Navio Oceanográfico “ANTARES”

O Navio Oceanográfico “Antares”da Marinha do Brasil está atracado no porto de Natal e será aberto à visitação pública nos dias 23 e 24 agosto, nos horários entre 14h e 17h. A entrada é gratuita.

O “Antares” está participando da Comissão PIRATA BR-XV (Previsão e Pesquisa no Atlântico Tropical por meio de Rede de Boias Meteo-oceanográficas – Prediction and Research mooring Array in the Tropical Atlantic Ocean), que tem o propósito de manter a operacionalidade de 8 das 15 boias através do recolhimento, manutenção e lançamento das mesmas, que constituem a contribuição brasileira ao Projeto por intermédio da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além da coleta de dados oceanográficos e meteorológicos na região compreendida entre Vitória (ES) e o paralelo de 15ºN e entre os meridianos de 030ºW e 038ºW.

Este ano a Comissão iniciou-se no dia 10 de julho com data prevista para término dia 4 de setembro quando o Navio retornará ao seu porto sede, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

Durante toda a Comissão, o Navio contará com a participação de pesquisadores de algumas instituições de ensino e pesquisa, tais como: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA-SP), Universidade Federal do Ceará (UFCE), entre outras.

Navio Oceanográfico “ANTARES” da Marinha do Brasil está atracado no porto de Natal e será aberto à visitação pública | Foto: SO-FN-EG-Ernandizo

Fonte: Blog Cristina Lira