Associados da CDL Natal votam pela renovação do mandato do presidente José Lucena

Na quinta-feira, dia 18 de abril, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal – CDL promoveu assembleia extraordinária com os associados premium, que têm direito a voto, para atualização do estatuto que rege as atividades da entidade.

Durante a reunião, o presidente da CDL Natal, José Lucena, compartilhou as ações e projetos que a diretoria tem realizado. Falou das perspectivas e planos para os próximos anos. Lucena destacou ainda os esforços em prol do fortalecimento e capacitação do comércio local.

Durante a assembleia, os associados decidiram por unanimidade pela renovação do mandato do empresário José Lucena ao cargo de presidente por mais quatro anos. A recondução demonstra a confiança e o reconhecimento dos associados em relação ao trabalho e liderança, reafirmando o compromisso da CDL Natal em continuar sendo voz ativa e representativa do comércio local. “Essa recondução é um reconhecimento pelo trabalho que José Lucena vem desenvolvendo junto aos comerciantes e defendendo a classe empresarial aqui dentro de Natal”, afirmou Habib Chalita, presidente do Sindicato de Hotéis.

O empresário Afrânio Miranda, diretor da CDL, também comentou a decisão. “Essa recondução é mais que justa. É um reconhecimento pelo trabalho que ele vem fazendo em prol do comércio de Natal, se doando para CDL e para poder melhorar o comércio local”, comentou.

Jeová Lins, superintendente do Banco do Nordeste destacou a atuação de José Lucena à frente da CDL Natal. “Lucena é um empresário muito atuante no mercado. Tem visão de negócio, valoriza parcerias e prioriza o comércio local. Essa recondução por mais 04 anos vai fortalecer ainda mais o comércio de Natal, afirmou Jeová Lins.

Um dos associados mais presentes e atuante da CDL Natal, o empresário Dijosete Veríssimo reforçou a fala dos demais empresários. “A CDL Natal está recebendo um verdadeiro prêmio. A atuação de Lucena na nossa instituição tem sido maravilhosa. Doando seu tempo, saindo de suas empresas para ajudar a fortalecer o comércio local. Ele realmente merece, e quem ganha com isso, somos todos nós associados”, finalizou.

Com a atualização estatutária e a continuidade da gestão de José Lucena, a CDL Natal reafirma seu compromisso com o fortalecimento do setor comercial, bem como com o apoio e o desenvolvimento dos seus associados, buscando sempre novas oportunidades e soluções para os desafios que se apresentam no cenário empresarial contemporâneo. “Estamos felizes em receber esse voto de confiança dos nossos associados. Vamos continuar trabalhando para fortalecer, promover e desenvolver o comércio local. A CDL Natal é a casa do empresário, e não medimos esforços para entregar a eles a melhor experiência”, afirmou.

Eudiane Macedo alerta que atraso no IPTU leva a leilão de casas na Zona Norte

A deputada estadual Eudiane Macedo (PV) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (18), durante sessão ordinária, para tratar da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), especialmente na Zona Norte de Natal. De acordo com a parlamentar, a cobrança do imposto tem preocupado os proprietários dos imóveis.

“Mesmo existindo a possibilidade de parcelamento, a prefeitura precisa conscientizar a população de maneira mais clara e dizer que o atraso no pagamento do imposto pode levar ao leilão da casa. Além disso, o cidadão que paga seus impostos, mesmo com tamanha dificuldade, precisa ter um retorno como uma rua calçada, uma coleta de lixo regular, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que funcione, dentre outros serviços”, discursou.

A parlamentar ressaltou que diariamente recebe pessoas em seu gabinete e em casa, preocupadas com a possibilidade de leilão das casas que estão com o Imposto em atraso e o proprietário não tem condições de pagá-lo. “Recebo diariamente pessoas na minha casa, no meu gabinete, no meu escritório na Zona Norte, preocupadas porque o oficial de justiça diz que o imóvel será leiloado. Precisamos encontrar formas e possibilidades para que esse pagamento seja feito, mas dentro das condições de cada um. E essa situação deve ficar clara nas campanhas da prefeitura. As consequências do não pagamento também devem ser divulgadas”, sugeriu.

