Novo feriado municipal criticado na Cidade do Sol

Assim como a Câmara dos Diretores Lojistas de Natal (CDL) e da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Fecomercio) também engrossa o eco contrário ao feriado em homenagem à Consciência Negra, no dia 20 de novembro, sancionado pelo prefeito Carlos Eduardo. A reclamação é a mesma: prejudica o comércio, ao somar com vários outros feriados. Lembrar que o dia 20 antecede o feriado municipal em homenagem à padroeira de da capital, Nossa Senhora da Apresentação.

 

NOTA OFICIAL

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte – FECOMÉRCIO RN, vem a público registrar sua preocupação com a confirmação da criação de mais um feriado municipal na cidade de Natal, conforme republicação, na edição do Diário Oficial do Município desta terça-feira, 26 de agosto de 2014, da Lei Nº 6.458, datada de 28 de abril de 2014.

A referida Lei, sancionada pelo Exmo. Sr. Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, foi criada com base em projeto de Lei de autoria da vereadora Amanda Gurgel (PSTU), aprovado à unanimidade na Câmara Municipal da cidade. Seu texto determina como feriado municipal na capital potiguar o dia 20 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Em que pese a indiscutível validade da homenagem, nossa preocupação advém do fato de que, somados todos os feriados estaduais, municipais e federais, além daquele referente ao Dia do Comerciário, comemorado por acordo em Convenção Coletiva de Trabalho, sempre na segunda-feira de Carnaval, terminaremos o ano de 2014 com um total de 16 dias nos quais o funcionamento do Comércio fica prejudicado (pois vê drasticamente reduzido o movimento de clientes) e ainda mais oneroso (em virtude da obrigação legal do pagamento, pelos estabelecimentos que precisem ou desejem funcionar, de horas extras acrescidas de 100% aos seus colaboradores).

O custo adicional para eventual abertura das lojas se soma – é preciso registrar – ao já estratosférico custo de se manter uma empresa neste país, onde temos uma carga tributária sufocante, um sistema fiscal complexo e uma estrutura burocrática que trava e encarece o nosso trabalho. Todo este contexto reduz, como é conhecido, em muito a nossa competitividade.

Nosso setor de Comércio, Serviços e Turismo, gera hoje no Rio Grande do Norte, quase 290 mil empregos formais e responde por 46% do nosso PIB, contribuindo com mais de 60% da arrecadação de ICMS. Contribuir para manter e ampliar estes números – e todo o seu peso no desenvolvimento social e econômico do estado – é papel não apenas das empresas e das entidades representativas dos setores, mas, também, dos Poderes Públicos constituídos.

Registramos, ainda, que a data decretada como novo feriado municipal natalense tem também a peculiaridade de se acostar ao já existente feriado em homenagem à Padroeira da cidade, comemorado no dia 21 de novembro, criando um período que pode representar, em alguns anos (exatamente como neste 2014), um verdadeiro “feriadão”, com quatro dias em que as lojas da capital (que sozinha responde por algo em torno de 60% de todo o comércio do Estado) tendem a ter seu fluxo de clientes sensivelmente prejudicado.

Por fim, oportuno ressaltar que, em se tratando de um feriado municipal longo, como ocorrerá em 2014, a tendência natural é a saída da população para outros destinos turísticos vizinhos à cidade do Natal ou mesmo para outros Estados, também em prejuízo da atividade turística municipal, notadamente dos hotéis, bares, restaurantes e similares.

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Norte.

Crítica a novo feriado em Natal ganha reforço da Fecomércio
Crítica a novo feriado em Natal ganha reforço da Fecomércio

 

QUADRO INFORMATIVO FERIADOS 2014

Feriados Nacionais

1 janeiro, quarta, feriado Ano Novo

4 março, terça, Carnaval

18 abril, sexta, feriado Sexta-feira da Paixão

21 abril, domingo, feriado Tiradentes

1 maio, quinta, feriado Dia do Trabalho

19 junho, quinta, feriado Corpus Christi

7 setembro, domingo, feriado Independência do Brasil

12 outubro, sábado, feriado Nossa Sra. da Conceição Aparecida e Dia das Crianças

2 novembro, domingo, feriado Finados

15 novembro, sexta, feriado Proclamação da República

25 dezembro, quinta, feriado Natal

Feriado Estadual

03/10/2014 – Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Feriados Municipais em Natal

06 de janeiro de 2014 – segunda-feira.

20 de novembro de 2014 – quinta-feira

21 de novembro de 2014 – sexta-feira.

Feriado do Dia do Comerciário

03 de março de 2014 – segunda-feira de Carnaval