De acordo com a colunista Nadia Goodman, do site da revista Entrepreneur, se esticar é muito importante para aumentar a produtividade no trabalho. Em seu artigo, ela se baseou em uma pesquisa liderada por Dana Carney, psicóloga cognitiva da Universidade da Califórnia. Segundo o estudo, nosso cérebro se inspira em nossa linguagem corporal para entender como nos sentimos. Isso acontece porque, segundo a pesquisa de Carney, quando estamos em posições que inspiram poder, os níveis de testosterona em nosso corpo aumentam. Esse hormônio nos torna mais confiantes.
Homens têm de 20 a 30 vezes mais testosterona que as mulheres, mas o que realmente conta não é a quantidade, mas sim o aumento nos níveis da substância no corpo humano. E isso ocorre justamente quando ocupamos mais espaço. Lembre-se de que um animal se estica todo para se impor diante de ameaças. Para os seres humanos, o truque é ocupar bastante espaço e fazer o cérebro perceber sua força. Veja três posturas que podem ajudar a aumentar sua produtividade:
1. Tente colocar suas mãos na cabeça como se fizesse um exercício abdominal, com os cotovelos para fora. Assim, você ficará com a coluna ereta e com o peito inflado, uma posição que faz com que as ideias fluam mais facilmente. É uma boa opção para as horas em que você precisar pensar na resolução de um problema.
2. Apoiar um de seus braços em uma cadeira ao seu lado é uma boa postura na hora de uma reunião: você ocupará mais espaço, chamará a atenção dos participantes do encontro e ainda fará seu cérebro se sentir mais forte.
3. Sempre estenda suas pernas. Ficar com elas dobradas por muito tempo diminui a circulação nos membros inferiores. Use um descanso para pés: com ele, você pode se esticar em diferentes níveis. Tente fazer isso na hora de responder a um e-mail importante.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios