Como o exame de bioimpedância ajuda a potencializar resultados dos exercícios físicos?

Thiago Siqueira, coordenador fitness da Bodytech Tirol, revela que o teste detalha a quantidade de cada tecido no corpo

 

Quem pratica ou pretende praticar exercícios físicos comumente se submetem ao exame de bioimpedância. Segundo o educador físico Thiago Siqueira, coordenador fitness da Bodytech Tirol, essa avaliação mede toda a estrutura corporal e é importante para ter um direcionamento na prescrição do treino dos clientes. “Quando entra na academia, um aluno faz o teste e, com base nos dados obtidos, o professor prescreve um programa de treinamento, de acordo com o objetivo, que pode ser emagrecimento, hipertrofia, etc”, explica Thiago.

 

Ele frisa que, concomitantemente, o nutricionista ajusta a alimentação, construindo o trabalho em conjunto a fim de melhores resultados. “Se, dois meses depois, ao refazer o teste, professor e aluno que objetiva emagrecer, por exemplo, constatam que foi eliminado peso, mas que a maior parte foi de massa muscular, e não de gordura, como desejado, o programa de treinamento e a dieta deverão ser ajustados”, continua.

 

Thiago revela que esse direcionamento só é possível porque o teste detalha a quantidade de cada tecido no corpo do avaliado. “Se tivermos que fazer esses ajustes com base somente no peso corporal, visto em balanças comuns, as decisões tomadas serão bem menos precisas”, afirma.

 

Trata-se de um método de avaliação da composição corporal duplamente indireto. Ocorre em uma balança que possui eletrodos que devem ficar posicionados nas mãos e pés. Esses eletrodos conduzem uma corrente elétrica de baixa intensidade que atravessa o corpo. Com base no tempo que essa corrente elétrica demora a passar em cada região do corpo, o software da balança faz uma estimativa, por meio de equações, da quantidade de cada tecido (gordura, musculatura esquelética, musculatura lisa, água corporal total, etc).

 

Por ser um método duplamente indireto, para que seja preciso, é necessário que se respeite um protocolo pré-avaliação e a reavaliação aconteça com horário e condições semelhantes aos da avaliação anterior. Entre os pontos que deverão ser respeitados pelo avaliado estão: não ingerir bebidas estimulantes e alcoólicas 12h antes; não praticar atividade física intensa 12h antes; estar com 3h jejum e não beber líquidos no mesmo período; não frequentar saunas 24h antes (altera o estado de hidratação).

 

De modo geral, não há restrições para realização do exame, exceto para pessoas com pinos, placas metálicas e gestantes. O resultado é um valor estimado, pois para saber os valores exatos, só por meio de dissecção (somente com cadáveres).

Quarteto Anama no Concertos Potiguares

O Concertos Potiguares do próximo sábado, 20 de agosto, recebe o quarteto de cordas Anama, fundado em 2022 através da vivência musical cotidiana de seus integrantes. O objetivo do grupo é aproximar a música de concerto à comunidade, proporcionando uma apreciação e compreensão da música da maneira mais acessível possível.

Genuinamente potiguar, o quarteto é constituído por músicos graduados e pós-graduados pela UFRN e Universidade de Aveiro, em Portugal: Keyvson Danilo (1º violino), Edmarcos Costa (2º violino), Pedro Zarqueu (viola) e Diego Paixão (violoncelo), músicos atuantes no cenário artístico nacional e internacional, no âmbito erudito e popular, atuando também em Orquestras de destaque no Nordeste, como OSRN e OSPB.

O projeto Concertos Potiguares acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Hospital do Coração, além do apoio da SEMURB, que cede o espaço onde acontece o evento, e da Padaria Hora do Pão. SERVIÇOShow: Quarteto AnamaLocal: Auditório do Parque da CidadeEndereço: AV. Omar O´Grandy, 8080, CandeláriaDia: 20 de agosto- SábadoHora: 16hAcesso ao Parque: Gratuito Contato para entrevistas: Edmarcos (84) 999 628 989Uma realização:Sá de Paula Produções Criativas.

