O Hospital Municipal São Camilo de Lélis promoveu, na manhã desta quinta-feira, 25, mais uma edição da sua já tradicional Festa de São João, atividade inserida na programação do Mossoró Cidade Junina. O prefeito Francisco José Júnior acompanhou a atividade, que contou com a participação dos cerca de 140 pacientes atendidos pela unidade.
“Hoje é um dia de confraternização entre pacientes, servidores, todos os que fazem o Hospital São Camilo. É muito gratificante ver o brilho nos olhos dos pacientes nesse momento de interação. O São João de Mossoró é especial. Ontem, 24, por exemplo, foi a vez dos idosos da melhor idade comemorem os festejos e agora o São Camilo proporciona essa atividade para os seus assistidos”, destacou o prefeito.
De acordo com a diretora do hospital, Camila Saboya, a programação desenvolvida para os pacientes ajuda no tratamento oferecido pela unidade. “É um momento de socialização entre eles. Ao longo do ano, sempre realizamos eventos desse tipo, a partir do nosso setor de terapia ocupacional”, relatou.
O momento de socialização, que contou ainda com apresentação musical, comidas típicas, quadrilhas juninas, reúne os pacientes das alas masculina e feminina, já que o tratamento é feito de forma separada. “Eventos como esse são de fundamental importância no processo de tratamento dos pacientes, pois mostra que eles não estão isolados, há essa interação tanto com os servidores do hospital quanto com o público externo”, frisou a psicóloga Rita de Cássia.
Melhorias
O Hospital São Camilo de Lellis realiza o tratamento e acompanhamento de pessoas com distúrbios psiquiátricos de Mossoró e toda a região. Na atual gestão municipal, a unidade passou a contar com um Gabinete Odontológico e também foram organizadas salas de star para descanso de enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Outra mudança realizada foi a separação de pacientes psiquiátricos dos dependentes químicos. O Hospital integra o processo de reestruturação do setor de saúde mental, que vem sendo executado pela Prefeitura de Mossoró, de acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde. Serviços como o Consultório de Rua e Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga (CAPS) 24 horas também fazem parte dessa reestruturação.
Fonte: Blog da Prefeitura