Na ocasião, Eudiane Macedo também fez um apelo a prefeitura para que os impostos pagos pelos moradores da Zona Norte sejam investidos naquela região. “Nosso apelo a Prefeitura é que esses investimentos sejam prioridades nas comunidades e que a população, mesmo com tanto aperto financeiro, pague o imposto e tenha retorno através de melhorias em seu bairro”, cobrou.

Chico Bethoven e “Choro do Elefante” se apresentam no Teatro Alberto Maranhão nesta sexta (19)

Nesta sexta-feira (19), o Teatro Alberto Maranhão recebe uma apresentação especial em celebração ao Dia Nacional do Choro. O saxofonista Chico Bethoven e o grupo “Regional Choro do Elefante” unirão seus talentos para contar a história desse gênero musical brasileiro emblemático, através de um repertório que reflete sua evolução ao longo dos anos.

O evento faz parte da programação do projeto “Abril das Artes”, uma iniciativa promovida pelo Governo do RN, em conjunto com a Secretaria Extraordinária de Cultura e a Fundação José Augusto (FJA). A entrada será gratuita, permitindo que todos os interessados tenham acesso à cultura e à música de qualidade.

O Choro, reconhecido como o primeiro gênero musical urbano do Brasil, teve sua importância histórica oficializada neste ano de 2024, quando foi registrado no Livro das Formas da Expressão pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), sendo reconhecido como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. A data escolhida para comemorar essa manifestação cultural é o dia 23 de abril.

Circuito Food & Jazz encerra temporada 2024 em Natal com programação gratuita na Praça dos Gringos

O Circuito Food & Jazz 2024 chega ao seu emocionante encerramento na etapa Natal, com dois dias repletos de música ao vivo, experiências gastronômicas e entretenimento cultural na icônica Praça Ecológica de Ponta Negra, conhecida carinhosamente como “Praça dos Gringos”.

Nesta sexta-feira e sábado, dias 19 e 20, a festa ganha ainda mais vida com apresentações musicais ao vivo, uma praça de alimentação de dar água na boca, feirinha de artesanato e produtos alimentícios e o evento Cozinha Show com a realização de 06 aulas show de chefs convidados, seguidas sempre de degustação.

Após o sucesso das ações de lançamento com a Street Band passando pelos estabelecimentos participantes, o evento chega à reta final com dois eventos gastronômicos imperdíveis que prometem encantar os paladares mais exigentes da região, além de continuar com a programação nos restaurantes parceiros que prepararam durante os 10 dias de festival entradas, pratos, drinks e sobremesas exclusivas, tudo a preços fixos e promocionais.

A Cozinha Show terá Aulas com Verlândia Morais, Jorge Lucena, e os chefs Welder Albuquerque, Elizabeth Assunção, Warison Albino e Renata Lopes. Já a programação musical contará com apresentações da Bossa & Jazz Street Band, Renato Carvalho Afro Latin Jazz, Liz Rosa, Choro do Caçuá e o Tributo a Tim Maia com Jô Bay & Big Band.

O Circuito Food & Jazz 2024 é uma iniciativa da Juçara Figueiredo Produções, realizada nas cidades de Mossoró, Caicó e Natal, com o patrocínio da Coca-Cola e Eisenbahn por meio do Programa Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Rio Grande do Norte, e o apoio do Senac RN, UnP, Abrasel, Revista Deguste e Intertv RN. Em Natal, o evento conta com o apoio local da Prefeitura Municipal de Natal e do Natal Shopping.

Para mais informações sobre a programação completa do evento e para acessar o formato mobile, visite https://linktr.ee/foodjazzbrasil.

rogramação detalhada:

