Detran vai apresentar Símbolo Internacional da Surdez a gestores do Seridó

O Detran/RN por meio da Coordenadoria de Educação e Fiscalização de Trânsito vai apresentar a campanha de divulgação do símbolo internacional da surdez no trânsito, durante a realização do Curso de Gestores e Conselheiros da Pessoa com Deficiência da Região Seridó. O evento acontece no próximo dia 26, na cidade de Currais Novos, e vai reunir gestores de 26 municípios seridoenses e convidados de outras regiões.

O símbolo internacional de surdez é uma maneira de identificar o condutor com deficiência auditiva no trânsito e pode ser colocado em todos os veículos dirigidos pelos motoristas com essa necessidade especial. A utilização do adesivo é opcional e voluntária, mas o Detran/RN reforça a importância do símbolo, pois serve de alerta para os demais motoristas que existe a presença de pessoa com deficiência auditiva ao volante e traz maior segurança e respeito à condição especial.

A campanha do Detran/RN vem percorrendo o estado orientando aos motoristas com deficiência auditiva a fixar dois adesivos: um no vidro traseiro do veículo, para informar que qualquer solicitação deve ser feita por meio dos faróis altos e não por buzina; e outro no vidro dianteiro, para facilitar a identificação por agentes de trânsito e demais autoridades de trânsito no momento da abordagem.

A distribuição dos adesivos vem sendo realizada na Coordenadoria Médica do Órgão, localizada no Bairro da Esperança, em Natal, como também nas demais unidades do Detran distribuídas pelo Estado. Os condutores devem apresentar a CNH e um laudo médico atestando o quadro de deficiência auditiva do condutor habilitado. “Reforçamos que o uso dos adesivos é destinado apenas aos condutores com necessidade auditiva”, lembra a coordenadora de Educação e Fiscalização do Detran, Cinthia Ralyne.

Na oportunidade, os técnicos do Detran ainda vão conceder informações sobre as resoluções do Contran números 303/2008, que regulamenta as vagas de estacionamento direcionadas ao idoso, e a 304/2008, que indica os procedimentos do uso das vagas de paradas de veículos exclusivas aos portadores de necessidades especiais.

img000000000121487