Skip to main content

Prefeitura promove oficinas dentro do projeto “Brasil, essa é nossa praia!”

Projeto Brasil Essa é a Nossa Praia - foto Semurb PMN
Projeto Brasil Essa é a Nossa Praia – foto Semurb PMN

A Prefeitura do Natal vai promover de 23 a 26 de maio oficinas voltadas para gestores públicos, comunidade local e turistas, com o intuito de debater sobre a orla, turismo e futuro. O trabalho faz parte do projeto “Brasil, essa é Nossa Praia!”, do Ministério do Turismo (MTur), que tem por objetivo atualizar o Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), seguindo as diretrizes do Projeto Orla. O evento acontece no Parque da Cidade, pela manhã e à tarde. A abertura oficial será na próxima segunda-feira (23), às 10 horas.

As oficinas serão conduzidas pelas secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e secretaria de Turismo (Setur) em parceria entre o departamento de Turismo da UFRN (Detur/UFRN) e o Ministério do Turismo (MTur). Terão o objetivo de ajudar nesse processo de atualização do PGI, ele que estabelece as ações e estratégias a serem adotadas pelo município para executar projetos e a gestão da orla da cidade. Por isso, deve ser elaborado por meio de oficinas participativas com atores sociais locais.

Na oportunidade serão apresentados os projetos previstos para orla com enfoque no turismo. Para o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, a ideia é reestruturar a orla, tornando-a atrativa tanto para a população natalense, como para o turista, que frequentam as praias. Esse será um importante passo para atrair novos investimentos para o local, reforça o secretário de Turismo, Fernando Fernandes.

As unidades de planejamento que serão abordadas durante as oficinas serão as praias de Areia Preta, dos Artistas, do Meio e do Forte, incluindo tanto a Redinha Velha como a Redinha Nova, Ponta Negra e a Via Costeira. O público-alvo do projeto são os representantes de associações de moradores, representantes de atividades econômicas (pesca, turismo, comércio, portuária), assim como técnicos e gestores públicos, representantes de associações locais, professores e estudantes. 

A segunda oficina acontecerá entre 05 a 08 de julho, finalizando com uma audiência pública em 22 de agosto.  Para saber mais, acesse o portal do projeto “Brasil, essa é nossa praia!” pelo endereço www.brasilnossapraia.ufrn.br. 

Covid-19: publicada lei que autoriza doação de vacinas a outros países

Covid-19: publicada lei que autoriza doação de vacinas a outros países

Autorização está prevista em lei publicada no DOU de hoje

O Congresso Nacional autorizou o governo a doar imunizantes contra a covid-19 a outros países afetados pela pandemia, em caráter de cooperação humanitária. Essa possibilidade está prevista na Lei 14.343, publicada no Diário Oficial da União de hoje (20).

De acordo com a nova lei, caberá ao Ministério da Saúde intermediar as doações, bem como definir quantitativos e destinatários dos imunizantes doados, desde que “ouvido o Ministério das Relações Exteriores”.

Fonte: Agência Brasil

As despesas que decorrerem do transporte dos imunizantes doados ficarão a cargo do país destinatário da doação ou à conta de dotações orçamentárias do governo federal ou de outros colaboradores.

Ainda segundo a nova legislação, a doação dependerá da manifestação de interesse e da anuência de recebimento do imunizante pelo país beneficiado.

Unimed Natal oferece serviço exclusivo no Núcleo de Terapias Especiais

Unimed Natal oferece serviço exclusivo no Núcleo de Terapias Especiais

Instalado, desde o fim do ano passado, no prédio da rua Apodi, 228, no Centro da Capital, o Núcleo de Terapias Especiais (NTE) vem desempenhando um importante papel no acolhimento das famílias e no direcionamento das demandas dos clientes da Unimed Natal com desenvolvimento neuroatípico.

O núcleo cumpre o objetivo de adequar a necessidade de cada criança às possibilidades de tratamento disponibilizadas pela cooperativa, em conformidade com o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Com uma equipe formada por pediatra, neuropediatra e psicólogos habilitados para abordagens inclusive em Terapias Especiais, como ABA, o NTE oferece diversos serviços que vão desde a parte educacional acerca dos Transtornos do Neurodesenvolvimento até a emissão de autorizações e orientações sobre o Plano Terapêutico proposto.

