FGTS Digital: saiba como a nova plataforma tem impactado na gestão do RH das empresas

 

Com soluções de ponta, a Intelligenza IT auxilia as empresas no processo de adequação do FGTS Digital, garantindo a conformidade com as regulamentações de forma eficiente e sem complicações

São Paulo, março de 2024 – A implementação obrigatória do FGTS Digital está gerando impactos substanciais no processo de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no Brasil. Com essa transição, uma série de mudanças estão sendo observadas tanto para empregadores, quanto para colaboradores, trazendo benefícios como maior agilidade, facilidade e segurança no pagamento e na gestão do fundo.

Entre os principais impactos esperados está a mudança no prazo de vencimento das guias mensais, que passarão a ter vencimento até o dia 20 do mês seguinte à competência. Essa medida visa proporcionar maior flexibilidade e organização para os empregadores, facilitando o cumprimento de suas obrigações.

Outra novidade é o uso do PIX como ferramenta de pagamento do FGTS, o que promete trazer ganhos significativos em termos de confiabilidade, agilidade e facilidade. Com a utilização do PIX, as guias de pagamento do FGTS poderão ser emitidas no portal ou na própria tela do ambiente web do eSocial, agora com QR Code e código Copia e Cola. Isso simplifica o processo de pagamento para os empregadores, que poderão realizar as transações diretamente de seus aplicativos bancários, sem a necessidade de emitir boletos ou utilizar códigos de barras.

Para os empregadores, o FGTS Digital representa uma nova forma de gerenciar todo o processo de arrecadação, substituindo sistemas antigos como o SEFIP/GRRF/Conectividade Social. Agora, é possível gerar guias personalizadas de forma rápida e recolher várias competências e tipos de débitos em um único documento, o que reduz custos operacionais e tempo gasto nessas atividades. Além disso, a individualização dos débitos desde a origem, com base nas informações prestadas via eSocial, proporciona maior confiabilidade e controle sobre o processo de recolhimento.

Já para os trabalhadores, as mudanças são igualmente significativas. Espera-se que os valores devidos sejam efetivamente individualizados em suas contas vinculadas, garantindo maior transparência e segurança. Além disso, informações como demissões serão transmitidas automaticamente para a Caixa, eliminando a necessidade de emissão de chaves. A adoção do CPF como identificador único também simplifica o processo, substituindo o uso do PIS.

De acordo com  Gabriela Puckar, Product Owner da Intelligenza IT, consultoria especializada em tecnologias para RH, para garantir a segurança dos dados dos trabalhadores no FGTS Digital, o governo implementou medidas robustas, como a exigência de níveis de validação prata ou ouro para acessar o sistema, utilizando uma conta gov.br e senha do próprio serviço ou um certificado digital. Isso garante um nível adequado de proteção às informações sensíveis dos trabalhadores.

“Empresas que não se adequarem às novas regras do FGTS Digital enfrentarão penalidades mais severas, com multas correspondentes a 30% do valor do débito. Para auxiliar no processo de adequação, a Intelligenza oferece soluções especializadas, como o eSocial by Intelligenza, que permite a geração e envio dos eventos, totalizadores e relatórios de conferência necessários para o cumprimento das novas normas.Com essas ferramentas, as instituições podem garantir a conformidade com as regulamentações de forma eficiente e sem complicações”, finaliza.

Sobre a Intelligenza IT

Intelligenza IT é a maior consultoria brasileira de tecnologias SAP para RH, premiada pelo programa interno de diversidade e inclusão: Cores,e uma das únicas no mundo a alcançar o nível máximo em implementação WorkForce Software, sendo a única na América Latina e oferece atendimento personalizado e foco real no gerenciamento da parte mais importante de uma organização: as pessoas. Além das plataformas e produtos oferecidos, com Qualtrics também em seu portfólio para Gestão da Experiência de pessoas nas organizações, preza pela qualidade e agilidade de todos os seus processos, com um diferencial competitivo que une experiência vivencial e técnica durante o atendimento de seus consultores, acumulando casos de sucesso dentre mais de 1.000 projetos implantados em mais de 21 países e 15 anos de mercado. Mais informações pelo site oficial.

Você sabia que mau hálito tem solução?

 

Especialista do CEJAM explica possíveis causas e tratamentos, além de desmistificar o uso de balas para amenizar odores

O mau hálito, também conhecido como halitose, é uma condição que pode afetar significativamente a qualidade de vida de uma pessoa, além de ter implicações para a saúde bucal e geral. No Brasil, estima-se que cerca de 30% da população seja afetada com esse problema, de acordo com a Associação Brasileira de Halitose.

Suas causas podem variar, desde questões de má higiene oral, cáries, dentes quebrados, restaurações inadequadas, até doenças na gengiva. Mas também pode ser influenciada por condições de saúde, como rinite, sinusite, amigdalite, infecções respiratórias ou doenças gastrointestinais, como gastrite e refluxo.

“No geral, 90% dos casos de halitose estão relacionados a problemas de origem bucal e os outros 10% têm origem em alterações sistêmicas, ou seja, em problemas que afetam o corpo como um todo”, afirma Milene Portela, dentista da Unidade Clínica Ambulatorial Jundiapeba, gerenciada pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Mogi das Cruzes.

Muita gente não sabe, mas a diminuição da salivação, causada por fatores psicológicos como o estresse e a ingestão de certos medicamentos, também pode agravar o problema, já que a saliva tem um papel extremamente importante na limpeza bucal. Além disso, pessoas com diabetes também podem sofrer com variações em seu hálito.

“O grande problema é que, na maioria dos casos, a pessoa não sente o mau cheiro vindo de sua boca, mas, sim, as que estão próximas. E, justamente, essa condição a deixa extremamente vulnerável”, explica a especialista.

Quando a origem da halitose é bucal, torna-se fundamental melhorar as práticas de higienização, realizando uma escovação correta e completa de todas as superfícies dentárias, utilizando diariamente o fio dental e higienizando a língua com escovas e raspadores.

