A trágica morte inesperada do presidenciável Eduardo Campos, 49 anos, ex-governador do estado de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira, 13, repercutiu na imprensa internacional e causou comoção nacional. Aqui no estado do Rio Grande do Norte, não foi diferente. Confira algumas notas de pesar de políticos e candidatos potiguares divulgadas na imprensa no dia de hoje:
O Brasil assiste perplexo a trágica noticia do acidente que vitimou Eduardo Campos. Uma perda lamentável para o País e para os brasileiros.
Eduardo Campos foi fundamental para a construção das lutas coletivas pelo Nordeste, como a integração do São Francisco, além de ter colocado o seu estado, Pernambuco, nos rumos do desenvolvimento econômico e social.
A sua conduta inovadora e de diálogo com a sociedade permanecerão na memória de todos nós como uma das grandes marcas de um político que com ousadia, motivação e determinação lutou pela construção de um País melhor e mais justo para os brasileiros.
Em nome de todos os que compõem a coligação Liderados pelo Povo, expresso nosso pesar aos familiares, eleitores e amigos deste pernambucano que tanto orgulhou o seu povo. Ficará na nossa memória com o seu ensinamento: “Não vamos desistir do Brasil”.
Robinson Faria | Candidato ao Governo do Rio Grande do Norte
Lamento profundamente o falecimento do ex-governador de Pernambuco e candidato à Presidência da República, Eduardo Campos, e me solidarizo com o povo pernambucano e familiares nesse momento triste e de grande perplexidade para todos os brasileiros.
Convivi com Eduardo como colega na Câmara dos Deputados e quando ele foi ministro de Ciência e Tecnologia do Governo Lula. Sempre teve minha admiração.
Foi um fiel parceiro de momentos especiais para a história política do país. Certamente, é uma perda irreparável, mas fica a certeza de que a sua história como homem público não será esquecida.
Deputada Fátima Bezerra (PT-RN)
Com extremo choque, profundo pesar e imensa consternação recebi a informação da morte de Eduardo Campos. Fomos colegas na Câmara por três mandatos e afirmo que Eduardo foi um homem público digno, que honrou o estado de Pernambuco, o Nordeste e o Brasil.
Minhas condolências à família e ao povo brasileiro, que lamentam a perda de um homem tão jovem, em seu auge político e com tantos sonhos para a vida. Sua morte deixa uma lacuna irreparável. Somente Deus para confortar os familiares e amigos neste momento de insuportável dor”.
Henrique Eduardo Alves | Presidente da Câmara dos Deputados
É com imensa tristeza e perplexidade que a Câmara Municipal de Natal recebeu a notícia, nesta quarta-feira (13), do acidente que vitimou o ex-Governador do Estado de Pernambuco e candidato à Presidência da República Eduardo Campos. Trata-se de uma perda irreparável para a política do Brasil.
Liderança jovem e promissora, Eduardo Campos deixa como legados o zelo pela coisa pública e a luta incansável pela democracia em nosso país. Valores expressados em uma de suas célebres frases: “Quero resgatar o bom debate, a utopia, a leveza e o respeito da sociedade”.
Portanto, neste momento doloroso, os vereadores da Capital Potiguar manifestam profunda consternação e sentidas condolências à família, amigos, correligionários e milhões de admiradores deste grande brasileiro.
Câmara Municipal de Natal
Foi com perplexidade, como todos os brasileiros, que recebi a notícia da tragédia aérea que aconteceu na cidade de Santos e resultou na morte de sete pessoas, entre elas o ex-governador Eduardo Campos.
Uma perda lamentável para o Nordeste e para o Brasil. Um político jovem com um futuro promissor pela frente e que demonstrou toda sua coragem ao abrir mão de uma eleição tranquila para o Senado no seu Estado para disputar a Presidência da República.
Tive uma convivência partidária com Eduardo Campos quando fui prefeito no mandato passado, a época filiado ao PSB. Estivemos juntos no sepultamento do ex-governador Miguel Arraes, há exatos nove anos, um homem público que sempre me mereceu admiração.
Na campanha de 2012, também contei com a presença dele em comício e caminhada que realizamos no bairro do Alecrim e da última vez que esteve em Natal, Eduardo Campos teve o gesto de me telefonar para trocarmos algumas ideias, mesmo sabendo da minha posição em acordo com PDT de apoio à reeleição da presidente.
O debate eleitoral deste ano perde com a ausência de Eduardo Campos pela sua capacidade de articulação e pelo que poderia somar nas propostas para uma agenda pública a ser implantada no Brasil.
Prefeito Carlos Eduardo
Ainda tomada de perplexidade com a notícia da morte do ex-Governador e candidato à Presidência da República Eduardo Campos, venho à público externar minha mais profunda dor por fato tão trágico e manifestar minha solidariedade e do povo potiguar aos familiares de Campos, especialmente à esposa Renata e à mãe Ana Arraes – com quem estive na manhã de hoje no Tribunal de Contas da União, em Brasília – ao povo pernambucano e a todos os admiradores desse jovem político que o Brasil perdeu tão inesperadamente na tarde desta quarta-feira.
Por diversas ocasiões, estivemos juntos em lutas comuns em prol do nosso Nordeste, especialmente no fortalecimento de ações no combate aos efeitos da seca. O Governador Eduardo Campos deixa marcas de trabalho, realização, competência e de ações sempre em busca de justiça social por meio do desenvolvimento da educação para combater as desigualdades sociais no seu Pernambuco e manifestava o desejo de fazer o mesmo em todo Brasil.
Neste momento de dor, unimos nossos pensamentos e orações pedindo a Deus que fortaleça e console parentes, amigos e admiradores. O exemplo de luta de Eduardo Campos não será esquecido. Ontem, ao encerrar uma entrevista, ele disse:”Não desistam do Brasil!”. Com essa frase, ele sintetizou o amor ao Brasil e a crença no povo brasileiro.
Descanse em paz, Eduardo!
Governadora Rosalba Ciarlini