O Núcleo de Terapias Especiais funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com agendamento pelo App Unimed Natal Cliente e pelo 3220 6200. O acesso pode ser feito ainda por meio do encaminhamento da solicitação com o laudo médico, via área do beneficiário, no site: beneficiário.unimednatal.com.br/terapias/solicitar . O NTE possui ouvidoria exclusiva para sugestões, elogios e críticas via e-mail: cuidadonte@unimednatal.com.br

A Unimed Natal reforça que continua ofertando aos seus clientes todas as terapias especiais em ambiente clínico e que obedeçam aos critérios legais e contratuais. Com o objetivo de garantir a qualidade do serviço prestado e, dessa forma, a eficácia do tratamento, a operadora está promovendo melhorias na rede credenciada com a exigência de equipe certificada para aplicação das Terapias Especiais.

É a Unimed Natal focada em cuidar cada vez mais e melhor de você!

Fonte: Blog do BG

FEST BOSSA & JAZZ PREPARA RETORNO PRESENCIAL À PRAIA DA PIPA

 

FEST BOSSA & JAZZ PREPARA RETORNO PRESENCIAL À PRAIA DA PIPA

G1: Com unidades de saúde lotadas de pacientes com dengue, secretário diz que Natal está perto de colapso: ‘Não podemos adoecer’


George Antunes, secretário de Saúde de Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

George Antunes, secretário de Saúde de Natal — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Com unidades lotadas de pacientes com dengue, o sistema de saúde pública de Natal está perto de um colapso, segundo afirmou o secretário de Saúde, George Antunes, nesta sexta-feira (20).

“Um recado para a população: Nós não podemos adoecer. Não temos sequer esse direito, porque todas as nossas instalações estão lotadas. Ou nós fazemos nosso dever de casa enquanto cidadãos, ou vamos ter problemas mais sérios do que já temos. Podemos entrar em colapso muito em breve”, disse.

 

A fala foi dada em entrevista em Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi. George cobrava a atenção da população às medidas de prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Já o governo do Rio Grande do Norte decretou situação de emergência pelo aumento de casos de dengue, zika e chikungunya nesta sexta-feira (20).

De acordo com Antunes, Natal está com 120 leitos de internação clínica abertos e não tem como expandir a rede de assistência.

“Nunca existiu esse volume de leitos, fora o período da Covid. E isso não cabe, não se sustenta financeiramente, não temos mais para onde ampliar”, disse ele. Antes da pandemia da covid-19, o município contava com 60 leitos desse tipo.

Ainda de acordo com o secretário, Natal vai ampliar a capacidade da atenção primária, com abertura de unidades com atendimento em escalas de 12 horas por dia. Além disso, estuda implantação de um sistema de “internação domiciliar”.

George Antunes também cobrou ações de municípios vizinhos. Segundo ele, grande parte da demanda nas unidades de saúde são de pessoas que moram na região metropolitana.

“Nossas UPAs estão lotadas e em parte se deve aos municípios vizinhos que não têm o mínimo para atender essa população”, pontuou.

O secretário apontou que outra situação que agrava a epidemia é falta de medicamentos como dipirona e soro fisiológico, por parte dos fornecedores, a nível nacional.

Pacientes chegam a esperar 12 horas por atendimento

 

Pacientes esperaram até 12 horas para serem atendidos na Unidade de Pronto-Atendimento de Potengi, na Zona Norte de Natal, nesta quinta-feira (19). Foi o caso da vendedora Luana Faustino, que chegou à unidade pela manhã e só saiu à noite.

Como ela estava com um quadro leve, pacientes em situação mais grave passaram à frente na fila de espera.

A unidade registrou 4 horas de espera média para os pacientes classificados na cor azul da escala de risco. Nas últimas duas semanas, a UPA tem registrado mais de 400 atendimentos diários.

Ações de combate

 

Cerca de 8 mil pneus foram recolhidos pela prefeitura nesta semana, dentro das ações de prevenção ao mosquito da dengue. Metade dos pneus tinham foco do Aedes aegypti, segundo o município.

De acordo com George Antunes, a situação das chuvas em 2022 tem favorecido a proliferação do inseto. O mosquito põe ovos e desenvolve suas larvas em locais com água parada.

Além da limpeza pública, o secretário pediu colaboração das pessoas para que deixem os agentes do município entrarem em suas casas, a fim de procurar e exterminar possíveis focos.

