Confira a programação da pinacoteca para esta sexta

Uma noite voltada paras as artes visuais marca a Pinacoteca do Estado a partir das 19h desta sexta-feira (22).  Dentro do evento promovido pela Fundação José Augusto serão lançados um catálogo que exibe a obra de cem artistas plásticos potiguares, uma revista em quadrinhos e será aberta uma exposição com obras do acervo permanente do Governo do Estado.

Será exibido ao público o Catálogo do Salão Dorian Gray de Arte Potiguar em cartaz na Pinacoteca desde maio e a Revista “Quando os Anjos Queimaram,” da Coleção Evaldo de Oliveira.

Simultaneamente ocorre a abertura da Exposição “Caminhos da Arte Potiguar – Séculos XX e XXI “, a reabertura da Sala de Restauração e a inauguração da Sala de Vídeo do equipamento, mantido pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto.

Catálogo

Produzido pela Sociedade dos Amigos da Pinacoteca, com apoio do Governo do Estado, o Catálogo do Salão Dorian Gray de Arte Potiguar é uma peça representativa das obras que estão expostas na Pinacoteca do Estado até agosto. Com 160 páginas, exibe cem imagens dos artistas que participam do salão, além de textos de apresentação do governador Robinson Faria, da diretora geral da FJA, Isaura Rosado, dos artistas Dorian Gray e Iaperi Araujo, além do curador Antônio Marques.

No catálogo estão inseridas representações em Arte Popular, desenho, Surrealismo, Expressionismo, Fotografia, Abstracionismo, Escultura Contemporânea, Cubismo e Assamblage, Arte Digital e Colagem, Fauvismo e Pop-Art, Realismo e Natureza Morta, Barroco Atual e Tapeçaria, Memória Fotográfica e Papelaria dos cem artistas participantes Acervo permanente

O acervo técnico da Pinacoteca do Estado apresenta um século de história da arte que agora se apresenta ao público através da mostra “Seculos XX e XXI. Acervo do RN.

Nos espaços da Pinacoteca o acervo está distribuído em Talha em madeira (Sala A), Academicismo do RN (Sala B). Vestígios do Academicismo (Sala C), Sala dos Governadores (Sala D), Modernismo nas Artes Plásticas do RN ( Sala E), Arte Cinética –Optical Arte- Abstracionismo (Sala G), Arte Popular. Arte Popular/Espontânea/Primitiva/Naif (Sala H) e Estética da Continuidade e da Ruptura (Sala I)

Quadrinhos

“Quando os Anjos Queimaram” faz uma grande homenageia a obra de Evaldo Oliveira, um dos maiores nomes do quadrinismo potiguar. Produzido pela editoria K-Ótica, traz desenhos de Marcos Garcia e Carlos Alberto.

A história ambientada durante a  Segunda Guerra, mostra um ataque nazista à capital potiguar como pano de fundo para a procura de um homem por sua família.

A revista será distribuída gratuitamente ao público presente durante o lançamento. – See more at: http://www.cultura.rn.gov.br/Conteudo.

Pinacoteca