SEX 19/04
17:00 ÀS 20:00 – COZINHA SHOW FOOD & JAZZ NATAL
17:00 – 1a AULA SHOW: CHEF ELIZABETH ASSUNÇÃO
TEMA: Verde milho, doce milho
18:00 – 2a AULA SHOW: CHEF WARISON ALBINO
19:00 – 3a AULA SHOW: CHEF WELDER ALBUQUERQUE
TEMA: Cozinha Praieira: Peixe na brasa e tapioca do pescador
20:00 ÀS 23:30 – APRESENTAÇÕES MUSICAIS FOOD & JAZZ NATAL
20:00 – BOSSA & JAZZ STREET BAND
Banda de Jazz de rua, inspirada em uma das maiores tradições musicais do Jazz, inicia sua apresentação no pavilhão, passando pelo público até a frente do palco onde se apresenta até o início do primeiro show e novamente no intervalo entre os shows
20:30 – RENATO CARVALHO AFRO LATIN JAZZ
O saxofonista e compositor carioca Renato Carvalho Iniciou seus estudos em saxofone popular aos 15 anos na cidade de Natal. Ao decorrer de sua carreira atuou como “sideman” ao lado de importantes músicos como Antônio de Pádua, DiStéffano, Dudu Galvão, Haley Isadora, Dani Cruz, Rogério Pitomba, Eduardo Taufic e foi integrante solista da Big Band Jerimum Jazz e da Parnamirim Jazz Sinfônica. Para o palco do Food & Jazz traz um show dedicado às influências africa-nas e latinas presentes no jazz nacional e internacional.
22:00 – LIZ ROSA
Cantora e produtora nascida em Natal e radicada em Nova Iorque, viveu por 9 anos no Rio de Janeiro, apresentando-se em alguns dos mais importantes espaços da cidade aparecendo em programas de TV e dividindo o palco com artistas como João Bosco, João Donato, Leila Pinheiro, Luiz Carlos Miele e Roberto Menescal. Em 2016 mudou-se para Nova Iorque (EUA), onde vive desde então. Em pouco tempo a cantora teve seu talento reconhecido na cena nova-iorquina do jazz e apresenta-se frequentemente em importantes clubes de Jazz como Mezzrow, 55 Bar, Zinc, Jazz Forum, The Django e Birdland. Como legítima representante do “Brazilian Jazz” e acompanhada de músicos que são referência da cena local de jazz e música instrumental, Liz fará um show dedicado a esse estilo aclamado mundialmente.
LOCAL: ARENA FOOD & JAZZ (PRAÇA DOS GRINGOS)
VALOR: GRATUITO

SÁB 20/04
17:00 ÀS 20:00 – COZINHA SHOW FOOD & JAZZ NATAL
17:00 – 1a AULA SHOW: CHEF RENATA LOPES
TEMA: Arte e rituais do fazer no Rio Grande do Norte: Camarão papa-jerimum
18:00 – 2a AULA SHOW: VERL NDIA MORAIS
TEMA: Queijos e Harmonizações
19:00 – 3a AULA SHOW: JORGE LUCENA
TEMA: Cozinha criativa: Rango que alimenta de verdade
20:00 ÀS 23:30 – APRESENTAÇÕES MUSICAIS FOOD & JAZZ NATAL
20:00 – BOSSA & JAZZ STREET BAND
Banda de Jazz de rua, inspirada em uma das maiores tradições musicais do Jazz, inicia sua apresentação no pavilhão, passando pelo público até a frente do palco onde se apresenta até o início do primeiro show e novamente no intervalo entre os shows
20:30 – CHORO DO CAÇUÁ
Sob a batuta do músico multi-instrumentista, cantor, compositor e professor Carlos Zens, o grupo Choro do Caçuá nasce com a inspiração de realizar na Praça Pe. João Maria, junto à Estação do Cordel no centro histórico de Natal, um Concerto Popular na rua, por reconhecer que em qualquer tempo e local temos a oportunidade de nos comunicar através da arte de forma simples com beleza, gentileza e harmonia. Recentemente reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Brasil, o chorinho marca presença no Food & Jazz como um estilo musical genuinamente nacional e cheio de “temperos”.
22:00 – TRIBUTO A TIM MAIA COM JÔ BAY & BIG BAND
Um tributo ao mestre da Soul Music brasileira preparado com exclusividade e muita dedicação pelo violonista, cantor e compositor Jô Bay, trazendo para o encerramento do Food & Jazz Natal uma Big Band de 15 músicos para sacudir Ponta Negra e fazer todos cantarem os grandes clássicos do eterno síndico.
LOCAL: ARENA FOOD & JAZZ (PRAÇA DOS GRINGOS)
VALOR: GRATUITO

Hoje é Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Natal

 Outback e Aussie apresentam um cardápio variado para todos os tipos de amizade

Natal, 18 de abril de 2024 – O Dia do Amigo é comemorado popularmente, hoje, dia 18 de abril, e para quem quer aproveitar a data de forma especial, o Outback Steakhouse e o Aussie trazem inúmeras dicas. Para comemorar, os restaurantes do grupo Bloomin’ Brands oferecem diversas opções em seus cardápios para todos os tipos de amizade.