Além disso, outros tratamentos odontológicos, como a substituição de restaurações defeituosas, remoção de tecidos cariados, restaurações de dentes fraturados e extrações, passam a ser necessários para resolver os demais fatores que possam contribuir para o seu aparecimento.

“Lembrando que o tratamento da halitose também envolve melhorar as práticas que estimulam o aumento da salivação, como a reposição de dentes ausentes para uma mastigação mais eficaz, por exemplo. Por isso, recomendamos, juntamente com essas práticas, manter uma ingestão adequada de líquidos”, complementa a dentista.

Outras dicas importantes para se ter em mente, segundo a profissional, incluem manter uma alimentação saudável e balanceada, de preferência a cada 3 horas e evitar o consumo de alimentos que intensifiquem o mau hálito, como cebola e alho, além do alto consumo de gorduras e frituras em geral. Não só isso, eliminar hábitos como o consumo excessivo de álcool e cigarro faz toda a diferença.

E como a origem da halitose também pode ser sistêmica, é fundamental verificar com um médico se os níveis de glicose no sangue estão dentro da normalidade e se o funcionamento do estômago, rins e intestinos não apresenta nenhuma alteração.

Balas, chicletes e doces ajudam?

Em situações em que a pessoa sabe que possui o mau hálito, é comum que balas e chicletes sejam usados como formas de amenizar odores. Porém, nem sempre essa é a melhor opção, por mais que seja mais rápida.

“A partir dessa prática, as bactérias que vivem na boca da pessoa com halitose passam a se alimentar de açúcares, produzindo ácidos que contribuem para o aparecimento de cáries e para a potencialização desse odor já existente. O fato torna a situação pior, na maioria das vezes”, salienta Milene.

Não há contraindicação, mas, para evitar a possibilidade de agravar a halitose, a opção mais segura é optar por chicletes sem açúcar. Desta forma, ao mascá-lo, a pessoa estimula a produção de saliva e, ao mesmo tempo, as bactérias não têm acesso a glicose para se alimentar.

Cuidado pelo SUS

Na maioria dos casos, o profissional mais indicado para tratar a halitose é o cirurgião-dentista. Portanto, é importante que o paciente o procure para obter um diagnóstico preciso e adequado. Se a causa da halitose for bucal, o especialista realizará todo acompanhamento necessário.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é possível obter o diagnóstico correto e buscar tratamento gratuito, de acordo com o caso. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima que disponha de uma equipe de odontologia e solicitar atendimento nessa área.

Sobre o CEJAM   O CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos. Fundada em 1991, a Instituição atua em parceria com prefeituras locais, nas regiões onde atua, ou com o Governo do Estado, no gerenciamento de serviços e programas de saúde nos municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, Mogi das Cruzes, Itu, Osasco, Campinas, Carapicuíba, Franco da Rocha, Guarulhos, Santos, São Roque, Francisco Morato, Ferraz de Vasconcelos, Pariquera-Açu e Itapevi.Com a missão de ser instrumento transformador da vida das pessoas por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde, o CEJAM é considerado uma Instituição de excelência no apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS). O seu nome é uma homenagem ao Dr. João Amorim, médico obstetra e um dos fundadores da Instituição.

No ano de 2024, a organização lança a campanha “366 Novos Dias de Cuidado, Amor e Esperança: Transformando Vidas e Construindo um Futuro Sustentável”, reforçando seu compromisso com o bem-estar social, a preservação do meio ambiente e os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança).Siga o CEJAM nas redes sociais (@cejamoficial) e acompanhe os conteúdos divulgados no [cejam.org.br/noticias]site da instituição.

Preserve Pipa apresenta: Festival Gastronômico da Lua

 

Celebrando a culinária cosmopolita de Pipa em noites de lua cheia

O evento será itinerante, cada mês, um restaurante ou restaurante de hotel associado o sediará.

Imagine-se mergulhando em um jantar intimista, em três etapas, onde cada prato é uma obra de arte cuidadosamente elaborada para cativar e surpreender seus sentidos. É dessa forma que uma nova jornada gastronômica está prestes a começar. A partir do mês de abril, o Festival Gastronômico da Lua será realizado todos os finais de semana de lua cheia em restaurantes da praia da Pipa e de Tibau do Sul. Concebido e realizado pelo Preserve Pipa, o evento itinerante celebra a rica e cosmopolita culinária da encantadora vila e promete trazer uma experiência extraordinária aos visitantes.

Wanderson Borges (Dinho), cofundador do movimento Preserve Pipa, compartilha sua empolgação com a iniciativa: “Estamos entusiasmados em lançar o Festival Gastronômico da Lua como parte de nossos esforços contínuos para promover Pipa como um destino turístico durante todo o ano. Ao trazer este evento durante a baixa temporada, não apenas destacamos a diversidade gastronômica da região, mas também incentivamos a visita de turistas em momentos menos convencionais, impulsionando assim a economia local.”

Festival Gastronômico da Lua apresentará uma abordagem inovadora. Cada mês, um restaurante ou restaurante de hotel associado sediará o evento, proporcionando aos participantes a oportunidade de explorar diferentes estilos culinários e atmosferas ao longo da costa de Pipa.

“O evento é uma oportunidade incrível para mostrarmos ao mundo a excelência da gastronomia oferecida pelos restaurantes dos nossos hotéis. É a hora de brilhar e encantar os visitantes com pratos de alto padrão que celebram os sabores únicos da nossa região”, afirmou Pedro Simonette, vice-presidente da Associação dos Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP).

Os participantes serão convidados a desfrutar de um menu degustação cuidadosamente elaborado, composto por três etapas: entrada, prato principal e sobremesa. Cada prato será uma obra-prima culinária, destacando os sabores frescos e locais que tornam a gastronomia de Pipa verdadeiramente excepcional. Pipa é conhecida não apenas por suas praias e paisagens deslumbrantes, mas também por sua diversificada oferta gastronômica. Com uma fusão de influências internacionais e regionais, os restaurantes da região oferecem uma experiência culinária verdadeiramente única, que cativa os paladares mais exigentes.

