O governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou na última segunda-feira (26) uma lei obrigando que cada smartphone vendido no estado a partir de 1º de julho de 2015 esteja equipado com um “kill switch”, funcionalidade que pode tornar o aparelho inutilizável caso roubado ou extraviado.
De acordo com a “Time”, a legislação visa diminuir a ocorrência de roubos de celulares em cidades como San Francisco, onde mais de 65% de todos os roubos envolvem telefones móveis, e Oakland, onde essa percentagem sobe para 75%. Segundo os proponentes da lei, se os fabricantes forem obrigados a implementar essa salvaguarda no estado mais populoso dos EUA, provavelmente todo o país em breve será beneficiado.
Apple, Google e Samsung, entre outras, já concordaram no início de 2014 em adicionar capacidade de kill-switch em seus telefones a partir da data estipulada. Mas essas empresas não concordaram em habilitar o kill switch como “default” de seus aparelhos, ou seja, ele não virá de fábrica configurado como ativo. A lei se aplicará aos telefones vendidos tanto on-line quanto em lojas físicas no estado, independentemente de onde foram fabricados os aparelhos.
Será que essa lei em breve chegará aqui no Brasil também?

Fonte: O Globo