Confira as dicas:

Rodízio no Outback
Ideal para celebrações e confraternizações, o Outback Steakhouse anunciou o retorno do rodízio. Os amantes da marca podem escolher entre duas opções irresistíveis: por R$99,90, os consumidores podem optar pelos aperitivos acompanhados de refrigerante ou Iced Tea à vontade. Já por R$109,90, a experiência conta com os famosos chopps Brahma servidos em canecas congeladas à vontade. Ambas as modalidades acompanham os clássicos aperitivos do Outback, incluindo a irresistível Billy Ribs, Kookaburra Wings, Fritas com Cheddar, Nachos e Bloom Petals.

O rodízio está disponível durante todo o horário de funcionamento de segunda a sexta-feira e aos domingos das 17h às 20h. Em Natal, a marca conta com uma unidade em no shopping Midway Mall.
Aussie para compartilhar

Com opções divertidas no estilo Sweet and Hot Spicy, o Aussie, restaurante que traz como carro-chefe a proteína de frango, oferece opções deliciosas para a galera. A dica é pedir o combo para compartilhar, são dois sanduíches à escolha, mais dois acompanhamentos e duas bebidas, por apenas R$ 54,90. Outra opção é o Crispy Chicken Tender, tirinhas de frango, que são suculentas, empanadas na hora e preparadas com mix de temperos que despertam uma crocância única, para dividir com todos. Na capital, o restaurante funciona via delivery e atende diversos bairros da cidade.

Sobre o Aussie
O Aussie possui 100 operações no Brasil via delivery e está presente em 35 cidades, 16 estados e no Distrito Federal, além de restaurantes físicos em São Paulo e Rio de Janeiro. Tendo a proteína do frango como carro-chefe do seu menu, a marca tem em seu DNA o conceito Sweet and Spicy, e prioriza o sabor, a mistura de ingredientes frescos e temperos marcantes. Aussie explora o mundo em busca de inspirações para criar combinações com sabores intensos, que transformam a experiência de comer em entretenimento. A rede de restaurantes foi criada em 2019 na Arábia Saudita, expandindo posteriormente para outras regiões como Hong Kong e EUA. A primeira operação brasileira da marca foi inaugurada em 2020, em São Paulo. Aussie pertence ao grupo Bloomin’ Brands, que também conta com as marcas Outback Steakho use e Abbraccio no país

Programa Keep it Local inicia nova etapa de qualificações para estimular emprego no setor eólico

Nesta edição, o foco das ações são os municípios de Jandaíra e Guamaré: Serão 180 horas de curso, com o objetivo de preparar “assistentes operacionais de energia eólica”

 

Teve largada, oficialmente, a nova edição do Programa Keep it Local no Rio Grande do Norte – iniciativa que oferece capacitação profissional gratuita para estimular oportunidades de emprego em regiões com baixa densidade populacional e investimentos em parques eólicos.

 

Nesta edição, o foco das ações são os municípios de Jandaíra e Guamaré, distantes cerca de 116 km e 165 km, respectivamente, da capital, Natal.

 

O público-alvo da formação são 101 participantes, entre homens e mulheres – número expandido em 80,35% em relação às 56 vagas inicialmente previstas no processo seletivo, em razão da alta demanda registrada na região e da qualidade das candidaturas.

 

O Programa é promovido por meio de parceria entre a EDP Renováveis (EDPR), líder mundial em energias renováveis, e a Vestas, líder em fabricação, venda, instalação e manutenção de turbinas onshore e offshore no mundo. Serão 180 horas de curso, com o objetivo de preparar “assistentes operacionais de energia eólica”.

 

Oportunidade

O curso teve início nesta segunda-feira (15) e será ministrado até 19 de junho, pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI do Rio Grande do Norte, principal centro de formação profissional do SENAI no Brasil voltado ao setor eólico.

 

“Eu vejo como uma oportunidade de evoluir. Um leque de possibilidades que se abre não só no Rio Grande do Norte, mas até em outro estado do país”, disse a estudante Rafaela da Silva Costa, de 29 anos, uma das contempladas nesta edição, durante a aula inaugural do Programa. A programação foi realizada na Escola Municipal Prefeito José Assunção Costa, em Jandaíra, com transmissão ao vivo para a turma de Guamaré.

