Dia D: UnP Roberto Freire será ponto de vacinação antirrábica neste sábado (13)

Iniciativa visa o controle da doença, que pode ser transmitida de cães e gatos para humanos

O Dia D de Vacinação Antirrábica acontece neste sábado (13), em Natal. Para receber o imunizante, os tutores de cães e gatos poderão levá-los até a Unidade Roberto Freire da Universidade Potiguar (UnP). A campanha acontece das 8h às 16h e é destinada para pets a partir de três meses de idade.

A Raiva (hidrofobia) é uma enfermidade que apresenta relevância no âmbito da saúde pública, sendo considerada uma zoonose que pode ser transmitida ao homem por cães e gatos.

Por ser uma doença imunoprevenível, uma das ações aplicadas no controle dessa enfermidade é a vacinação em massa de animais envolvidos no ciclo urbano da doença. A iniciativa minimiza os riscos de transmissão ao ser humano por reduzir a susceptibilidade animal, evitando que as pessoas adoeçam e venham a óbito.

NESTE DOMINGO – Morada da Paz realiza missa e homenagem especial em celebração ao Dia dos Pais

A data é um momento de homenagem e reflexão para aqueles que perderam os pais

 

O Dia dos Pais pode ser um dia para festejar a presença dessa importante figura familiar, mas para alguns é um momento de saudade e de lembranças com aqueles que se foram. Dessa forma, para relembrar essas histórias, o cemitério e crematório Morada da Paz, uma empresa do Grupo Morada, promove uma programação de celebrações presenciais neste domingo (14) em homenagem a todos os pais.

 

Em Emaús, serão realizadas duas cerimônias: a primeira a partir das 8h e a segunda a partir das 10h30, ambas na Sala de Velório Central. No Morada da Paz em São José de Mipibu, a celebração ocorrerá às 9h30.

 

Para quem não puder comparecer presencialmente, é possível deixar homenagens e mensagens de saudades no memorial on-line do ente querido na plataforma Morada da Memória, através do site moradadamemoria.com.br, onde também é possível compartilhar lembranças, fotos, vídeos e até mesmo acender velas virtuais.

 

Serviço: Dia dos Pais no Morada da Paz

Data: 14 de agosto de 2022 – domingo

Locais:

Morada da Paz Emaús – 8h e 10h30

Morada da Paz Mipibu – 9h30

LGPD é tema de Workshop na Coopmed

A Coopmed-RN realizará neste sábado (13), no auditório da Associação Médica, das 9h às 13h, a realização do Workshop  Prático LGPD, ministrado pela advogada e Gestora de Privacidade da Cooperativa, Dra. Fernanda Montenegro.

O Workshop parte do plano de conscientização e treinamento da Coopmed-RN, sendo um dos pilares do Programa de Adequação à LGPD, de acordo com as melhores práticas.

O evento visa possibilitar aos cooperados, colaboradores e operadores de dados a compreensão sobre os impactos e a responsabilidade das suas atividades profissionais quanto a proteção de dados de pacientes e colaboradores, bem como, os reflexos da Lei na própria vida privada de cada um.

O evento faz parte ao programa de educação continuada que a Coopmed pratica há alguns anos e será voltado exclusivamente ao cooperados e colaboradores.

Projeto estimula alunos a criarem startups para solucionarem problemas reais em Natal

Refletir sobre os problemas da sociedade e propor a criação de startup, empresas escaláveis de base tecnológica, como soluções para esses problemas é o objetivo do projeto Startup Academy, projeto de extensão da UFRN, desenvolvido pela Startup Roboeduc em parceria com o Colégio CEI (unidades Romualdo e Roberto Freire), no formato de disciplina eletiva para os alunos do Ensino Médio.

Segundo o professor Dr. Aquiles Burlamaqui (UFRN), o projeto surge da sinergia entre escolas, universidade e mercado, com metodologia aplicada dentro do contexto do Novo Ensino Médio. “Trazendo à tona temas como inovação, empreendedorismo e aplicação de uma metodologia que desenvolva tanto habilidades técnicas, quanto socioemocionais na formação de times interdisciplinares. Para a criação de uma startup de sucesso, pessoas com habilidades diferentes e complementares precisam trabalhar em conjunto para a criação de uma solução tecnológica útil para a sociedade”, explica.

A diretora pedagógica do Colégio CEI, Cristine Rosado enfatiza o papel da escola no incentivo aos novos conhecimentos para os estudantes. “O CEI é uma escola atenta às velozes e constantes transformações que vivemos e nossos alunos são estimulados a desenvolverem, como protagonistas, as competências necessárias para estarem preparados para os novos contextos”.

Além das habilidades e competências desenvolvidas na criação de uma startup estarem alinhadas às competências gerais da Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação, a startup é um tema com potencial de unir a sala inteira.

