo Joanna Guerra, Natal liderar esse índice, entre as capitais,  mostra para todos que a cidade se esmera na gestão dos recursos que recebe do Governo Federal e isso também garante à população a transparência, bem como atesta a capacidade de produzir e gerir projetos, além da implementação de políticas públicas.

Os números que colocam Natal em posição de destaque no País são referentes aos dados do mês de setembro de 2021. A ‘nota’ da cidade foi de 77,62. Esse indicador começou a ser divulgado em dezembro de 2018 e a qualidade das propostas apresentadas por cada município tem um peso alto na composição da nota final. Foram analisados 40 contratos da capital potiguar.

“Esse resultado mostra o esforço do Município em aperfeiçoar o seu sistema de planejamento e gestão. Implementamos, ano passado, o escritório de projetos do Município e fizemos uma gestão integrada com outras secretarias. Além disso, implementamos, no Portal da Transparência, a funcionalidade de registrar as emendas parlamentares recebidas e assim podemos acompanhar a aplicação dos recursos, garantindo, mais uma vez, transparência”, reforça Joanna Guerra.

O Índice de Desempenho da Gestão das Transferências Voluntárias da União (IDTRV), é um indicador de acompanhamento contínuo. O cálculo do IDTRV é baseado em um conjunto de fórmulas utilizadas para gerar a nota de cada Município. Notas melhores são importantes para que a Prefeitura tenha capacidade de investimento em infraestrutura e setores de base, como assistência social, educação e saúde.

Os indicadores usados pelo governo federal para fazer a classificação foram:

1- Qualidade das propostas
2 – Capacidade de atendimento das condições da cláusula suspensiva
3 – Celeridade na execução do objeto
4 – Aderência ao Planejamento
5 – Conformidade da prestação de contas
6 – Entrega da política pública
7 – Desempenho Financeiro
8 – Desempenho do Cronograma Físico

Rossandro Klinjey dá início à Festival de Lives em comemoração aos 22 anos do Mundial Colégio e Curso

 

Em comemoração aos seus 22 anos, o Mundial Colégio e Curso – escola líder na Zona Norte de Natal – realiza, a partir desta sexta-feira, dia 17, um Festival de Lives em seu perfil no Instagram. Serão sete encontros virtuais com convidados especiais que vão bater vários papos sobre temas super relevantes para toda a comunidade escolar.

Com o projeto, a escola tem o objetivo de contribuir e oportunizar a troca de experiências, vivências e aprendizagens dos estudantes e familiares, e claro, celebrar e confraternizar com todos o aniversário da escola. “Estamos muito felizes de comemorarmos os 22 anos do nosso Mundi com esse festival de lives. Pensamos em como oferecer a sociedade aquilo que temos de melhor, que é a excelência no educar, então nos unimos a nomes expressivos da educação e saúde para debatermos temas importantes na atualidade”, explica a diretora e coordenadora pedagógica do Mundial, Sheila Dantas.

As lives serão conduzidas por Kelly Dantas, diretora administrativa da escola. Segundo ela, as temáticas abordadas vão agregar valor na vida de todos, desde os estudantes até os responsáveis. “São 22 anos educando com afeto e confiança, então, nada mais justo que retribuir a todos que fizeram, fazem ou vão fazer parte da nossa história o nosso legado na Educação potiguar”, acrescenta.

A primeira live terá como tema “A importância da educação socioemocional para uma melhor qualidade de vida” e será realizada na sexta, às 19h. Os convidados da noite serão o psicólogo, especialista em educação e desenvolvimento humano, professor, escritor e co-fundador da Educa21, Rossandro Klinjey, e o executivo da área de educação, escritor, palestrante e co-fundador da Educa21, Jaime Ribeiro.

Para participar, basta acessar o perfil da escola no Instagram https://www.instagram.com/mundialcc no horário e acompanhar ao vivo.

O Mundial possui educação bilíngue a partir do nível II, salas de aula com multimídia, formação integral voltada ao desenvolvimento humano, musicalização e ensino de robótica, incentivo ao esporte e educação física, Sistema Positivo de ensino, curso preparatório para o IFRN, oficinas de redação, aulas preparatórias para olimpíadas de conhecimento, carga horária ampliada para o ensino médio, mostra de profissões e orientação vocacional.

AGENDA DE LIVES:

17/09 – às 19h – Rossandro Klinjey, psicólogo e Jaime Ribeiro, ceo Educa 21 – Viva a Vida – Educação sócio-emocional para uma melhor qualidade de vida.

24/09 – às 19h30- Pof. Felipe Da Hora, Mestre em Química, com formação em University of Misourru – Kansas City (EUA), professor do Mundial e Robô Ciência – A relevância da robótica educacional e sua influência nas profissões do futuro

01/10 – às 19h30 – Dra. Regina Kotke, pediatra – A importância do desenvolvimento na primeira infância

05/10- às 19h30 – Caroline Maciel, bióloga, mestre e doutoranda em Educação pela PUC RJ – 10 passos inspiradores para formar leitores na escola

08/10 – às 19h30 – Porfa. Nicole Pojo pedagoga especialista em políticas educacionais, consultora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino (SPE)– Escolas transformadoras: formação integral e humanizada ainda é possível?

14/10 – às 19h30 – Teacher Antonio Souza, professor e consultor pedagógico do PES – O papel da escola na formação de cidadãos globais

22/10 – às 19h30 – Ellen Morais, engenheira agrônoma e socio fundadora da Sóllido Soluções Ambientais – Educação sustentávavel: plantando hoje para colher amanhã

Informações à imprensa:
Mosaique Comunicação
http://mosaiquecomunicacao.com.br
Ulysses Freire – DRT 1716/RN – (84) 98829-4375

Governo do RN: Sesap distribui vacinas para dose de reforço

No início da tarde dessa sexta-feira (17), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribuiu o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para a aplicação da dose de reforço.