 

Prestes a concluir outro curso – técnico em segurança do trabalho – a aluna cita a nova formação como trilha para enriquecer o currículo e conquistar outros espaços no mercado: “Para mim, em termos de conhecimento, é de suma importância. E chega para agregar muito”.

 

Rafaela da Silva Costa, estudante: “É um leque de possibilidades que se abre não só no Rio Grande do Norte”

 

Impulso

Representantes das instituições envolvidas na iniciativa participaram da aula inaugural com os/as alunos/as. Jandaíra, Guamaré e comunidades do entorno foram contemplados por abrangerem inúmeros projetos eólicos em fases de desenvolvimento, construção e operação. O Rio Grande do Norte é líder nacional no setor.

 

A coordenadora social da EDP Renováveis, Osiani Moraes, ressaltou, na abertura do Programa, que o Keep it Local existe desde 2021 em parceria com a Vestas. A primeira edição foi realizada na Espanha, com o objetivo de qualificar a mão de obra nos municípios vizinhos aos empreendimentos e impulsionar o desenvolvimento das pessoas. No Brasil, as empresas realizaram o primeiro Keep It Local no ano passado. O foco, na ocasião, foi um curso de operação e manutenção de parques eólicos, oferecido no município de Caiçara do Rio do Vento, também no Rio Grande do Norte.

 

“Eu espero que vocês possam, no final, dizer ‘valeu a pena’”, ressaltou a coordenadora, diante de olhares atentos nas turmas. “Não se limitem somente ao que vai ser passado em sala de aula. Sejam curiosos/as, busquem. Pensem que o mercado lá fora vai querer que vocês estejam realmente preparados/as”.

 

Nialfe Ferreira, gerente de operações da Vestas, observou que “o objetivo é incentivar cada vez mais as comunidades e os municípios com a potência dos projetos eólicos”. Ele disse  se enxergar nas pessoas que participam – ao lembrar que 15, 16 anos atrás, estava, ele próprio, em busca da primeira oportunidade no setor. Segundo o executivo, quem deseja ingressar e avançar no mercado “precisa ter consistência na formação e não desistir diante de possíveis adversidades”. Ele destacou o compromisso da EDPR, SENAI e Vestas em incentivar a diversidade e a igualdade de gênero no mercado, fazendo menção à participação de mulheres nas turmas.

 

Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER, e Marcela Duarte, coordenadora de educação da instituição, detalharam políticas de ensino do SENAI e outras informações-chaves para os/as estudantes.

 

“A gente começa hoje. São mais ou menos dois meses de curso, e o que nós queremos ao final é entregar a vocês o certificado de conclusão com êxito. Aproveitem a oportunidade. Vocês vão sentir o quanto foi importante acreditar no processo e estar aqui todas as noites, de segunda a sexta”, incentivou a diretora.

 

Márcio Janes Rodrigues, 21, é técnico em segurança do trabalho e já trabalhou no almoxarifado de uma empresa do setor. Agora, quer tentar outras oportunidades. “Eu vi que o curso seria em Jandaíra, perto da minha casa, e gratuito. É uma oportunidade única na vida da pessoa”, disse.

 

Márcio Janes Rodrigues já trabalhou no almoxarifado de uma empresa do setor e, a partir do curso, quer tentar outras oportunidades

 

João Ferreira de Morais Junior, 39, atuou como auxiliar de laboratório para empreendimentos em construção. “O plano é expandir conhecimentos e ir além”.

 

Seleção

O processo seletivo incluiu inscrição presencial, entrega de documentos que comprovam o cumprimento dos pré-requisitos; teste de conhecimentos gerais em energia eólica e entrevista. Em Jandaíra, foram convocadas 26 pessoas e, em Guamaré, 75. Entre os pré-requisitos, precisavam ter 18 anos ou mais e ensino médio completo.

 

As aulas começaram a ser conduzidas pelo instrutor de educação e tecnologias do SENAI CTGAS-ER, Jeferson Tondo Alves, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com ênfase em geração de energia elétrica por turbinas eólicas.

 

A formação será realizada de forma presencial em Jandaíra, com aulas transmitidas online, ao vivo, para Guamaré. “O objetivo de fazermos nesse formato é ampliar oportunidades, contemplando um maior número de participantes perto dos empreendimentos da EDP Renováveis e da Vestas”, diz a diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira.