Agenda do Festival Gastronômico da Lua:

– 27/04: Restaurante Camurim

– 25/05: Restaurante Macoco

– 21/06: Hotel Sun Bay

– 22/06: Restaurante Athena’s

– 19/07: Madeiro Beach

– 20/07: Restaurante Tamariz

– 16/08: Hotel Ponta do Madeiro

– 17/08: Barraca Pandoka

– 20/09: Hotel Pauá

– 18/10: Pousada Xamã

– 19/10: Espaço Lampião

– 15/11: Hotel e Bupitanga

Artigo: Cinco maneiras de fomentar uma cultura consciente de segurança

ADP

 

*Por Anaïs Beaucousin

No cenário em constante evolução da segurança corporativa, o papel de Chief Business Security Officer (CBSO) passou por uma transformação profunda. A posição sempre esteve associada à proteção dos interesses comerciais, mas agora suas atribuições abrangem desde fraudes e crimes cibernéticos até desastres naturais e questões geopolíticas em um complexo e crescente cenário de riscos. Isso exige foco e responsabilidade, além de habilidade adicional em Tecnologia da Informação (TI) e aplicação da lei com visão de negócios para garantir uma cobertura de segurança abrangente.

O sucesso nessa posição depende de expertise diversificada e adaptabilidade. O profissional deve atuar não apenas como conselheiro de segurança, mas também ser um líder versátil que pode inspirar os funcionários a assumir coletivamente a responsabilidade pela segurança.

Dentro desse contexto, como as empresas podem cultivar uma cultura de segurança em primeiro lugar? Seguem algumas medidas recomendadas:

Alinhe a estratégia de segurança com a visão de negócios

O papel principal de um CBSO é ajudar a entregar crescimento para a organização enquanto acompanha o ritmo das ameaças em constante evolução. Para alcançar isso, é necessário alinhar as práticas de segurança com a estratégia e visão de negócios.

A visão da nossa companhia, por exemplo, é ter as pessoas no centro e transformar empresas por meio de insights de dados e inovação. Sempre consideramos a segurança ao implantar essa visão, seja ao lançar um novo serviço para nossos clientes, instituir uma nova política interna ou fornecer treinamento rigoroso para funcionários ou parceiros.

A cibersegurança, por exemplo, não pode operar como um silo, ela deve estar entrelaçada na estrutura de seu negócio. Alinhar a estratégia de segurança com a visão organizacional não apenas ajuda a proteger a empresa e seus clientes, mas também pode favorecer o crescimento e  proteger a marca.

Garanta a segurança por design

Ao priorizar a integração de medidas de segurança em todas as facetas das operações, uma empresa pode se fortalecer contra ameaças e vulnerabilidades potenciais.

Por exemplo, quando a nossa companhia desenvolve um novo produto, colocamos a segurança no centro de sua criação. É o que chamamos de “segurança por design”. Nossa equipe de segurança treina regularmente nossos desenvolvedores para garantir que o desenvolvimento do produto tenha segurança incorporada desde o início. Assim, a conformidade é crucial e garante a adesão contínua às regulamentações de dados em todos os mercados globais.

Incorporar segurança por design é fundamental para o negócio e para seus stakeholders. Quando feito corretamente, pode ajudar a promover confiança entre funcionários, clientes, fornecedores e parceiros.

Antecipe-se às ameaças

Para antecipar-se às ameaças, são necessários uma equipe de profissionais de segurança excepcionais e um plano sólido para manter o funcionamento do negócio, mesmo quando as coisas dão errado. Ao ser um participante ativo no negócio, a equipe de segurança pode fornecer insights valiosos e sugestões informadas.

O planejamento da continuidade dos negócios se estende além dos limites da organização e inclui a colaboração com terceiros. Com um programa de resiliência empresarial robusto, global e integrado, gerenciado por uma equipe de especialistas que consideram diversos cenários de ameaça, tomamos todas as medidas necessárias com o objetivo de ajudar a garantir que os serviços essenciais permaneçam operacionais para nossos clientes em todo o mundo.

No cenário empresarial atual, não há espaço para interrupções. Os clientes precisam de garantias de que sua empresa tem a equipe, a tecnologia e os processos necessários para proteger seus interesses.

Torne pessoal

Possuir ferramentas de segurança de ponta é crucial para proteção, mas devemos sempre considerar o erro humano uma vulnerabilidade significativa. Muitas vezes cibercriminosos usam táticas de engenharia social, como phishing, para extrair informações sensíveis. Portanto, as empresas devem colaborar de perto com os desenvolvedores para reforçar suas defesas.

É essencial supervisionar cuidadosamente o uso de novas tecnologias, como IA Generativa, para melhorar as medidas de segurança. Todos são responsáveis e é necessário conversar com os funcionários sobre como evitar que erros individuais afetem a marca, os clientes e colegas. Compartilhe histórias e exemplos da vida real que destacam os impactos potenciais de lapsos de segurança em um contexto de trabalho.

Outra técnica útil é fornecer sessões de treinamento interativo que incluam cenários gamificados ou incluir conteúdo relevante em canais de comunicação interna.

Na nossa empresa, desenvolvemos newsletters em que exploramos uma variedade de tópicos de segurança dentro e fora do local de trabalho, que visam educar os funcionários sobre a importância da segurança e como eles podem se proteger em diferentes contextos.

Também é importante ter uma estratégia de comunicação bem definida para incentivar a ação bem informada e evitar pânico em situações críticas.

Teste, meça, repita

Medir regularmente o desempenho de segurança é vital para uma defesa forte. Isso pode envolver avaliações diárias de tentativas de ataques e vulnerabilidades potenciais, junto com relatórios semanais ou mensais para uma visão abrangente.

