Gol da Copa

Está no ar Fashion Culture Brasil. É de Curitiba o projeto vencedor no grupo Moda do Eixo Criativo do Concurso 2014 do MinC.  Com coordenação editorial da jornalista Nereide Michel e direção de arte do produtor Paulo Martins, o portal foi o único escolhido do grupo de Moda no Eixo Brasil Criativo, do Concurso 2014, realizado pelo Ministério da Cultura. O site bilíngue (português-inglês) reflete o autêntico lifestyle brasileiro por meio de seus estilistas, designers e marcas de cada região.

Pela sua abrangência, o Fashion Culture Brasil envolveu o trabalho de pesquisa e curadoria de “craques” do jornalismo de cada capital onde estão sendo realizados os jogos do campeonato mundial: Adélia Lopes (Curitiba), Aline Ebert (Porto Alegre), Creuza Medeiros (Cuiabá), Cristina Pioner e Germana Cabral (Fortaleza), Fernanda Matos (Salvador), Lu Catoira (Rio de Janeiro), Marta De Divitiis (São Paulo), Mazé Mourão (Manaus), Natália Dornellas (Belo Horizonte), Phelipe Rodrigues (Recife), Roberta Pimenta (Natal) e Thiago Malva (Brasília).

O conteúdo do portal Fashion Culture Brasil também pode ser acessado e baixado em smartfones e tablets nos totens interativos instalados no Espaço Cultura, presente em todas as cidades-sede da Copa do Mundo.

No caso de Natal, que foi nossa contribuição, destaque para um breve resumo da cidade com foto do talentoso Moacyr Souto na abertura da página, destacando a Ponte Newton Navarro. No tópico o que ver , o que  fazer passeamos pela cultura do Museu Camara Cascudo, Museu de Cultura Popular e a Casa do Cordel, entre outros lugares.

Já no Estilo de Vestir, mostra como homens e mulheres tem caminhos opostos no quesito fashion e destaque para os looks de Danielle Santos e Janine Karla França que bem retratam a forma da mulher natalense, com fotos de João Paulo Braz e produção da equipe do Salão Anninha, com os profissionais Moka Dantas, Drika Costa e Maria do Socorro Medeiros, a Help, agora mamãe Help.

O estilista destaque foi o inquieto e talentoso Jardel Litter. No roteiro fashion dicas de produtos de marcas e criadores locais como Areia Dourada, Ewerton Bispo, Rendeiras de Alcacuz, Lidia Quaresma, Flavio Freitas, Avohai, Especiário Boutique de Acessórios, Luandagan Joias, Valéria Françolin, Luciana Mamede, Rendeiras de Ponta Negra, S. Design Acessórios.

Nos eventos pontuamos a Feira 40ª Graus, Fiart, Feira de Artes de Petrópolis, Fórum de Arquitetura – Design, Decoração e Paisagismo e a franquia da Casa Cor. E na culinária a forte influência da colonização portuguesa e da cultura indígena, com peixes e camarões bem como a ascendência  judaica também é forte no Rio Grande do Norte, principalmente na região do Seridó, o que possibilitou novos preparos culinários como a carne de sol, para retirada dos resíduos de sangue; o beiju em substituição do matzá e o tcholent, que influenciou a feijoada nordestina.

Confiram:

www.fashionculturebrasil.com.br

portal fashion

portal