 

Imagem mostra parte da aula inaugural do Programa em Jandaíra: Formação será realizada de forma presencial no município, com aulas transmitidas online, ao vivo, para Guamaré

 

Ela explica que um estudo será conduzido após o curso, para avaliar o índice de empregabilidade: “A intenção é fazer um monitoramento dos/as egressos/as durante um ano para perceber o impacto da qualificação no emprego”.

 

Vagas gratuitas para Treinamento GWO/BST, do inglês Basic Safety Training (Treinamento Básico de Segurança), também serão oferecidas pelo Programa, como atividade complementar para aperfeiçoamento de participantes que já possuem formação técnica. O Programa é realizado com o apoio das prefeituras.

Como a oxi-combustão pode contribuir para a descarbonização mundial

 

Conheça mais sobre a tecnologia e suas vantagens para o setor industrial

São Paulo, março de 2024 – Na busca contínua por eficiência e sustentabilidade nas operações industriais, as tecnologias de oxi-combustão emergem como uma alternativa eficaz. A combustão com oxigênio puro traz benefícios substanciais, como o aumento na eficiência da queima e redução das emissões de poluentes. Embora a adoção desse processo no Brasil tenha sido gradual, setores-chave, como a indústria siderúrgica, a metalúrgica e a de vidro, já o utilizam ativamente para alcançar ganhos em termos de produtividade e conformidade com padrões ambientais mais rigorosos.

De acordo com Edson Basilio, Gerente de Aplicações e Desenvolvimento da Air Products na América Latina, empresa global líder em soluções de gases industriais, a oxi-combustão envolve a substituição do ar por oxigênio puro ou enriquecido no processo de combustão, resultando em uma chama mais eficiente e controlada. “Isso não apenas aumenta a eficiência térmica, mas também reduz as emissões de gases poluentes, tornando-se uma abordagem atraente para a descarbonização”, explica.

TECNOLOGIA REVOLUCIONÁRIA

Uma das últimas tecnologias neste contexto é o sistema de queimadores Cleanfire HRx, inovação em oxi-combustão, desenvolvida pela Air Products. “O queimador HRx possuí eficácia para alcançar maior eficiência de fusão, menores emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) e maior controle da chama. Esses queimadores não apenas reduzem as emissões de gases de efeito estufa, como o NOx, mas também promovem operações mais econômicas e sustentáveis devido à eficiência operacional da tecnologia, além da otimização da eficiência energética”, explica Basilio.

O sistema Cleanfire HRx Burner da empresa representa uma inovação significativa na queima de oxigênio, permitindo o escalonamento de quase 100% do oxigênio do queimador. “Isso é alcançado mantendo a estrutura da chama, preservando a mistura ideal de combustível e oxigênio. O HRx Burner demonstrou ser capaz de melhorar a eficiência de fusão, reduzir as emissões de NOx e proporcionar maior controle sobre o comprimento da chama”, diz Basilio.

Na indústria de vidro, a Air Products implementou os queimadores de chama plana com alta performance onde foi desenvolvido o estagiamento com oxigênio, de modo a aumentar a eficiência e reduzir a manutenção do equipamento, com isso a tecnologia da empresa teve bons resultados para solucionar esses problemas de desgastes de refratários ou superestruturas de fornos, oferecendo maior controle sobre o queimador e ajustando a chama para garantir estabilidade e eficiência operacional.

“O Cleanfire HRx Burner supera os desafios anteriores, expandindo os limites de estagiamento de oxigênio com segurança. Introduzindo tanto estágios ou injeções de oxigênio sob a chama quanto sobre a chama, o HRx Burner oferece maior controle operacional”, aponta. Conforme o especialista, esta flexibilidade é essencial para operar em três diferentes modos: o melt mode, para fusão eficiente, foam control mode, para redução de espuma secundária, e split mode, para o equilíbrio.

OUTRAS VANTAGENS

A tecnologia ainda oferece vantagens em fornos comerciais. Segundo Basilio, em uma demonstração em um forno de vidro de garrafas âmbar de 400 TPD, a mudança para o HRx Burner reduziu defeitos de vidro, emissões de NOx e consumo de combustível. Em outro caso, a aplicação do HRx Burner em um forno de vidro de embalagem transparente de 290 TPD reduziu a espuma em cerca de 90%, levando à diminuição na temperatura da superestrutura do forno e no consumo de combustível.