Compartilhar relatórios regularmente com várias unidades de negócios garante que os stakeholders tenham uma imagem completa do cenário de risco corporativo, fomentando uma cultura de conscientização e responsabilidade em segurança. Quando apropriado, compartilhe atualizações com os funcionários também, seja em reuniões gerais ou na sua intranet. Quanto mais eles souberem, mais preparados poderão estar.

O papel de CBSO exige aprendizado contínuo, estar informado sobre as tendências de cibersegurança e entender as complexidades organizacionais. Essa abordagem interconectada permite antecipação e mitigação eficazes de impactos de segurança.

A educação contínua também é vital para líderes, funcionários e parceiros. Proteger os ativos e a marca de uma empresa é uma responsabilidade compartilhada.

*Anaïs Beaucousin é Chief Business Security Officer da ADP International

Sobre a ADP (Nasdaq-ADP)A companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo potencial no trabalho. Os serviços e produtos da empresa para RH, talento, benefícios, folha de pagamento e compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas. Saiba mais em: https://www.adp.com.br e https://br.adp.com/sobre-a-adp/central-de-imprensa.aspx.

Docol eleva o conceito de casa conectada com lançamentos na Expo Revestir 2024

Docol

 

Empresa leva tecnologia inteligente e soluções sustentáveis a uma das maiores feiras do segmento

Joinville, março de 2024 — A Docol, referência em metais sanitários, inox e louças, leva seus principais lançamentos à Expo Revestir 2024, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. Durante o evento, de 19 a 22 de março, no São Paulo Expo, a empresa apresenta inovações para tornar os ambientes mais conectados e ambientalmente conscientes.

Na última edição da feira, a marca apresentou o estande “Floresta Docol”, que ganhou o selo iF Design Awards 2024, consolidando a empresa como a mais premiada em design do segmento. O projeto foi desenvolvido em parceria com Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco, da BLOCO Arquitetos, de Brasília, e baseia-se na indissociável ligação entre as florestas e a água.

“O uso racional da água nos produtos da Docol é o propósito da marca. Ao mesmo tempo, a preservação deste bem tão importante para o planeta está diretamente ligada ao cuidado com nossas florestas”, afirma Anderson Moraes, diretor de Marketing da Docol Mekal.

“No ano passado, produzimos um espaço expositivo que pudesse ser construído rapidamente, com o mínimo de resíduos possível, utilizando um material de baixo impacto ambiental. Nesta edição, apresentamos uma evolução do estande do ano passado ressaltando o conceito de sustentabilidade”, completa.

Com o sucesso do estande premiado, a Docol segue com a parceria com a BLOCO Arquitetos, para a edição deste ano. O grupo propôs uma abordagem alinhada com os valores da empresa, destacando o respeito pelo meio ambiente.

“O estande Floresta Docol 2024 reutiliza a estrutura de 2023, montada com uma nova roupagem. Criamos um ´véu´ de fios metálicos ao redor de todo o espaço, de modo a criar um limite tênue, que pode ser atravessado em todos os sentidos. É uma referência direta à transparência e fluidez de uma cortina de água. Internamente, os espaços exploram diferentes possibilidades de expressão dos conceitos-chave que norteiam os produtos da marca: tecnologia e conexão com a natureza. Mais uma vez, o projeto explora a ideia de que pensar de forma sustentável tem relação direta com o reuso de estruturas existentes e a ressignificação de seus espaços, evitando o desperdício”, explica Matheus Seco, sócio-fundador da BLOCO Arquitetos.

O estande ainda se destaca pela área verde, proposta pelo escritório Gil Fialho Paisagismo, que reúne espécies brasileiras, como as plantas pacová, guaimbê-ondulado, grumixameira, entre outras.

Sustentabilidade para uma casa conectadaPensando no conceito de casa conectada e em sustentabilidade, a Docol destaca-se com seu ecossistema de banheiro tecnológico. Uma das peças centrais é o Painel de Chuveiro Smart, que se adapta a diversos modelos de chuveiros da marca e proporciona uma experiência de banho personalizada.

Com recursos como controle preciso das saídas de jato, regulagem de vazão e temperatura em tempo real, o painel oferece um alto nível de customização. O diferencial está na função Start, automatizando o aquecimento da água e, assim, minimizando desperdícios.

A empresa ainda apresenta um produto que promete trazer mais conforto, higiene e bem-estar, a Bacia Liss SmartCare, fusão tecnológica de bacia e bidê em um único produto. Ela foi projetada com um assento aquecido, abertura e fechamento automáticos por sensor de movimento, e muitas outras funções, o que a torna especial em projetos de casas que prezam pelo conforto e tecnologia.

A novidade oferece funções como limpeza suave com água morna, secagem com ar quente, neutralizador de odores e desinfecção por plasma. Conta também com o recurso de espuma que cria uma barreira anti-splash para redução de odores e respingos durante a descarga. Outro diferencial é o acionamento por controle remoto, em que a bacia memoriza as preferências do usuário, além da luz noturna interna.

Produtos para uma cozinha techPara uma cozinha tecnológica e completa, a marca destaca a linha Doc Vox, o primeiro monocomando com acionamento por voz desenvolvido na América Latina. Com o App Docol Connect, os usuários podem definir e ajustar todos os parâmetros da Doc Vox, como o comando remoto e volumes específicos de água. O monocomando memoriza as preferências do usuário e garante praticidade e conveniência a cada uso.

Outro destaque é a DocolPronto, um monocomando inédito no mercado brasileiro, que entrega, em uma única bica, seis versões diferentes de água ao toque de um botão. Água quente, água fria, água misturada, água purificada com gás, água purificada super quente e água purificada super fria.A empresa também evidencia na feira, a linha VitalisOzônio. O monocomando da linha permite que os usuários possam ir mais além nas suas escolhas, tendo água purificada para beber, água comum e água com ozônio da forma mais prática, unidas em uma única torneira, com bicas independentes. A tecnologia Docol Ozônio, premiada no iF Design Awards 2024, oferece a água ozonizada, que tem o poder de remover 75% dos agrotóxicos, neutralizar odores indesejáveis e eliminar 99% das bactérias.

Além delas, a Linha Spice, clássico do portfólio de metais para cozinha da Docol, recebe uma adição com o novo monocomando Spice Pro, que conta com ducha tipo pulldown. Caracterizado por sua base elegante, sem canopla de acabamento e com acionamento tipo alavanca, oferece manuseio leve. A bica giratória 360º, alta e robusta, facilita a manipulação de utensílios grandes, enquanto a ducha tipo pulldown, proporciona flexibilidade extra, ideal para cubas maiores ou duplas. O monocomando conta com a tecnologia ColdStart, que inicia em temperatura fria e aquece conforme o usuário gira o volante, promovendo economia de energia.

Nova adição para a linha Mix&MatchA Mix&Match, concebida em 2017, e idealizada para proporcionar total liberdade na criação de projetos personalizados, refletindo a essência dos usuários, vem renovada.

Reconhecida internacionalmente pelos prêmios Good Design 2018 e iF Design Awards 2019, a linha continua evoluindo, oferecendo uma ampla variedade de produtos para banheiro e cozinha.

A novidade para a linha é a torneira de piso, com acionamento na própria bica para uso com cubas freestanding, com formas precisas, e que combinam processos de produção industrial e acabamento artesanal.

Qualidade em inox com tecnologia aprimoradaA nova linha de Cubas Bistrô será outra atração no estande da Docol Mekal. Produzida em aço inoxidável 304, com acabamento escovado, possui desenho reto e fundo com cantos ligeiramente arredondados, o que facilita a limpeza sem perder a elegância.

O processo de fabricação artesanal handmade da linha confere o acabamento impecável às peças. Os modelos podem acompanhar gradeado, que traz proteção ao fundo da cuba, e pode ser utilizado como escorredor de louças, e contam com manta antirruído, atributo importante, principalmente em cozinhas do tipo open space.

Já as lixeiras DocolFlat, fabricadas em aço inoxidável, contam com balde interno removível e acionamento tipo pedal. Em sua parte interna, contém um botão de travamento da tampa, para mais facilidade, e um eficiente sistema que evita odores, com filtro de carvão ativado.

E o canal equipado Docol Fit é ideal para a composição dos mais variados projetos de cozinhas e pode ser instalado por cima ou por baixo da bancada, assim como as Cubas Bistrô. Produzidas em aço inoxidável 304, as calhas do canal também são totalmente retas, com manta antirruído e fabricação artesanal.

Soluções completasA marca, que em 2023, inaugurou uma fábrica de louças sanitárias em Poços de Caldas/MG, se consolida na categoria, oferecendo novos produtos em louças na Revestir, visando oferecer uma solução completa para os clientes.

Um exemplo disso, é a expansão das opções para banheiros, em que a marca aposta em tecnologia para trazer mais funcionalidade e conforto. Trata-se do monocomando para bidê, com ducha frontal articulada e bidês das linhas de louças Liss e Vougan, conhecidas por suas bacias sanitárias com design atemporal e minimalista.

O misturador se destaca pelo seu jato articulado, um sistema mais moderno, prático e higiênico em comparação à antiga ducha vertical com misturador convencional. Foi incluído um arejador que mistura bolhas de ar na água, o que aumenta o conforto e reduz os respingos. Disponível em diversos tons DocolChroma.Como complemento, a marca lançou os bidês Liss e Vougan, com desenhos que seguem a essência das respectivas linhas e foram projetadas para o uso com misturadores com ducha frontal.

Inovação aliada à sustentabilidadeA marca reafirma seu pioneirismo em tecnologias que contribuem para a economia de água e seu compromisso com a sustentabilidade com o lançamento da torneira Ômega Pressmatic®.

A linha é baseada no sistema Pressmatic®, lançado em 1991, com o qual a Docol foi pioneira na racionalização do uso da água em espaços de grande circulação de pessoas. O acionamento é hidromecânico, com fechamento automático temporizado, e é possível economizar até 60% de água em comparação com torneiras convencionais.

Projetada para ambientes públicos, a torneira pretende ampliar as possibilidades de design para banheiros e lavatórios, pelas diversas opções de acabamentos e cores.

Inspiração e sofisticaçãoSempre por dentro das tendências de design de interiores e pensando em novas tecnologias, a Docol apresenta louças na cor preta e um novo acabamento para metais sanitários, o E-Coating, na cor nanquim, tom preto acetinado.

Para as louças na cor preta, a marca traz cubas de apoio redondas e retangulares e as bacias das linhas Liss e Vougan. O esmalte especial de alta qualidade proporciona durabilidade, facilidade de limpeza e preserva a cor ao longo do tempo. As bacias contam ainda com a tecnologia Rimless 360º, que oferece eficiência na limpeza e evita entupimentos, enquanto ferragens e botões em preto acrescentam um toque de elegância aos ambientes.

Para adicionar sofisticação para algumas linhas de metais Docol, a tecnologia E-Coating conta com um processo de aplicação de verniz via corrente elétrica, que proporciona uma camada durável e resistente à corrosão. Na feira, os chuveiros DocolSlim e Eden R150 estarão expostos com o novo acabamento. Os chuveiros DocolSlim e Eden R150 já utilizam o sistema EasyClean, que facilita a limpeza dos crivos de silicone sem a necessidade de desmontagem, o que garante praticidade e estética de alto padrão.

Refúgios de tranquilidadeA marca ainda destaca a linha DocolTwist, criada pela arquiteta Ana Neute para o projeto Domos, que convida arquitetos e designers renomados a colaborar criativamente com a Docol.

Com uma variedade de produtos multifuncionais e opções de acabamento, a DocolTwist é uma escolha versátil para compor ambientes sofisticados. Em destaque as novas banheiras de imersão freestanding DocolJoy, disponíveis nos formatos oval e retangular.

Design a favor da acessibilidadePor acreditar que o bom design é para todos, a marca destaca a Linha Benefit, com uma abordagem inovadora para acessibilidade em banheiros e salas de banho. Aliando funcionalidade, conforto e segurança, com um design atraente e diversas opções de tons, pode ser utilizada em projetos variados.

