“Festuern – incentivando a descoberta de novos talentos”

FESTUERN-Ensaio-EN-2
FESTUERN

No primeiro dia, 700 alunos e convidados se fizeram presentes ao maior festival universitário do País, o Festival da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) que conta, hoje, com a participação não apenas da comunidade – interagindo com o evento e a pró-reitoria de Extensão, mas também com estudantes, alunos de escolas públicas e universitários que, durante o evento, fazem com que a magia da literatura chegue ao público.

De acordo com o professor Alexandre Náder, coordenador do Festuern, este ano – como nas edições anteriores – o evento tem chamado a atenção não apenas da comunidade acadêmica, mas também de toda a cidade. “Estamos satisfeitos com a repercussão, sempre positiva, do Festival. Além disso, notamos que a proposta, a ideia do Festival é aceita pela comunidade. Somente no primeiro dia de apresentação tivemos 700 pessoas presentes”, destaca o professor.

Ele salienta que este ano o Festival é especial. “Estamos na décima edição, o que se configura em uma vitória para todos nós. E, para comemorarmos este momento, na entrada do Teatro Dix-huit Rosado existe uma exposição fotográfica e também com objetos e momentos que contam um pouco da história do Festuern”, revela o professor.

Durante a abertura do Festival, houve duas apresentações teatrais que abordaram cenários típicos do Nordeste. As apresentações da “Companhia Cênica”, do município de Parnamirim, encerrou o espetáculo “Andarilhos do Coração”, uma adaptação do texto “Torturas de um coração”, de autoria do homenageado deste ano, pelo evento, o escritor Ariano Suassuna.

Além do aspecto de valorização da arte teatral na escola e da produção de novas perspectivas teatrais, de acordo com o professor Alexandre Náder, o Festival também é um incentivador de novos talentos. “O que podemos ver, além da ajuda que o Festuern dá no sentido de despertar o interesse dos jovens pelas obras literárias e pelo teatro, é que ele acaba por trazer novas possibilidades para estes alunos e alunas. Por exemplo: durante o Festuern, um dos organizadores do Oratório de Santa Luzia está observando as peças, os atores e atrizes em palco para selecionar dois estudantes, a fim de que faça parte desta importante encenação que acontece no adro da Catedral de Santa Luzia. Isso, além de ser um fator importante, é mais um incentivo para que eles se empenhem cada vez mais e os que querem seguir a carreira teatral têm, com isso, uma boa oportunidade”, explica Alexandre Náder, destacando que a experiência, como coordenador, pela primeira vez, no Festuern, tem sido “excelente”. “Eu vejo o brilho nos olhos dos alunos e alunas que sobrem, pela primeira vez, naquele palco e também o empenho daqueles que, em edições anteriores, já participaram do Festival. Isso tudo evidencia de que estamos no caminho certo. Quanto aos 5 primeiros vencedores, eles participarão do circuito de apresentações que a universidade fará em Currais Novos, Pendências e Mossoró”, explica.

 

LIVRO REVELA HISTÓRIA DO EVENTO

Alexandre Náder é autor da obra que sintetiza os dez anos do Festuern e que está em exposição no Teatro Municipal. No livro, o professor apresenta um panorama histórico do evento, trazendo à tona os principais momentos do Festival, além de ter a colaboração de outros educadores. “Na verdade, além de ser um livro sobre a história do Festuern, os seus dez anos, desafios e conquistas, também é uma obra que servirá como guia, uma vez que existem textos que podem ser trabalhados por aqueles que querem participar do evento. É uma orientação aos educadores também”, diz Alexandre, feliz com os dez anos de um festival que tem tudo para continuar por um longo tempo.

 

O FESTIVAL

O Festuern prossegue até amanhã, 20, com a apresentação de cinco espetáculos por dia, com início às 14h e 19h. A entrada é 1 Kg de alimento não-perecível.

Patrocinado pela Petrobras, através da lei estadual de incentivo a cultura, a Lei Câmara Cascudo e ainda pela Secretaria de Educação do Estado, O Festival tem o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e TCM (TV Cabo Mossoró).

Fonte: Gazeta do Oeste