“Esse ano, temos chuvas fortes, com um espaçamento de aproximadamente 10 dias, que é o tempo ideal para proliferação do mosquito. Também temos condições criadas dentro dos domicílios, onde tem pessoas residindo, e que às vezes dificultam a entrada dos nossos agentes para fazer o seu trabalho de inspeção intradomiciliar. Peço a compreensão das pessoas para que permitam o acesso”, afirmou.

Ainda de acordo com o secretário, a prefeitura deverá pedir autorização à Justiça para que os agentes possam entrar nas casas fechadas, sem moradores, e cujos donos não sejam encontrados ou não atendam às solicitações do município.

“Pedimos que os proprietários visitem essas instalações, para fazer um trabalho de limpeza, senão nós vamos fazer. Vamos buscar uma decisão judicial e entrar nesses domicílios”, declarou.

Câmara Municipal de Natal: Em sessão solene, Câmara de Natal homenageia profissionais da segurança pública

Em sessão solene, Câmara de Natal homenageia profissionais da segurança pública

Para celebrar o trabalho dos profissionais da segurança pública, a Câmara Municipal de Natal fez a entrega, durante solenidade nesta quinta-feira (19), da Comenda Maurílio Pinto a personalidades de destaque do setor. A proposição foi do vereador Preto Aquino (PSD) e contou com a presença de autoridades militares e civis, além de familiares e amigos dos homenageados.

“É um dos papéis do Poder Legislativo enaltecer as instituições que prestam um serviço tão importante para a sociedade. Por este motivo, agradeço a esses homens e mulheres tão valorosos que lutam para que todas as famílias fiquem em paz, muitas vezes deixando seu próprio lar para cuidar de outras famílias”, destacou o vereador Preto Aquino.

“A solenidade também é uma homenagem ao saudoso delegado Maurílio Pinto, chamado carinhosamente de Xerife, por tudo que ele fez pela segurança pública do Rio Grande do Norte. Ele representa muito bem os cidadãos que se colocam em risco diariamente, mesmo com tantas dificuldades, pela proteção de todos”, completou.

Entre os homenageados, o Tenente-Coronel Francisco de Assis Ferreira, Comandante do 4° Batalhão da zona Norte, que falou sobre a importância da honraria. “Quero externar minha satisfação por receber esta comenda tão honrosa. Agradeço o reconhecimento e compartilho esta vitória com todos os meus companheiros desta longa jornada de 29 anos na Polícia Militar”.

O Subcomandante da Polícia Militar Zacarias Figueiredo de Mendonça Neto disse que a comenda significa o apreço do povo natalense aos esforços dos policiais militares. “A concessão desta distinção constitui um incentivo para continuarmos firmes no cumprimento da missão. Todo efetivo deve se sentir agraciado com esta solenidade, afinal, ninguém faz nada sozinho”, concluiu

Fecomércio: Ministério da Economia mantém previsão do PIB em 1,5%

Ministério da Economia mantém previsão do PIB em 1,5%

O governo federal alterou para cima a previsão da inflação deste ano. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que em março era estimado em 6,55% para o ano, agora teve a previsão elevada para 7,9%. A estimativa do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu de 6,7% para 8,10%, e a do Índice Geral de Preços (IGP-DI), de 10,01% para 11,4%. A estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) foi mantida em 1,5%. Os dados, divulgados hoje (19), são do Boletim Macro Fiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia.

Para 2023, o governo federal manteve também a previsão do PIB e aumentou a da inflação. O PIB, segundo a estimativa, deverá fechar 2023 com alta de 2,5% (a mesma previsão do último boletim, divulgado em março). Já o IPCA deverá encerrar 2023 em 3,6% (a previsão de março era alta de 3,25%); o INPC, em 3,7% (3,5% era a estimativa em março); e o IGP-DI, em 4,57% (4,42%).

“A expectativa para a taxa de inflação [IPCA] aumentou de 6,55% para 7,90% em 2022 e de 3,25% para 3,60% em 2023. A partir de 2024, espera-se convergência da inflação [IPCA] para a meta de 3%. Em relação ao INPC, a projeção para 2022 elevou-se de 6,70% para 8,10%”, diz o texto do documento.