Com produtos como torneiras, acabamentos para válvula de descarga, banqueta, bacias sanitárias, barras de apoio e lavatórios, a linha oferece opções residenciais e para espaços públicos, que seguem rigorosamente as normas de acessibilidade.

Inventividade em aço inoxA Mekal, oferece produtos em aço inox, é conhecida por sua expertise em materializar a inventividade humana por meio de projetos sob medida.

Na feira, a marca tem um espaço exclusivo no estande “Docol Mekal”. Nele, visitantes podem explorar as criações da marca e conhecer as soluções personalizadas para espaços contemporâneos, que prometem elevar ainda mais o padrão de excelência em qualidade e funcionalidade, proporcionando aos clientes uma experiência única.

Para conhecer de perto as novidades apresentadas, visite o estande da Docol Mekal na Expo Revestir 2024 na rua E.

FICHA TÉCNICA – Estande Docol MekalProjeto arquitetônico – BLOCO ArquitetosEstrutura de MLC – ITA ConstrutoraMontagem – Paleta Stands CenografiaIluminação – Estúdio Carlos FortesComunicação Visual – NitscheCerâmica – LepriLuminárias – Tensoflex e LemcaCorrentes de alumínio- Metallic DecorAmbientação – Strauss, Oxford e Trussardi

ServiçoExpo Revestir 2024 – Estande Docol MekalData: 19 a 22 de marçoLocal: São Paulo ExpoMais informações: https://www.exporevestir.com.br/

Sobre a Docol

A Docol é uma indústria brasileira com mais de seis décadas de existência e sede em Joinville. Seu objetivo é transformar o cotidiano por meio do design, proporcionando experiências únicas através da água, com soluções baseadas em inovação e sustentabilidade. Com um quadro de mais de 2.200 colaboradores e um portfólio com mais de 2.900 itens, a empresa atua nas categorias de inox, metais e louças sanitárias. Seus produtos, que acumulam prêmios ao redor do mundo, são exportados para mais de 35 países. A Docol é uma das líderes do segmento no Brasil e a maior exportadora de metais sanitários da América Latina, contando com 3 plantas industriais.

Parlamento Europeu aprova lei que regulamenta a Inteligência Artificial

Di Blasi, Parente & Associados

 

advogada analisa impactos do primeiro texto vinculativo aprovado no mundo

A versão final da regulamentação para os sistemas de inteligência artificial da União Europeia (EU AI Act), foi aprovada no dia 13 de março de 2024, pelo Parlamento Europeu (com 523 votos a favor, 46 contra e 49 abstenções dos deputados). O EU AI Act foi aprovado após longo processo legislativo que começou em 2019. O regulamento traz um conjunto de definições e regras que visam garantir a segurança jurídica e o cumprimento dos direitos fundamentais, ao mesmo tempo que impulsiona a inovação e a transformação digital.

Nesse sentido é o que dispõe o artigo 1º do regulamento europeu de IA: “A finalidade do presente regulamento é melhorar o funcionamento do mercado interno e promover a adoção de uma inteligência artificial centrada no ser humano e de confiança, assegurando simultaneamente um elevado nível de proteção da saúde, da segurança e dos direitos fundamentais consagrados na Carta dos Direitos Fundamentais, incluindo a democracia, o Estado de direito e a proteção do ambiente, contra os efeitos nocivos dos sistemas de inteligência artificial (“sistemas de IA”) na União, bem como apoiar a inovação.”

“O EU AI Act será a primeira regulamentação para as ferramentas de inteligência artificial no bloco da União Europeia, e certamente promoverá forte influência em nível global. Contudo, ainda depende de um período de vacatio legis, vinculado a certas obrigações específicas, para entrar efetivamente em vigor, conforme disposto no documento”, analisa a advogada Danielle Campello, especialista em Direito Digital, Proteção de Dados e Novas Tecnologias do Di Blasi, Parente & Associados.

A regulamentação traz uma ampla abordagem baseada na avaliação dos riscos inerentes ao sistema de IA apresentado e seus possíveis impactos, estabelecendo uma aplicabilidade extensiva, direcionando-se não apenas a entidades da UE mas também a fornecedores e usuários internacionais de sistemas de IA, sempre que os seus produtos ou serviços sejam utilizados na União Europeia.

Não foram inseridos na regulação, os programas de inteligência artificial concebidos para fins militares, de defesa e soberania nacional.

Há proibições para preservar privacidade

“É importante ressaltar que esse regulamento proibiu determinados sistemas de IA que ameaçam direitos dos cidadãos, incluindo os sistemas de categorização biométrica que classifiquem individualmente as pessoas  com base nos seus dados biométricos para deduzir ou inferir a sua raça, opiniões políticas, filiação sindical, convicções religiosas ou filosóficas, vida sexual ou orientação sexual, bem como sistemas que coletam de forma não direcionada imagens faciais da Internet ou imagens de CCTV para criar bases de dados de reconhecimento facial e identificar pessoas em tempo real”, esclarece Dra. Danielle Campello.

Ficaram também proibidas as aplicações de IA que utilizam o reconhecimento de emoções no local de trabalho e nas escolas, pontuação social, o policiamento preditivo (que se baseia apenas no perfil de uma pessoa ou na avaliação das suas características a fim de avaliar ou prever a probabilidade de uma pessoa singular cometer uma infração penal), e o sistema de IA que manipula e engana o comportamento humano ou explora as vulnerabilidades das pessoas. Mas, será possível usar o reconhecimento facial para lidar com risco iminente à vida ou à segurança física de pessoas, situações de terrorismo, ou para ajudar na busca direcionada de uma pessoa desaparecida, na investigação de rapto, tráfico e exploração sexual, desde que com autorização judicial e estando associada a uma infração penal.