Quarteto Anama é confirmado como terceira atração do Concertos Potiguares no Parque da Cidade

O Concertos Potiguares do próximo sábado (20) recebe o quarteto de cordas Anama. Genuinamente potiguar, o grupo é formado por músicos graduados e pós-graduados pela UFRN e pela  Universidade de Aveiro, em Portugal Keyvson Danilo (1º violino), Edmarcos Costa (2º violino), Pedro  Zarqueu (viola) e Diego Paixão (violoncelo). O show gratuito acontece  às 16h, no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Candelária.

Fundado em 2022 através da vivência musical cotidiana de seus integrantes
o quarteto possui músicos atuantes no cenário artístico nacional e internacional, no âmbito erudito e popular, atuando também em orquestras de destaque no Nordeste, como a Orquestra Sinfônica do RN e a Orquestra Sinfônica da Paraíba.

O objetivo do Anama é aproximar a música de concerto à comunidade, proporcionando uma apreciação e compreensão da música da maneira mais acessível possível.

A apresentação do grupo marca a  terceira edição do Concertos Potiguares,  projeto acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro do Hospital do Coração, além do apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que cede o espaço onde acontece o evento e da Padaria Hora do Pão.

SERVIÇO

Show: QUARTETO ANAMA
Local: AUDITÓRIO DO PARQUE DA CIDADE
Endereço: AV. OMAR O’ GRADY, 8080, CANDELÁRIA
Dia: 20 DE AGOSTO – SÁBADO
Horário: 16H
Acesso ao Parque: GRATUITO

Dias 19 e 20 de agosto tem Festival MPB 84 na Arenas das Dunas; últimas mesas estão à venda

Neste fim de semana, nos dias 19 e 20 de agosto, Natal será palco de um evento que celebra a Música Popular Brasileira, o Festival MPB 84. Inspirado nos festivais da canção das décadas de 60/70, o evento proporcionará um Festival de Música Potiguar para as bandas e intérpretes que tenham composições autorais de estilo livre e variados. O evento é uma iniciativa para valorizar a música autoral contemporânea produzida pelas bandas e por jovens e veteranos músicos do RN. O festival visa incentivar novas composições impulsionando os criadores a retomarem o olhar criativo e inspirador contribuindo para atrair e formar novas plateias para shows de artistas e bandas potiguares.

A 1ª edição do Festival MPB 84 encerrou a etapa de inscrições com sucesso no número de participantes. Ao todo, 345 músicas foram inscritas para participar da seleção e concorrer a prêmios. O Festival recebeu inscrições de todo o Rio Grande do Norte. Músicos e bandas de várias cidades do Estado participaram da seleção, entre eles representantes de Parnamirim, Areia Branca, São Gonçalo, Currais Novos entre outras. ”O Festival MPB84 tem tido uma repercussão bastante positiva e o número de músicas inscritas comprovam isso. Temos muitos talentos e estava fazendo falta um festival com premiações atrativas e que especialmente possibilite um importante espaço e momento de apresentação e valorização da música autoral potiguar”, revela Marcelo Veni, produtor artístico e coordenador do Festival MPB 84.

Com a quantidade incrível de inscrições recebidas pela produção, a curadoria composta pela cantora Tanda Macêdo, e pelos produtores musicais e instrumentistas Sergio Groove e Ze Marcos ampliou de 12 para 15 finalistas que foram selecionados e irão se apresentar na sexta dia 19, a partir das 19h, com acesso gratuito e doação de 1 kg de alimento não perecível. São eles: Bob Marlon, Carcará na Viagem, Carlos Zens, Forró NaManha, França, Julhin de Tia Lica, Júlio Lima, Luaz, Nara Costa, Neguedmundo, Paulo Café, Pretta Soul, Samara Alves, Sueldo Soares e Yrahn Barreto. Os vencedores ganharão premiações financeiras, troféus e o primeiro lugar vai tocar no palco de encerramento do evento na noite de sábado, 20 de agosto, ao lado de grandes nomes da música brasileira como Elba Ramalho; Fagner; Waldonys e Geraldo Azevedo com Chico Cesar, no projeto Violivoz. “Nunca se reuniu tantos artistas renomados em um só festival no Rio Grande do Norte”, comemora Jarbas Filho, diretor da Viva.