Segundo o boletim, a melhora no desempenho do PIB brasileiro tem ocorrido em razão da retomada no setor de serviços e ampliação dos investimentos, o que, de acordo com o documento, tem refletido na recuperação do mercado de trabalho. O texto destaca que o setor de serviços cresceu 1,8% no primeiro trimestre de 2022, atingindo o maior patamar desde maio de 2015.

“A estimativa de crescimento do PIB brasileiro para 2022 foi mantida em 1,5%. De 2023 em diante, as estimativas permaneceram em 2,5%. Desde março, em linha com as projeções da SPE, pode-se notar uma revisão alta das expectativas de mercado para a atividade econômica”, diz o texto.

 

Assembléia Legislativa: Assembleia Legislativa promove ato solene em comemoração aos 30 anos da Sidy’s TV

Assembleia Legislativa promove ato solene em comemoração aos 30 anos da Sidy’s TV

A importância da Sidy”s TV, a primeira televisão a cabo do Norte e Nordeste do Brasil foi amplamente destacada no Ato Solene realizado na noite desta quinta-feira (19) pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na cidade de Currais Novos, por proposição do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) em comemoração aos 30 anos de existência da empresa de comunicação.

“Precisamos destacar que a Sidy’s é um importante veículo de comunicação,  não apenas do Seridó, mas de todo o Rio Grande do Norte, levando aos seus assinantes o que há de melhor em informação, lazer e entretenimento. Ela sempre foi ousada. Criada em 1992, já nasceu grande se destacando no cenário nacional como a primeira empresa de TV a Cabo do Norte e Nordeste do País, o que é um orgulho.  Começava ali uma história de luta, garra e determinação, com o intuito de promover ainda mais o desenvolvimento desta cidade  que é, aliás prioritária pra o nosso mandato que destina para cá emendas e articulações para melhorar a vida dos seus cidadãos”, destacou o deputado Ubaldo na abertura dos trabalhos no ato realizado na Câmara Municipal de Currais Novos.

Na presença da viúva de Siderley Menezes, o criador da empresa, Sílvia Jatobá Bezerra, atual diretora da Televisão; dos filhos Zayama Jatobá Bezerra de Menezes, Siderley Jatobá Bezerra de Menezes e Zoraya Jatobá Bezerra de Menezes, autoridades, convidados e funcionários da TV enfatizou em seu pronunciamento o legado deixado pelo seu criador.

“Siderley Menezes era um homem visionário e deixou um legado muito importante, já que a historia da Sidy”s se confunde com a desse empresário audacioso, que era um homem à frente de seu tempo, que soube enxergar a importância que a empresa teria para essa cidade e seus quase 50 mil habitantes. Acho que todos aqui concordam que podemos dizer até mesmo, que Currais Novos é uma cidade antes e depois da Sidy’s TV”, enfatizou o deputado propositor do ato solene.

Em nome da Câmara Municipal de Currais Novos falou o vereador Daniel Bezerra destacando a força empreendedora de Siderley, “que vendeu o seu posto de gasolina e investiu tudo numa TV a Cabo, quando Currais Novos atravessa uma crise econômica, para criar a primeira TV a Cabo do Norte e Nordeste do Brasil, que continua a prestar grande serviço a Currais Novos e Região. É na Sidy’s TV que as pessoas se encontram, tendo quase nove mil assinantes. É isso que a torna TV viva, que tem sensibilidade social promovendo campanhas de solidariedade para ajudar pessoas necessitadas.”

Ao agradecer pela realização do Ato Solene, a diretora Silvia Jatobá disse que “estamos lisonjeadas com tantas homenagens verdadeiras a Siderley, um seridoense arretado, que não media esforços em contribuir para esta cidade, pelo seu povo. Era muito dedicado e priorizou o trabalho social. Tudo que ele fez valeu a pena. Estamos seguindo os seus ensinamentos e muito ainda vamos fazer por Currais Novos e o Seridó”.

Siderley Jatobá, também falou sobre a trajetória do patriarca, nascido em Florânia. “Foi uma trajetória de trabalho com variações nas suas atividades, até sonhar com a televisão em Currais Novos. Deixou o comércio para criar uma televisão, o que era impossível acreditar, há 30 anos.  Hoje já são três gerações envolvidas com a televisão: mãe, filhos e netos. Há um sentimento familiar. Hoje é uma noite especial e vamos comemorar até o fim do ano. A primeira filial, na cidade de Acari, já tem cinco anos. Em breve será em Santa Cruz”.