“Dentro do contexto de abordagem de riscos, estão previstas obrigações e uma governança ainda mais rigorosa para os sistemas de IA definidos como de alto risco. Entre os exemplos de utilizações de IA de alto risco contam-se as infraestruturas críticas, a educação e a formação profissional, o emprego, os serviços públicos e privados essenciais (por exemplo, cuidados de saúde, serviços bancários e crédito), a migração e a gestão das fronteiras, a justiça e os processos democráticos (por exemplo, influenciar as eleições)”, comenta a advogada do Di Blasi, Parente & Associados.

Impactos no mundo

 

O regulamento para os sistemas de IA Europeu é o primeiro texto vinculativo aprovado no mundo. A regulação Europeia tem como eixo central, a defesa dos direitos fundamentais e dos princípios éticos, centrado no ser humano, e para esse fim, estabelece regras claras e sólidas que mitigam os riscos inerentes dos sistemas, privilegiando a transparência e informações adequadas, ao mesmo tempo que apoia e promove soluções inovadoras e explora o potencial da transformação digital, criando infinitas oportunidades, dentro de um contexto de governança e gestão de riscos, tendo em vista  a devida  adequação e conformidade dos sistemas de inteligência artificial.

Di Blasi, Parente & Associados – https://diblasiparente.com.br/

Fonte – Danielle Campello, advogada especialista em Direito Digital, Proteção de Dados e Novas Tecnologias

Eutanásia de cães e gatos: procedimento requer compreensão da dor do animal e aceitação da experiência do luto

 

O respeito pelo animal deve guiar todas as decisões relacionadas ao seu cuidado, alerta veterinário do CEUB

Do grego, “eu” – bom – e “thanatos” – morte -, o termo Eutanásia representa o modo humanitário de matar o animal, sem dor e com mínimo estresse. É indicada quando um animal enfrenta uma doença incurável e está em sofrimento insuportável. A complexidade do tema exige uma compreensão ampla e ética. Bruno Alvarenga, professor de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB), destaca os diversos aspectos envolvidos e os impactos da prática em animais.
Segundo o especialista, a eutanásia exige uma decisão cuidadosa dos proprietários de animais em conjunto com o corpo médico ou veterinário responsável. O Conselho Federal de Medicina Veterinária estabeleceu diretrizes na Resolução nº 1000, delineando os princípios que devem orientar essa decisão, as condições em que o paciente deve se encontrar e os métodos aceitáveis para a eutanásia. “São casos em que o tratamento representa custos incompatíveis com a atividade produtiva a que o animal se destina ou com os recursos financeiros do proprietário.”
De acordo com Bruno Alvarenga, a prática deve ser realizada com uma conduta rigorosa pelo veterinário responsável. O especialista lista as quatro indicações principais para a eutanásia de um paciente: quando o animal representa uma ameaça à saúde pública, à fauna nativa ou ao meio ambiente; quando é objeto de atividade científica aprovada por uma comissão de ética; e quando um tratamento se torna financeiramente inviável para o proprietário.
A última indicação, conforme alerta Alvarenga, pode gerar desconforto, sobretudo quando a dificuldade se trata de conseguir atendimento em redes públicas de saúde animal. “O veterinário não deve realizar a eutanásia de um animal se houver possibilidade de tratamento viável e se o paciente não atender às indicações estabelecidas pelo Conselho. A posse responsável e o respeito devem guiar todas as decisões relacionadas ao seu cuidado.”
O especialista do CEUB afirma que alguns locais oferecem suporte psicológico para proprietários que passam pela perda de um animal ou pela difícil decisão da eutanásia, reconhecendo o vínculo emocional profundo que existe entre os donos e seus animais de estimação. Segundo ele, os próprios profissionais veterinários que realizam a eutanásia também podem necessitar de apoio psicológico, dada a natureza emocionalmente desafiadora desse procedimento.
Qualidade de vida do animal
Quando um paciente é diagnosticado como terminal, o médico veterinário afirma que o objetivo passa a ser proporcionar o melhor conforto possível no tempo restante de sua vida, seja ele breve, como dias ou algumas poucas semanas, devido a uma variedade de condições, como doença oncológica, viral, ou disfunção orgânica irreversível. “O diálogo constante com os tutores é essencial para que estes compreendam o prognóstico e possam tomar decisões informadas sobre o cuidado de seu animal de estimação”, considera.
A partir da opção pela eutanásia, o cuidado clínico do paciente envolve uma abordagem de enfermagem combinada com terapias medicamentosas e nutricionais. No caso de doenças infecciosas contagiosas tratáveis, surgem debates sobre a decisão de realizar ou não a eutanásia, levando em conta fatores como o bem-estar do animal, a segurança do ambiente e a capacidade de tratamento disponível na região. “A capacidade de tratamento pode variar significativamente entre diferentes localidades, desde cidades do interior até grandes capitais, o que influencia bastante nas decisões a serem tomadas”, completa.

Festival Forrozar reunirá grandes nomes do ritmo dia 27 de abril na Arena das Dunas

 

Natal/RN – 12 de março de 2024 – No dia 27 de abril a Arena das Dunas se transformará no epicentro da celebração da cultura nordestina com o tão aguardado Festival Forrozar. Com um elenco de estrelas que inclui Samyra Show, Alcymar Monteiro, Beto Barbosa, Brasas do Forró, participação especial de Socorro Lima e outras atrações locais, o evento promete uma experiência imersiva no mundo do forró.

O Festival Forrozar não é apenas um show; é uma jornada para vivenciar e compreender a riqueza do forró, um gênero musical que encanta e ressoa profundamente com a identidade do Nordeste brasileiro. O evento apresentará performances musicais de artistas renomados nacionalmente e localmente, além de oferecer um conteúdo exclusivo sobre a história e a evolução do forró.

“O forró é mais do que música, é uma expressão cultural que reflete a alma do Nordeste”, afirma Luís da Câmara Cascudo, renomado historiador. O Festival Forrozar é uma oportunidade para celebrarmos essa herança e compartilharmos sua história com o mundo.