“Alguns alunos se identificam mais com tarefas de programação e desenvolvimento de protótipos, outros têm perfil mais criativo, e alguns querem trabalhar a gestão, estratégia e a liderança. A palavra Startup consegue unir todos esses perfis com o objetivo único de resolver problemas reais”, destaca o professor que coordena a Rede Laboratórios Natal da UFRN já foi berço de mais de 20 Startups, empresas atuando tanto no âmbito nacional quanto no internacional.

Durante as atividades em sala de aula os alunos são apresentados a conceitos e definições do universo das Startups, casos de sucesso, tipos de relacionamentos, aprendem a criar um modelo de negócios e a fazer a sua apresentação para investidores no formato de Pitch. Onde eles simulam que se encontraram com um grande investidor em um elevador e só tem o tempo do elevador para vender a sua ideia.

Os alunos também passaram por um Bootcamp, acampamento focado na imersão de tecnologias, que os ajudaram na construção de um MVP (Produto Mínimo Viável) de suas startups. Eles também participam de um Hackathon, uma maratona em que eles terão que criar times e aplicarem os conhecimentos adquiridos nas esferas de desenvolvedores de software, criação, designer, novas mídias e gestão, com o intuito de em um período curto de tempo criarem soluções inovadoras para algum problema específico.  E por fim, temos também visitas à universidade, visando colocá-los em contato com mentores, pesquisadores, mestres e doutores que estão trabalhando tanto em pesquisas aplicadas nos laboratórios quanto em startups reais. Atualmente os alunos estão finalizando seus modelos de negócios, criando o nome da startup e alguns já possuem até logo definida.

A brincadeira aliada a atividade física em pacientes oncológicos

Patrícia Marques de Barros – Pedagoga Casa Durval PaivaA classe hospitalar, bem como, a classe domiciliar da Casa Durval Paiva, trabalham com o objetivo de minimizar as perdas educacionais dos pacientes assistidos pela instituição, desse modo, além de seguir a grade curricular, também são inseridos os projetos pedagógicos temáticos, que são trabalhados.Considerando janeiro como um período de férias, a classe domiciliar não deixa de exercer seu papel, ou seja, de atuar com os atendimentos, mas, em especial, neste período, busca-se realizar atividades que promovam o bem estar físico e emocional dos alunos.A brincadeira, aliada a atividade física, faz um bem enorme aos estudantes, além de ter uma ótima adesão. Por passarem muito tempo acamados e/ou debilitados, os movimentos corporais vão perdendo estímulos importantes, principalmente, em adolescentes e crianças, ainda em fase de crescimento.Hoje, na era digital, tudo se torna mais difícil, tendo a tendência a estarem mais tempo deitados e/ou sentados, através da brincadeira, além de se divertirem, eles aprendem e se movimentar.

 Utilizando materiais, como cordas, bambolês, bolas e tatames são exercitados a coordenação motora, orientação espacial, identificação corporal, lateralidade, equilíbrio, concentração, raciocínio lógico, liderança, colaboração e espírito de equipe.O câncer pode deixar sequelas, inclusive físicas, daí a importância de atividades adaptadas. Em uma das tarefas, a ideia era jogar futebol, logo, o aluno A ficou intrigado, como vou jogar bola assim? (O mesmo tem diagnóstico de osteossarcoma; um tumor maligno ósseo, o que geralmente os deixam dependentes de muletas ou cadeira de rodas, durante algum tempo).O que ele não sabia é que era “o futebol no pano”, um longo tecido, com abertura de um lado e do outro para marcar o gol, ele jogou sentado, sacudindo o tecido com as mãos e não se contia de tanta alegria.Em seguida, a reflexão, que tudo na vida é adaptado e adaptável, para além do tratamento e dos conteúdos escolares, é importante trazer a brincadeira, também, como instrumento de aprendizagem e atividade saudável. Mostrando as infinitas possibilidades e capacidades de cada um, mesmo diante das suas limitações e particularidades.

Bosque Encena deste domingo recebe Mirabel e seus amigos

A Cia Era Uma Vez… volta ao palco do Bosque Encena neste domingo (14), às 10h, com o espetáculo “Mirabel e seus amigos”, que promete animar as crianças.Mirabel pertence a uma família em que todos tem dons mágicos, menos ela! E por isso ela vive em seu mundo da imaginação. Assim, Mirabel Madrigal contará histórias emocionantes e divertidas. Que tal conhecer duas delas? Frozen e Toy Story são contos que ela amava contar para o seu priminho Antônio antes de dormir.Venha se divertir com essa turma.O projeto Bosque Encena acontece graças à renúncia fiscal da Prefeitura do Natal através da Lei Djalma Maranhão e do aporte financeiro da Unimed Natal, Arena das Dunas e Colégio Prince, além do apoio do IDEMA e da Padaria Hora Do Pão.SERVIÇOEspetáculo: Mirabel e seus amigosCia: Era Uma Vez…Local: Anfiteatro Pau-Brasil | Parque das DunasEnd: Av. Alexandrino De Alencar, S/Nº – TirolDia: 14 de agostoHora: 10hAcesso ao Parque: R$ 1,00 (Um Real) – O espetáculo é gratuito!Contato para entrevistas: Juliana 988 478 755Uma realização: Sá de Paula Produções Criativas

