AS BOAS NOVIDADES DO MERCADO BRASILEIRO EM 2015.

Picapes de médio porte e pequenos utilitários serão destaques
do ano, que trará também novos automóveis nacionais e importados

 

Previsões para este ano indicam será pareado com o exercício passado: equilíbrio numérico em vendas e em lançamentos. Olhando o painel, significa briga intensa em dois segmentos opostos: o de entrada, com Gol buscando recuperar a liderança perdida ao Palio e este mantê-la, e a presença de concorrente insuspeitado, o Ford Ka. No outro extremo, as marcas caras aos brasileiros, tanto no sentido de custo elevado como admiradas — Mercedes-Benz, BMW, Audi, Jaguar e Land Rover, Lexus —, preveem crescimento.

Jeep Renegade 03Na prática numérica, significa em torno de meia centena de novidades durante o ano novo. Um lançamento por semana, confuso para público, intenso para imprensa, atrapalhado como mídia. Cada centímetro e cada segundo de mídia deverão ser bem considerados.

Nos segmentos mais alcançáveis ao público, o mercado nacional indicará expansão no de atual moda, o SAV/SUV — ditos erradamente jipinhos. Nos SAV (Sport Athletic Vehicles), maior crescimento: são maioria dos ditos utilitários esporte, apenas carros de diversão, sem direcionamento a aplicações duras fora de estrada como os SUV.

De relevo, as novidades principais: Jeep Renegade (foto), com a marca voltando a fabricar no Brasil e a Pernambuco, onde o Jeep iniciou ser montado há exatos 50 anos; Honda HR-V, feito sobre a plataforma Fit/City; Peugeot 2008. Primeiro com comercialização prevista para abril, demais em junho. Seminovidades, Ford Ecosport, case de rentabilidade anteriormente solitária, e concorrente Renault Duster passarão por leve revisão estética.

Em picapes, Renault e Fiat afiam seus produtos e argumentos. Ambos criam novo segmento, o dos picapes intermediários, prensado entre os de entrada no mercado — Fiat Strada, VW Saveiro, Chevrolet Montana — e os grandes — Ford Ranger, Chevrolet S10, Toyota Hilux, Nissan Frontier, Mitsubishi Triton, VW Amarok.

Renault Duster OrochCuriosidade, as novidades em porte se assemelham aos grandes, mas pelo uso de tração dianteira se alinham aos menores. O da Renault, chamado Oroch, foi mostrado no Salão do Automóvel (foto) e está pronto à produção. Da Fiat, conceito disfarçado em automóvel esteve na mesma mostra. Nos picapes atuais, Amarok e Ranger sofrerão atualização estética e Hilux terá modelo novo.

Automóveis
No segmento, duas novidades disputam a primazia de lançamento: Nissan Versa, com produção nacional, motores 1,0-litro de três cilindros e 1,6-litro; e o chinês nacionalizado Chery Celer. Junho, apresentação de duas outras novidades no Salão do Automóvel em Buenos Aires: Ford Focus com nova frente — e se espera política comercial capaz de valorizá-lo, como não ocorreu nos anteriores — e VW Jetta com produção em São Bernardo do Campo, SP.

Fiat Bravo revisto será lançado em janeiro ou fevereiro; VW terá novidades com o Gol; aplicação de turbo em motores pequenos produzidos no País — Honda 1,5, VW 1,4, Ford 1,0-litro — cria atrativos e versões. Renault finaliza versão Sandero GT com acertos de suspensão, direção e, talvez, motor de 2,0 litros. Em agosto, lançamento do sedã Audi A3 1,4 produzido no Paraná.

Jaguar XE 01Importados
Jaguar XE, modelo de entrada, de sucesso dependendo de preço, concorrente com Audi A3 e A4, BMW Série 3 e Mercedes Classe C. BMW terá Mini alongado de cinco portas, a minivan Active Tourer com tração dianteira concorrendo com Classe B da Mercedes. Esta trará novo Smart — sua visão sobre o Renault Twingo, dividindo plataforma e motor traseiro. Já mostrado, Suzuki S-Cross vem ficar ao lado do SX4, ao qual substitui em outros mercados.