A primeira noite do Festival MPB 84, no dia 19, será ambientado no Lounge Bossa Nova da Arena das Dunas. O evento, com os grandes shows no dia 20, oferece diversas opções de setores, dando a oportunidade do público escolher assistir na pista, no lounge ou então comprar mesas para que possam assistir sentados, e entradas com desconto de meia e convênio Unimed. As mesas já estão acabando. As vendas estão acontecendo no link https://outgo.com.br/festival-mpb-84. O projeto conta com patrocínio via incentivo fiscal da Lei Djalma Maranhão pela Prefeitura do Natal, da Arena das Dunas, Holliday Inn Natal. Condimentos Sadio e Indústria Tanlux. O festival MPB 84 veio para movimentar a cena musical do RN. O projeto é uma realização FF Entretenimento e tem produção cultural da Viva Entretenimento. Mais informações: @festivalmpb84 e whatsapp da Viva: 84 9601-9329.

Estácio oferece curso de alfabetização para jovens e adultos no segundo semestre de 2022

Iniciativa é desenvolvida pelo Instituto YDUQS de forma totalmente gratuita e com disponibilização de material didático; aulas começam em setembro

O Instituto Yduqs – responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior pelo Brasil – está com as inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. Em Natal, as atividades acontecem na Estácio Alexandrino, no bairro do Alecrim, de forma totalmente gratuita e com disponibilização de material didático.

Os interessados poderão realizar suas matrículas até o dia 30 de agosto e, para isso, basta acessar o site Instituto YDUQS, ou visitar a unidade para fazer sua inscrição presencialmente. As aulas acontecerão a partir do dia 05 de setembro.

Segundo os últimos registros do IBGE sobre o tema, existem 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais no Brasil. Diminuir esta estatística para que esse grupo tenha autonomia para utilizar o transporte público, ir ao banco, entender uma prescrição médica ou apenas desfrutar dos diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje é um grande desafio.

Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio explica que o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, promovido pelo Instituto YDUQS em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. “Mais de 800 pessoas já passaram pelo programa e a cada edição implementamos a ação em novas unidades de ensino. Transformar vidas, é isso que a gente faz por aqui”, comenta.

O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja iniciativa busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania.

Com uma metodologia própria para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, o programa possui duração de quatro meses. Os estudantes matriculados terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio – como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – e o corpo docente da instituição.

As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração. A proposta é que ao final do curso os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel.

Você conhece alguém que gostaria de aprender a ler e escrever? Compartilhe essa iniciativa.

SERVIÇO

Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos

Onde: Estácio Alexandrino –  Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim

Inscrições e informações por meio do site: Instituto YDUQS 

Secretta combina Mari Fernandez, Henry Freitas e Dubdogz com open bar premium no Espaço Di Trento

Em clima de mágica e com truques revelados, a Festa Secretta chega a sua edição de 2022 nesta sexta-feira (19), a partir das 21h, no Espaço Di Trento.

Numa combinação de atrações nacionais e um Open Bar Premium, a Secretta está perto de esgotar sua venda de ingressos.

Com organização das empresas Oxent e Clap, a festa vai levar ao Espaço Di Trento Mari Fernandez, Henry Freitas, Dubdogz, Sandeville e Felipe BZ como atrações.

Somado às atrações, um Magic open bar com uísque Chivas 12 anos, vodka Absolut, gin Beefeater e cerveja puro malte, além de água, refrigerante e água tônica.

Com apenas 21 anos de idade e um pouco mais de um ano de carreira, Mari Fernandez já é considerada uma das grandes vozes femininas da música brasileira.

Provando seu talento como cantora e compositora, ela soma mais de sete milhões de ouvintes no Spotify e mais de 723 milhões de visualizações no Youtube.