Viva Petrópolis no bairro mais charmoso de Natal

No próximo sábado (13), o bairro mais charmoso de Natal vai ser palco de muita cultura, gastronomia, música e artes em um evento para reunir a família com lazer e entretenimento.O Viva Petrópolis acontece no trecho entre a Rua Potengi e a Avenida Campos Sales, das 16 às 23h. Uma programação planejada com teatro, shows musicais, espaço gastronômico e espaço pet são algumas das atrações do evento.E mais: exposição de artesanato, além de uma praça com food park. Para as crianças, tem apresentação dos Patrulheiros Caninos. Já no palco montado no evento, acontecem os shows de Diego Brasil e Os Chicos.No espaço pet, vai ter uma feirinha com produtos para os pets e um espaço para adoção. Além disso, adestradores vão participar do evento com oficinas de comandos básicos e brincadeiras para os pets. A organização também vai disponibilizar um play dog com muitas brincadeiras.Mais informações no perfil @VivaPetropolisNatal no Instagram.

Correios realiza alienação de bens móveis em Natal

Os Correios realizam, no próximo dia 22 de agosto, em Natal/RN, a venda de bens móveis inservíveis às atividades da estatal. Ao todo, estão sendo são disponibilizados 1.084 itens divididos em 9 lotes, incluindo empilhadeiras, equipamentos de refrigeração, smartphones, eletroeletrônicos, cadeiras, bicicletas e sucata.

O período de visitação aos bens segue até o dia 19, das 9h às 16h, mediante agendamento. Os lotes 1 a 6 estão disponíveis na unidade dos Correios situada na Rua Chile, 178, Ribeira. Já os lotes 7 a 9 encontram-se no endereço da Rua Lauro Medeiros, 1854, em Lagoa Nova.

As propostas serão acolhidas até as 11h do dia 22 e podem ser entregues fisicamente ou por meio eletrônico, em formulário próprio disponibilizado pelos Correios. A venda será realizada mediante dispensa de licitação e será considerado vencedor o proponente que apresentar o maior valor para compra do lote, respeitados os valores mínimos fixados pelos Correios. Agendamentos e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (84) 3673-6070 ou e-mail sbem-cpas-rn@correios.com.br.

LOTE

DESCRIÇÃO DE BENS MÓVEIS

QUANTIDADE DE BENS

VALOR MÍNIMO FIXADO PELOS CORREIOS

01

BICICLETAS

54

R$ 939,60

02

CADEIRAS E LONGARINAS

205

R$ 849,80

03

ELETRO ELETRÔNICOS

187

R$ 1.375,20

04

EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO

183

R$ 5.112,80

05

SUCATA DE MADEIRA

88

R$ 355,40

06

SUCATA DE METAL

133

R$ 355,40

07

SMARTPHONES

230

R$ 355,40

08

EMPILHADEIRA/PALETERIA

02

R$ 20.050,00

09

ELEVADOR MECÂNICO/CABINA

02

R$ 800,00

Serviço

Leilão de bens móveis dos Correios

Período de visitação:9 a 19/8

Horário:9h às 16h

Local:Rua Chile, 178, Ribeira – Natal/RN (lotes de 01 a 06) e Rua Lauro Medeiros, 1854, Lagoa Nova – Natal/RN (lotes 07 a 09)

Agendamento:(84) 3673-6070

Agosto Lilás: Governo do Estado reforça enfrentamento à violência contra a mulher

Voltado ao enfrentamento à violência que atenta contra a vida e a integridade física das mulheres, o mês de agosto ganha a cor lilás e lembra os 16 anos da Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006). No Rio Grande do Norte, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), e outros órgãos estaduais, integra uma série de atividades nos municípios, em parceria com os movimentos sociais, universidades e instituições da sociedade civil organizada, para levar as ações governamentais, o debate e a mobilização da sociedade por uma vida livre de violência contra a mulher.

Ao todo, são 10 as cidades em que foram confirmadas atividades com a presença da Semjidh. Além da capital potiguar, os municípios de João Câmara, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Macaíba, Carnaúba dos Dantas, Jandaíra e Baraúna vão receber o debate e ações do Governo do Estado na área.

“Essa é uma data destinada ao enfrentamento de uma problemática estrutural da nossa sociedade e necessita de um amplo debate na sociedade para que possamos promover uma mudança cultural que venha a dar conta de eliminar qualquer tipo de violência e opressão de gênero no nosso país e no nosso Estado”, afirma a subsecretária estadual de Políticas para Mulheres, Wanessa Fialho.

A gestora destacou o papel do governo estadual na redução dos feminicídios em 50%, com a implementação de políticas, leis e ações contra as violações aos direitos humanos que afetam a segurança e saúde física e mental das mulheres e suas famílias.