“A tecnologia Cleanfire HRx representa um avanço significativo na queima de oxigênio, proporcionando benefícios substanciais em termos de eficiência, controle operacional e qualidade do vidro. A capacidade de estender os limites de estagiamento de oxigênio com segurança, juntamente com a flexibilidade de operação em diferentes modos, torna o HRx Burner uma solução eficaz para a descarbonização, eficiência energética e controle de qualidade em processos de fusão de vidro oxi-combustível, principalmente porque este queimador pode trabalhar com qualquer mescla de hidrogênio e gás natural como combustível, ou seja, este já é um queimador preparado para o futuro onde a busca por zero emissões de carbono será inevitável e o HRx Burner está pronto para trabalhar com até 100% hidrogênio”, afirma Basilio.

CONEXÃO INTERNACIONAL

Conforme Basilio, nos Estados Unidos, a empresa desenvolve essa tecnologia no seu centro de tecnologia especializado, que permite testes em tempo real que podem ser vistos por meio de câmeras remotas de vídeo e pela internet.  “Nosso sistema permite que o cliente acompanhe demonstrações e dados, em qualquer lugar do mundo, o que o ajuda na escolha do melhor equipamento para trabalhar em sua produção”, finaliza.

Sobre a Air Products

A Air Products é uma empresa global líder em soluções de gases industriais e está presente em diversos segmentos industriais em todo o mundo. Com uma história de inovação e excelência em seus produtos e serviços, a empresa continua buscando impulsionar a indústria com soluções de alta qualidade e sustentáveis. A companhia atende clientes em toda a América do Sul e está comprometida em fornecer soluções que contribuam para o progresso e crescimento de seus clientes e parceiros.

Vilipêndio de cadáver: legislação brasileira criminaliza atos praticados contra mortos

 

Ações como ultrajar um corpo sem vida, suas cinzas ou ossos, seja por gestos, atos ou palavras, são consideradas crimes, afirma jurista do CEUB

O vídeo envolvendo um idoso morto numa agência bancária do Rio de Janeiro causou comoção nacional. De acordo com exames realizados pelo SAMU, há indícios de que a morte tenha ocorrido horas antes da chegada à agência bancária. A suposta cuidadora Erika de Souza Nunes foi detida em flagrante sob acusações de tentativa de furto mediante fraude e vilipêndio ao cadáver. Professor de Direito Penal do Centro Universitário de Brasília (CEUB), Victor Quintiere, explica a definição legal do ocorrido e como se aplica a casos como estes.

De acordo com o professor, o vilipêndio de cadáver, previsto no Artigo 212 do Código Penal Brasileiro, é, de fato, considerado crime. O ato consiste em ultrajar um cadáver ou suas cinzas, seja por gestos, atos ou palavras, e é uma infração autônoma na legislação, sujeita à pena de detenção de um a três anos, além de multa. “Sobre este incidente em específico, a polícia investiga as circunstâncias nas quais o senhor já falecido pode ter sido alvo de ações dolosas por parte de sua cuidadora, visando obter vantagens pessoais ou para terceiros”, esclarece.

A fraude, dentro do contexto do crime de furto, pode ser utilizada para a apropriação da coisa ou para o seu oferecimento, esclarece Victor Quintiere. Enquanto o estelionato, é empregado para enganar a vítima, levando-a a entregar seu patrimônio ao agente. “Todas as questões serão apuradas pela polícia, incluindo oitivas dos envolvidos e verificação de indícios de prática criminosa. Caso seja comprovada a conduta dolosa, a cuidadora poderá ser responsabilizada”.

O professor de Direito Penal do CEUB considera que o incidente levanta questões complexas, como a possibilidade de cometer crimes contra uma pessoa já falecida e a necessidade de investigar o estado e as condições do indivíduo antes de sua morte.

“Todos esses aspectos devem ser cuidadosamente analisados para chegar a conclusões jurídicas adequada. A investigação é fundamental para verificar, por exemplo, se houve testemunhas que atestam que o indivíduo estaria vivo momentos antes da chegada na agência. Circunstância que deverá ser analisada em conjunto com a prova pericial produzida.”

