O Governo do Estado através da Secretaria de Saúde (Sesap) antecipou o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2016 para o próximo dia 25 de abril, seguindo até 20 de maio. A vacinação antecipada inclui todos os grupos prioritários e o Dia D de mobilização continua mantido para o dia 30. No RN, a população a ser vacinada é de 776.019 mil pessoas, de acordo com dados do Programa Estadual de Imunizações da Sesap.
A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda transmitida de pessoa a pessoa principalmente por meio da fala, tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os principais sintomas da doença são febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.
No Boletim Epidemiológico até o dia 16 de abril de 2016 foram notificados 69 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que seis casos foram confirmados como Influenza A (H1N1), um foi confirmado para Influenza A H3N2, 47 estão em investigação e 15 foram descartados para Influenza e para vírus respiratórios.
Os grupos prioritários para receber a vacina: – Pessoas com 60 anos ou mais; – Crianças de 6 meses até menores de 5 anos; – Gestantes; – Puérperas (até 45 dias pós-parto); – Trabalhadores da saúde (todos os níveis de complexidade); – Povos indígenas; – Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais; – População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; – Adolescentes e jovens sob medida socioeducativas (12 a 21 anos).