Parlamentares jovens solicitam melhorias para a educação no Rio Grande do Norte

a441e64a6516e54ebab364d50b67cfaeinter_250-300

Na segunda sessão do ano de 2016, o Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã desta segunda-feira (4), no plenário da Casa. A plenária reuniu doze deputados jovens, que se pronunciaram sobre temas como educação, segurança e esporte.

“Falo hoje sobre a situação da Escola Jacumaúma, no meu município de Arez, que em 105 anos de história nunca passou por uma reforma. A unidade conta com apenas seis salas de aula que não oferecem condições físicas adequadas para receber os alunos, além do problema de superlotação”, disse o deputado jovem, Artur Galvão, que presidiu a sessão.

O deputado jovem Iury Gustavo também reforçou a necessidade de mais investimentos no ensino. “O nível de educação em nossa escolas, não apenas no Rio Grande do Norte, mas em todo o país, é muito baixo”, falou o parlamentar destacando a importância de políticas públicas voltadas para os jovens.

O tema foi acompanhado pelo deputado jovem Paulo Henrique, que defendeu ações de inclusão social dos jovens através do esporte e da educação. “É preciso ocuparmos a mente do jovem com atividades esportivas e educativas que, englobadas com as políticas públicas, podem criar oportunidades para afastá-los das drogas e da criminalidade. Apelo ao poder público que ouça o nosso clamor”, destacou.

Em pronunciamento, o parlamentar jovem Júnior Lucas enalteceu a história do município de Arez e destacou a necessidade de valorização dos pontos turísticos do Estado. “É importante fortalecer esses pontos turísticos para que eles sejam melhor frequentados pela população e pelos visitantes”, declarou o deputado. Já o jovem João Carlos, representante do município de Maxaranguape, disse que a cidade tem boa exploração turística, “mas a educação e a segurança deixam a desejar”, falou.

Ao final da sessão, a deputada Márcia Maia (PSDB) reforçou a importância do projeto. “O Parlamento Jovem tem por objetivo estimular o debate entre a juventude, destacando assuntos relevantes de seus municípios, também oportuniza o conhecimento sobre a missão e o funcionamento do Poder Legislativo”, concluiu Márcia.