Além disso, conseguiu emplacar 11 músicas ao mesmo tempo nas principais paradas, sendo oito delas faixas do audiovisual “Mari Fernandez Ao Vivo Em Fortaleza”.  O projeto contou com a participação especial de nomes como Xand Avião, Simone e Simaria, Nattan e Zé Vaqueiro.

Mari Fernandez foi, recentemente, considerada a artista revelação do São João, atingindo a marca histórica de 120 mil pessoas em sua apresentação em Campina Grande. Ela é a 2ª artista feminina mais ouvida do Spotify e a 4ª do Youtube.

Já Henry Freitas também é cantor e compositor leva aos palcos um repertório com muitos hits além de canções de sua autoria. Isso sem falar no carisma que é uma das marcas em seus shows.

Prova disso foi a verdadeira maratona nos palcos do Nordeste que começou em junho durante os festejos juninos.

Já os irmãos Marcos Ruback Schmidt e Lucas Ruback Schmidt formam o Dubdogz, que já tem mais de 10 anos de carreira.

A faixa autoral “Techno Prank”, o primeiro grande hit do duo, contabiliza mais de 57 milhões de transmissões. Já a música “Infinity”, em parceria com Bhaskar, chegou ainda mais longe: mais de 78 milhões de plays e ficando entre as músicas mais tocadas da França e Alemanha.

Os ingressos continuam à venda no site outgo, na loja DStore, na Avenida Hermes da Fonseca, e na Óticas Diniz. do Midway. Mais informações no perfil @festasecretta no Instagram.

Casa Durval Paiva será anfitriã da 22ª edição do CONVOCC

Congresso Nacional de Voluntários das Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONVOCC – será realizado de 21 a 23 de setembro, no Hotel Holiday Inn, onde serão discutidos temas importantes sobre o envolvimento dos voluntários na causa

A Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) realiza a 22ª edição do Congresso Nacional de Voluntários das Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONVOCC), de 21 a 23 de setembro, no Hotel Holiday Inn, tendo como entidade associada anfitriã a Casa Durval Paiva.

O CONVOCC é destinado a promover a confraternização dos voluntários da causa do câncer infantojuvenil de todas as 47 instituições associadas à CONIACC. Durante o congresso, serão discutidos temas importantes sobre o envolvimento dos voluntários na causa, os cuidados para com os assistidos, os cuidados para quem cuida dos assistidos, o apoio pedagógico às crianças e adolescentes com câncer, como enfrentar as dificuldades do contato com as crianças doentes, dentre outros.

Será, também, a oportunidade das instituições, através dos seus voluntários, apresentarem trabalhos voltados para o acolhimento e assistência de crianças e adolescentes, realizados em suas localidades de atuação. Participarão, como palestrantes, profissionais da área da saúde, especificamente da oncologia pediátrica, e voluntários da causa, que relatarão suas experiências vividas com o público.

“Será um momento de interação entre todos os que compõem o cenário da luta contra o câncer infantojuvenil, bem como, uma oportunidade para aprender e partilhar conhecimento, com o intuito de salvar ainda mais vidas”, comenta Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva.

Os interessados poderão efetuar sua inscrição através do link: https://bit.ly/Convocc.

Fecomércio: Balança comercial tem superávit de US$ 1,173 bilhão na 2ª semana de agosto

A balança comercial brasileira registrou superávit comercial de US$ 1,173 bilhão na segunda semana de agosto de 2022. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 15, pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia, o valor foi alcançado com exportações de US$ 7,180 bilhões e importações de US$ 6,007 bilhões.

Em agosto, o resultado comercial acumula superávit de US$1,966 bilhão. No ano, o saldo é positivo em US$ 41,856 bilhões.

A média diária das exportações registrou nas duas primeiras semanas de agosto aumento de 11,7% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, com alta de 47,9% em Agropecuária, queda de 30 0% em Indústria Extrativa e crescimento de 27,7% em Indústria de Transformação.

Já as importações subiram 33,3%, com alta de 31,5% em Agropecuária, crescimento de 2,1% em Indústria Extrativa e, crescimento de 36,3% em Indústria de Transformação.

Fonte: Exame