Foram encaminhadas aos municípios 20 mil doses de Pfizer. A Sesap orienta que a vacinação de reforço deve começar pelos idosos acamados e aqueles que vivam em instituição de longa permanência.

Além dessas para o reforço, ainda estão sendo distribuídas, para segunda dose, mais 73.750 unidades, sendo 28.200 da Pfizer, 18,840 de Coronavac/Butantan e outras 26.710 de Astrazeneca/Fiocruz, imunizante que voltou a ser entregue pelo Ministério da Saúde.

Assim, totalizam-se 93.754 doses que a Sesap, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, encaminha com objetivo de dar continuidade à campanha de vacinação no Rio Grande do Norte.

Parte dessas vacinas foram recebidas no fim da tarde desta quinta-feira (16). Chegaram ao estado 67.780 doses, sendo 39.780 da Pfizer e 28 mil Astrazeneca/Fiocruz.

Até o fim desta manhã, a plataforma RN+ Vacina registrava pouco mais de 3,49 milhões de doses aplicadas em solo potiguar. São 2,24 milhões de pessoas que receberam ao menos uma dose, alcançando 84% do público-alvo. O recorte entre os maiores de idade vacinados com duas doses ou dose única é de 47% dos adultos, o que representa 1,25 milhões de moradores do RN.

Covid-19: governo lança plano de testagem em seis cidades brasileiras

Até o fim do ano, serão distribuídos 60 milhões de testes

Teste do Plano Nacional de Testagem para a Covid-19, na Feira dos Importados, em Brasília.

O Ministério da Saúde lançou hoje (17) o Plano Nacional de Testagem da Covid-19 em seis cidades brasileiras. Já foram distribuídos 4 milhões de testes rápidos de antígeno, e a previsão é chegar a 60 milhões até o fim do ano, para identificar casos sintomáticos e assintomáticos na população geral e em grupos vulneráveis.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da cerimônia de lançamento em Natal. O evento foi realizado de forma simultânea também em Porto Velho, Campo Grande, Macapá, Belo Horizonte e Foz do Iguaçu, no Paraná.

Os resultados do plano servirão para monitorar os índices de contágio e as variantes do novo coronavírus e orientar sobre medidas de controle da circulação do vírus nas cinco regiões do país. Quem fizer teste e tiver resultado positivo terá que iniciar o isolamento social.

“Aquele que é negativo pode voltar às suas atividades normais e, assim, conciliaremos o binômio saúde e economia, para que nosso país volte a crescer”, disse Queiroga.

A testagem será reforçada nas unidades básicas de saúde para pacientes com sintomas e em pontos de triagem em locais de grande circulação para pessoas assintomáticas. O teste de antígeno é feito com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe, fica pronto em 15 minutos e consegue diagnosticar a infecção viral atual, mas não detecta os anticorpos adquiridos.

Em agosto, o ministério realizou o projeto piloto do plano em Brasília, com a testagem de 217 voluntários. O resultado foi que 94,9% dos testes tiveram negativo para covid-19, e 5,1% daqueles cujo exame deu positivo receberam atestados médicos e foram encaminhados para o isolamento em casa.

Estratégia

Segundo o ministro, a estratégia  do Ministério da Saúde engloba ainda a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov), lançada em maio, que envolve a testagem em 62.097 domicílios de 274 municípios, o equivalente a 211.129 pessoas. Mais de 30 mil já foram testadas para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a covid-19, apontando quem já foi infectado ou desenvolveu resposta imunológica após a vacinação.

“Vamos vencer o nosso único inimigo que é o vírus. E estamos conseguindo, vacinando a população e agora ampliando nossa capacidade de testagem”, afirmou o ministro.

De acordo com Queiroga, a infraestrutura de testagem também foi reforçada em todo o país, com investimentos do ministério nos laboratórios centrais de saúde, para a realização de exames do tipo RT-PCR, que também detectam a infecção enquanto ainda está ativa.

Fonte: Agência Brasil

Maior aulão de matemática do país terá humorista Mução como participação especial

_Aulão André Cury – Lidere seu Futuro será no Teatro Riachuelo e ingressos estão no 3º lote_

Um dos maiores eventos preparatórios para o ENEM 2021 do Brasil, o Aulão André Cury – Lidere seu Futuro, vai contar com um convidado especial para momentos de descontração nos intervalos entre a apresentação dos conteúdos de Matemática: o humorista Mução, famoso por suas tiradas e pegadinhas. O evento será realizado no dia 7 de outubro, das 13h às 21h, no Teatro Riachuelo.

Mução terá a missão de entreter os participantes e levar descontração aos estudantes que estão na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano será nos dias 21 e 28 de novembro. O aulão contará com uma megaestrutura para até 1.500 alunos.

O professor André Cury, que tem 23 anos de experiência no ensino de Matemática, ressalta que o evento será recheado de dicas preciosas para a prova, “para que os alunos se sintam confiantes, seguros e capacitados a alcançar o máximo de resultado e desempenho”, explica. “Será um momento muito especial”, promete André, reconhecido como um dos principais nomes da educação no RN.

Além do conteúdo e do apresentador irreverente, o aulão trará surpresas e atividades especiais, priorizando o aprendizado e também a socialização dentro dos protocolos de biossegurança, com o uso obrigatório de máscaras. Os ingressos do 3º lote de vendas já estão quase esgotados. As vendas para o Aulão André Cury – Lidere seu Futuro, estão sendo realizadas no site do Teatro Riachuelo (www.teatroriachuelonatal.com.br), nos totens digitais e na bilheteria do teatro, além do aplicativo UHUU.

Versátil News