Na solenidade, foram entregues placas comemorativas à diretora Silvia Jatobá Bezerra e certificados a Ana Margareth Ferreira Lopes, primeira repórter do início da Sidy”s;  Carlos José Victor Ferreira, colaborador; Djailson Salles do Nascimento, primeiro editor; Emanuel Batista, conhecido como Birrinha, colaborador fundador; Manoel Lopes de Medeiros, então presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, quando sancionada a Lei da TV a Cabo; Manoel Venâncio Dantas, primeiro parceiro anunciante;  e Paulo Richardson Campelo Salustino, gerente e colaborador do início; Renato Paulino de Araújo, supervisor de Internet.

A mesa dos trabalhos, presidida pelo deputado Ubaldo Fernandes contou com a participação do vereador Daniel Bezerra, propositor da solenidade pela Câmara de Currais Novos; Sílvia Jatobá Bezerra e a vice-prefeita de Currais Novos, Ana Albuquerque.

 

Prefeitura de Parnamirim: Notícias  Parnamirim Scorpions é oficialmente apresentado à população   

Notícias  Parnamirim Scorpions é oficialmente apresentado à população

A nova equipe de futebol americano parnamirinense, Parnamirim Scorpions, foi oficialmente apresentada à população nesta quinta-feira (19). A cerimônia foi realizada no Auditório Clênio José, Centro Administrativo da Prefeitura de Parnamirim.

Estiveram presentes na ocasião os atletas da equipe, familiares, vereadores Thiago Fernandes e Vavá Azevedo, os secretários Adjunto do Gabinete Civil, Jonathan Dantas; de Esporte e Lazer, Edevaldo Ferreira e Vinicius Barros; o presidente do Cctan, João Bosco Júnior; o diretor administrativo do Centro Cultural Trampolim da Vitória, Rayrakson Alves; além do diretor vice-presidente do Parnamirim Scorpions, Daniel Torres.

O auditório praticamente lotado pulsou no momento em que o uniforme oficial da equipe foi apresentado oficialmente. A mistura do amarelo e preto contrastou com a iluminação toda a caráter, montada especialmente para o momento.

Ao final dos trabalhos, os atletas desfilaram pelo Caminhódromo da Cohabinal, dirigindo-se ao monumento “I Love Parnamirim” para a foto oficial. O momento chamou a atenção da população e praticantes de corrida e caminhada que se exercitavam no local.

Parnamirim é, a partir de então, oficialmente, a casa do Scorpions. A população acolhedora da cidade recebe de braços abertos a equipe e deve acompanhar, atenta, a temporada 2022. As tratativas já foram iniciadas para os compromissos do mês de junho. O mando dos jogos da equipe na cidade deve ser anunciado nos próximos dias.

Prefeitura de Natal: Tecnologia de vigilância da SMS consegue detectar e monitorar circulação do Aedes aegypti em Natal

Tecnologia de vigilância da SMS consegue detectar e monitorar circulação do Aedes aegypti em Natal


Crédito: Foto: Alex Régis/ Redação: Secom
Tecnologia de vigilância da SMS consegue detectar e monitorar circulação do Aedes aegypti em Natal
Em média, cada armadilha pode conter até 200 ovos do Aedes aegypti

Natal consegue antecipar, em até uma semana, ações de controle, combate e prevenção de arboviroses. Isso é possível graças ao desenvolvimento de tecnologias de vigilância entomológica, epidemiológica e estratificação de risco.  O monitoramento feito de forma ativa e sistemática tem garantido à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) condições para detectar a ocorrência de surtos, controlar epidemias em curso, promover ações para controle vetorial com baixo custo operacional e monitorar a transmissão de doenças pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

Pioneiro no Brasil, o sistema de ovitrampa foi desenvolvido em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Natal e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Trata-se de um depósito escuro com uma palheta de fibra de madeira e a armadilha é altamente específica para a espécie do mosquito, atraindo as fêmeas do Aedes aegypti para depositarem os ovos naquele depósito. Com esse sistema, é possível estimar a quantidade de insetos em uma área.