Para seguir com a investigação, Victor menciona a importância de considerar a metodologia utilizada nos exames realizados no corpo, como o realizado pelo SAMU, e a permissão que as partes interessadas, como a cuidadora, tenham acesso a assistentes técnicos para verificar a validade científica dos resultados. “Este é um caso que ilustra a complexidade das investigações criminais e a importância de garantir que todos os aspectos sejam devidamente examinados antes de se chegar a qualquer conclusão jurídica”, acrescenta o especialista.

Crimes contra o respeito aos mortos

De acordo com a legislação brasileira, os mortos são classificados como objetos, porém são dignos de respeito. Nesse sentido, a criminalização de condutas contra falecidos serve para preservar o sentimento que pessoas vivas têm com relação aos entes queridos que morreram. Confira outras condutas previstas pelo Código Penal brasileiro que regem o respeito aos mortos:

Art. 209 Interferir ou perturbar um funeral ou cerimônia fúnebre, com detenção, de um mês a um ano, ou multa. Parágrafo único: Se houver violência, a pena é aumentada em um terço, sem prejuízo da pena correspondente à violência.

Art. 210 | Violar ou desrespeitar um túmulo ou urna funerária, sujeito a reclusão, de um a três anos, e multa.

Art. 211 | Danificar, roubar ou esconder um cadáver ou parte dele, com reclusão, de um a três anos, e multa.

Fecomércio RN celebra 75 anos de apoio ao empreendedorismo potiguar

Aniversário da maior entidade representativa do comércio potiguar será marcado por fórum, que discutirá pautas econômicas e temas ligados ao empreendedorismo

 

Em 2024, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) completa 75 anos de história. Criada em 1949, a instituição atua em defesa dos interesses do setor produtivo e lidera um grande sistema de desenvolvimento social. Com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a entidade promove ações para levar qualidade de vida e capacitação profissional à população potiguar.

 

“Ao longo desses 75 anos de atuação, a Fecomércio tem se reinventado para acompanhar as necessidades dos segmentos que representa e que são os pilares da economia norte-rio-grandense. Além de trabalhar para promover um ambiente de negócios sustentável e com segurança jurídica, nossas ações têm grande impacto social. Somente em 2023, foram mais de 1,6 milhão de atendimentos que fizeram a diferença na vida dos potiguares”, afirma o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

 

Fórum marca início das comemorações

A primeira ação em comemoração ao aniversário da entidade será o Fórum Fecomércio RN 75 anos, no dia 24 de abril, no Teatro Riachuelo, em Natal. Com o tema “Caminhos para o Futuro”, o evento, que tem apoio da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), reunirá 1.500 convidados e receberá o “Painel RN em Foco: Parcerias Público-Privadas (PPPs)”.

 

Com mediação do jornalista Osair Vasconcelos, o debate terá participação do economista Guilherme Mercês, que trará um panorama econômico do estado e oportunidades para ampliação da competitividade. A Coordenadora da Secretaria Executiva de PPP da Sefaz BA, Maíra Nieto, apresentará o case da Bahia na implementação de projetos nesta modalidade; e o secretário adjunto da Seplan RN, José Dionísio Gomes, que coordena o Programação de PPPs do Governo do Estado, falará sobre as ações em desenvolvimento.

 

O evento também contará com palestra da atriz e empresária Giovanna Antonelli, que falará sobre os desafios enquanto empreendedora, liderando iniciativas nos setores de beleza e licenciamento de produtos sob sua própria marca. A GiOLaser, um dos seus empreendimentos, celebrou recentemente seu décimo aniversário e atualmente opera 400 clínicas no Brasil.

 

Fechando a programação, haverá palestra-show do Maestro João Carlos Martins, um dos melhores pianistas do mundo. Aos 84 anos, ele estará pela primeira vez se apresentando na Capital Potiguar, ocasião em que contará sua trajetória de resiliência, superação e foco em resultados.

 

A programação ainda contará com o livro “Antes que seja tarde”, biografia de Militão Chaves, empresário pau-ferrense que foi o primeiro a ocupar a presidência da Fecomércio no Rio Grande do Norte.

Comemoração dos 49 anos de profissão de Toinho Silveira é destaque na Revista Caras

A celebração dos 49 anos de profissão do jornalista Toinho Silveira iniciada no mês de março em Dubai, foi destaque na Revista Caras, nesta terça-feira (16).

Toinho comemorou seus 49 anos de profissão com um coquetel para amigos e familiares, no navio Queen Elizabeth 2, em Dubai. As comemorações vão ocorrer até dezembro de 2024.