
A Secretaria Municipal de Saúde e a Associação dos Pacientes com Hepatites de Mossoró (Aphemo) realizaram, na manhã desta terça-feira, 05 de julho, ação de prevenção e combate às Hepatites Virais. A mobilização aconteceu no Centro da cidade e contou com vacinação, testagens rápidas e orientações sobre a doença.
De acordo com a coordenadora do setor de DST/Aids, Conceição Melo, durante todo este mês, as Unidades Básicas de Saúde realização ações de conscientização sobre hepatites.
“A iniciativa de hoje visa conscientizar à população para as medidas de prevenção e combate a essa doença. Medidas como uso de preservativo e cuidados com materiais perfurocortantes são essenciais”, conta.
A profissional ainda acrescenta que o tanto o trabalho de prevenção, quanto diagnóstico e tratamento são oferecidos gratuitamente pelo SUS. “O Centro Clínico do Bom Jardim e o Hospital Rafael Fernandes oferecem os serviços de prevenção e tratamento, totalmente gratuitos e eficazes no combate à doença”, afirma.
Outras ações estão previstas parta este mês, dentro da programação do Julho Amarelo, que acontece em várias cidades do País, com objetivo de alertar à população para as medidas de prevenção, controle, diagnóstico e combate à doença.
Números de hepatites
Este ano, foram diagnosticados, na rede municipal de Saúde, em Mossoró, três casos de hepatite B e quatro casos de hepatite C.
Fonte: O Mossorense