Além das apresentações musicais, os participantes terão a chance de mergulhar na história do forró, desde suas origens nos bailes populares do século XIX até sua explosão de popularidade nas décadas de 1960 e 1970, graças à migração nordestina para outras regiões do Brasil.

O Festival Forrozar é uma realização da Viva Promoções, com o apoio da Lei Djalma Maranhão pela Prefeitura de Natal e da Lei Câmara Cascudo pelo Governo do RN. Os ingressos estão disponíveis para venda no www.outgo.com.br/festival-forrozar. Mais informações podem ser encontradas em @festivalforrozar.

Sistema Fecomércio RN lança trilha de capacitação com a Abrasel RN

Intuito é qualificação das empresas em segmento de alimentos e bebidas do estado associadas à entidade
A Fecomércio RN, em parceria com a Abrasel RN e com o Senac, lançou, nesta segunda-feira (25), a trilha de capacitação “Sabores do RN”. O intuito é a qualificação das empresas do segmento de alimentos e bebidas do estado associadas à entidade. O evento de apresentação ocorreu no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, reunindo representantes regionais da Abrasel no estado e membros da diretoria da entidade.
O programa conta com consultorias de curta duração, focadas nas principais necessidades indicadas pelas empresas: Atendimento ao Cliente, Vendas, Padronização de Pratos e Segurança Alimentar.
Ao final das capacitações, executadas pelos instrutores do Senac RN, dando ainda mais visibilidades aos estabelecimentos contemplados, serão entregues selos que variam de acordo com a carga horária dos treinamentos, sendo Bronze (16h ou 20h), Prata (32h) ou Ouro (52h).
Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz,  o setor de alimentação fora do lar desempenha importante papel na economia e na sociedade.
“Não apenas contribui significativamente para a geração de empregos e renda, mas também desempenha um papel importante na promoção da cultura gastronômica local, no turismo e no dia a dia das pessoas. No entanto, para que esses estabelecimentos possam prosperar e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental investir na capacitação dos empreendedores e suas equipes”, comentou.
Ele ainda completou que esta “parceria representa mais um passo importante em nossa missão de fortalecer o comércio e os serviços no Rio Grande do Norte. Estamos comprometidos em apoiar o crescimento e a profissionalização do setor de alimentos e bebidas”.
O presidente da Abrasel RN, Paollo Passariello, agradeceu o apoio e o suporte do Sistema Fecomércio RN, que atendeu as necessidades do setor.
“Este é um produto revolucionário que atende as principais demandas dos nossos associados, especialmente as empresas de menor porte. Melhorando a nossa base, temos um setor mais desenvolvido, organizado e profissional”, ressaltou o dirigente.
O diretor de Inovação e Competitividade da Fecomércio RN, Luciano Kleiber, fez a apresentação dos detalhes da Trilha e tirou dúvidas dos representantes da Abrasel.
Estiveram presentes o diretor Executivo da Fecomércio RN, Laumir Barrêto, os diretores do Senac RN, Raniery Pimenta (Regional) e Leandro Trigueiro (Educação Profissional), além de gestores do Sistema.

ONG investe US$ 3,4 bilhões para acabar fome e desnutrição infantil

 

A iniciativa prevê auxiliar mais de 125 milhões de crianças em 67 países

A ONG World Vision, Visão Mundial, organização fundada desde 1950, presente em 100 países, anunciou um investimento massivo de US$3,4 bilhões, aproximadamente R$16,7 bilhões, com o objetivo de combater a fome e a desnutrição infantil em escala global. Esta iniciativa ambiciosa visa auxiliar mais de 125 milhões de crianças em 67 países.

O aumento alarmante no número de crianças vítimas de fome e desnutrição, após mais de 40 anos de declínio nas taxas mundiais de mortalidade infantil, é atribuído principalmente à guerra na Ucrânia e à crise climática. Segundo estudo conduzido pela ONG World Vision em parceria com Ipsos, intitulado Not Enough: Global Perceptions on Child Hunger and Malnutrition (“Insuficiente: Percepções Globais sobre Fome Infantil e Desnutrição”), realizado no segundo semestre de 2023, 45% das mortes entre crianças de zero a cinco anos são causadas por má nutrição.

No ano passado, em setembro, a organização anunciou seu compromisso de investir US$ 1,2 bilhão em doações de fontes privadas e empréstimos de microfinanciamento concedidos pelo VisionFund – provedor de microfinanças da World Vision – a famílias em situação de fome, além de US$ 2,2 bilhões de doadores institucionais, como governos e agências da ONU, que apoiam o trabalho da instituição.

O investimento reflete também no lançamento da campanha Enough (ou “Já Chega”, na tradução para o português), que representa o mais recente esforço da organização para chamar a atenção à emergência global da fome. A iniciativa foi concretizada no evento realizado em Nova York, em setembro, durante as reuniões da Assembleia Geral das Nações Unidas, onde líderes e representantes da World Vision, governantes, doadores, agências da ONU, organizações da sociedade civil e líderes religiosos uniram forças e recursos para auxiliar nas ações.

“Essa emergência global está devastando a vida de crianças em contextos humanitários e de desenvolvimento. É necessário agir com urgência para evitar que milhões de pessoas sofram de fome e desnutrição.” afirma Andrew Morley, presidente da World Vision International. Morley também ressalta: “O sucesso dessa iniciativa requer não apenas a distribuição imediata de alimentos, mas também a implementação de soluções sistêmicas que abordem todos os aspectos da cadeia de produção e distribuição de alimentos, bem como mudanças permanentes nas políticas e práticas que promovam uma alimentação saudável.”

A iniciativa da World Vision também incluirá uma campanha para melhorar os sistemas de coleta de dados em nível nacional e global, visando trazer a realidade desses jovens. A previsão é ser lançada em meados deste ano. A World Vision trabalha há décadas para prevenir a fome e a desnutrição infantil dos cinco continentes.

Sobre a Visão Mundial

Sobre a Visão Mundial (World Vision)

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Para mais informações: http://www.visaomundial.org.br/  .