
Mossoró será a segunda cidade do roteiro de um grupo de amigos que resolveu, de forma espontânea, criar um espetáculo baseado em Godot e levá-lo a várias cidades do Nordeste. Em duas semanas, serão 11 apresentações gratuitas em 10 lugares diferentes. Entre eles, comunidades rurais, que terão a oportunidade de “conhecer” o teatro. Na terça-feira, 4, no Teatro Dix-huit Rosado, a partir das 19h, com entrada gratuita, O último Godot será apresentado. A peça, de um único ato, é dedicada aos seus dois personagens, Samuel Beckett (Ismael Farias) e Godot (Tiziane Virgílio), que após serem expulsos do teatro por serem os únicos espectadores da noite, descobrem suas identidades e Godot decide questionar Beckett quanto a sua decisão de escrevê-lo como um personagem que não aparece.
O espetáculo, resultado de pesquisas acadêmicas universitárias, estreou em 2013, em Manaus. No ano seguinte, participou da Mostra SESC de Artes Cênicas e em outubro foi selecionado para o XI Festival de Teatro da Amazônia. Tiziane Virgílio foi indicada ao prêmio de melhor atriz.
“Vai ser a realização de um sonho, mas também uma aventura. Os espetáculos acontecerão sempre à noite, e no dia seguinte, já vamos partir para uma cidade diferente, para uma nova apresentação. Vai ser bem corrido, mas foi tudo muito bem planejado pra dar certo”, completa Tiziane. Em Currais Novos, Parelhas, Natal e João Pessoa, os interessados ainda vão poder participar de oficinas de teatro.
TRISTE CENA
Os números são do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Entre 2007 e 2010, o Rio Grande do Norte foi responsável por apenas 0,7% de todo o investimento de dinheiro público no setor cultural do país. Na Bahia, por exemplo, estado campeão no ranking do Nordeste, as despesas do governo estadual com cultura chegaram a 8,9% do total investido no país.
Com os números em mãos, a ideia veio à cabeça de uma natalense, que há mais de 10 anos mora em Manaus, no Amazonas. Porque não “apresentar” o teatro a conterrâneos que desconhecem seus encantos? Tiziane Virgílio, jornalista, produtora cultural e atriz, convidou então três colegas atores (um deles também potiguar e outro cearense), para juntos, voltarem à sua terra natal apresentando trabalhos que tiveram início na sala de aula da Universidade do Estado do Amazonas.
O resultado vai poder ser visto a partir da próxima segunda, dia 3 de agosto, em palcos (profissionais e outros improvisados) no RN. Entre os lugares escolhidos pelo grupo, cidades do interior e até comunidades rurais de Santana do Matos. “Queremos apaixonar, queremos fazer para quem nunca foi feito. A nossa intenção é diminuir essa carência por produtos culturais no Estado. Levá-los – os espetáculos – a cidades menos assistidas por projetos culturais é um dos maiores motivadores deste elenco”, diz a idealizadora do projeto.
E motivação e paixão serão os combustíveis do grupo para a verdadeira maratona. Em pouco mais de duas semanas, até o dia 19, eles farão 11 apresentações em 10 locais diferentes. A maioria no RN, mas o roteiro ainda inclui João Pessoa e Campina Grande, na Paraíba. Tudo de graça!
CURRÍCULO ARTÍSTICO DOS ENVOLVIDOS
Leonel Worton – Diretor, ator e acadêmico do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, atuou em mais de 20 espetáculos entre 1999 e 2008 na Cia. Pombal Arte Espaço Alternativo (AM). Entre 2008 e 2013 atuou na Associação Amazônia Arte-Mythos e Companhia de Teatro Metamorfose (AM). Neste mesmo período fundou a sua própria companhia, a Zona Cultural, atuando e dirigindo mais de 7 espetáculos, indicado e vencedor de prêmios como de melhor direção, sonoplastia, figurino, espetáculo, melhor trabalho coletivo, melhor trilha e composição visual.
Ismael Farias – Ator formado em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas. Além de atuações em programas, comerciais e novelas em televisão, atua em teatro desde 1977 e já participou de mais de 20 espetáculos teatrais, dentre eles Pintinho 12, criado coletivamente no ambiente acadêmico e selecionado para a XI Edição do festival de Teatro da Amazônia.
Tiziane Virgílio – Jornalista, produtora cultural e Atriz formada em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas. Atuou em O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado. Ganhou o prêmio de melhor atriz como Lis no X Festival de Teatro da Amazônia e foi indicada ao mesmo prêmio no ano seguinte, como Godot. Atuou no curta metragem “No Rio das Borboletas”, de Zeudi Souza.
Tony Ferreira – Ator do grupo Teatro Popular do SESI, atuou em espetáculos premiados como melhor iluminação, melhor trabalho coletivo, melhor trilha e composição visual.
Thércio Leite – Estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com formação na Escola Sesc de Ensino Médio (RJ). Teve experiência profissionais no Espaço Cultural Escola Sesc/RJ e no Sesc/RN. Capacitado pelo SENAC-RIO, atua como fotógrafo profissional desde 2013.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
“Fando y Lis”
- João Câmara, 3 de agosto (20h)
Local: Ginásio Poliesportivo João Lucas
- Macau, 6 de agosto (20h)
Local: Teatro Nossa Senhora da Conceição
- São José da Passagem (Santana do Matos), 7 de agosto (19h)
Local: Escola Municipal José Félix da Silva Júnior
- Sítio Curralinho (Santana do Matos), 8 de agosto (19h)
- Currais Novos, 9 de agosto (20h)
Local: Associação Avoante de Cultura
Oficina dia 10 de agosto, às 14h
- Parelhas, 12 de agosto (19h30)
Local: Ponto de Cultura Companhia das Artes
Oficina dia 11 de agosto, às 14:00
- Campina Grande – PB, 13 de agosto (20h)
Local: Teatro Municipal Severino Cabral / Sala Evandro Barros
- Natal, 19 de agosto (20h)
Local: IFRN – Auditório do Campus Central (Salgado Filho)
“O Último Godot”
- Mossoró, 4 de agosto (19h)
Local: Teatro Municipal Dix Huit Rosado
- João Pessoa – PB, 14 de agosto (19h)
Local: Teatro Lima Penante
Oficina dia 15 de agosto às 9:00
- Natal, 18 de agosto (20h)
Local: IFRN – Auditório do Campus Central (Salgado Filho)
Fonte:Gazeta Do Oeste