Após uma semana os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses recolhem essas palhetas de fibra de madeira, nas quais os ovos ficam presos, para análise de contagem dos ovos. Em média, cada fêmea pode ter de quatro a seis posturas de ovos, cada uma delas com uma média de 200 embriões.

Esse modelo de vigilância, chamado de entomológica, conta com uma rede de monitoramento com 630 ovitrampas, distribuídas nas quatro regiões de Natal, em pontos fixos, a cada 300 metros.

Márcia Cristina, chefe do núcleo de entomologia do CCZ, conta que o quantitativo de ovos na palheta é variável, mas consegue predizer o número de fêmeas presente em uma determinada área. Além disso, a evolução da metodologia, que vem sendo utilizada desde 2015, possibilitou uma importante descoberta: a da transmissão vertical dos arbovírus.

“Estudos preliminares apontavam para o entendimento que a fêmea do Aedes, em sua idade de maturidade, só se contaminaria se ela se alimentasse de alguém infectado com algum dos arbovírus. Hoje, já sabemos que há a transmissão vertical”.

De acordo com Márcia, o ovo do mosquito já nasce infectado. Se nascer fêmea, quando se transformar num mosquito alado já está apta a transmitir a arbovirose. E se for macho, haverá contaminação quando ele copular com alguma fêmea. “A natureza está sempre nessa evolução e na busca pela sobrevivência da espécie”, concluiu.

A chefe do departamento de vigilância em saúde da SMS, Vaneska de Brito, explica como esse novo entendimento permitiu a estruturação das ações de combate e prevenção.  “Agora, sabendo disso, conseguimos ter um modelo preditivo de execução, porque eu consigo ver o crescimento vetorial. Se eu tenho uma maior quantidade de vetor eu tenho maior possibilidade de adoecimento. E se esse ovo já vai nascer positivado para a arbovirose, então, na primeira situação já vão ter pessoas doentes”.

Vaneska complementa dizendo que o adensamento vetorial já não é mais decisivo para que aconteça um surto. “Se eu tiver o conjunto completo: o mosquito, o vírus e a pessoa suscetível, pode acontecer uma infestação, um surto ou uma epidemia. Isso traz gravidade à situação e mostra a necessidade de ações mais efetivas dentro dos territórios e, claro, uma maior responsabilidade da população”.

Ações
As ações de intervenção para controle vetorial têm como principal atividade as visitas realizadas pelos agentes de combate às endemias nos imóveis da cidade, e é por meio dessa atividade que o CCZ promove ações de orientações à população quanto às medidas de prevenção das doenças. Além disso, os agentes são responsáveis pela aplicação de larvicidas, para a eliminação dos criadouros potenciais de Aedes aegypti. A ação acontece quinzenalmente. Um total de 420 servidores estão envolvidos nessas ações de controle e combate, distribuídos entre o trabalho de campo, laboratorial e de análise de dados.

A diretora do CCZ , Amanda Morais, diz que o trabalho realizado hoje no município é um diferencial no Brasil e no mundo. “As análises entomológicas saem junto com as epidemiológicas. Toda essa estrutura nos permite conseguir estar dentro do período do ciclo do vetor, que é de uma semana, como também possibilita o

acompanhamento de casos humanos de adoecimento – que é por semana epidemiológica”.

Projeto Arboalvo

Natal também é pioneira no projeto de análise de dados por estratificação. O projeto chamado de Arboalvo classifica e aponta o risco de dengue, zika e chikungunya em cada bairro da cidade.

O sistema de monitoramento ativo de indicadores entomológicos e epidemiológicos (com dados do sistema de ovitrampas e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação  do Ministério da Saúde (Sinan), determinam a ocorrência das arboviroses e possibilita a construção de cenários de risco e um conjunto de ações a serem desencadeadas em cada cenário.

“Isso nos dá a oportunidade de trabalhar ainda melhor, de forma mais direcionada e com mais eficiência, as ações de combate e prevenção. Além do mais, essa estratificação nos dá a oportunidade de zonear o nosso agente em áreas de maior risco que já foram identificadas anteriormente”, afirma Amanda Morais, diretora do CCZ .

De posse dos dados, a equipe faz o tratamento estatístico e espacial da informação e identifica as áreas de maior risco para o desencadeamento das ações. Os bairros recebem uma classificação de acordo com o risco por alarmes e alertas, do nível um ao quatro e para cada nível, há um conjunto de ações específicas.

Versátil News