Com as altas temperaturas do verão, o uso do protetor solar diariamente é fundamental para a prevenção do câncer de pele e do envelhecimento precoce. Por isso, é hora de dar ainda mais atenção à saúde da pele. Mas como saber qual o protetor solar adequado para cada ocasião e para seu tipo de pele?
A especialista em cuidados para o rosto e proteção solar da Natura, Ana Paula de Oliveira, esclarece as principais dúvidas sobre o produto que não pode sair do seu nécessaire.
1) É importante usar protetor solar diariamente, mas qual produto devo escolher e com qual frequência devo passar?
Ana Paula de Oliveira: É importante ter atenção em três pontos: o seu tipo de pele (normal a seca ou mista a oleosa), o seu tom de pele (se queima ou bronzeia com maior ou menor facilidade) e ao ambiente que estará exposto (com possibilidade de sudorese intensa ou exposição à água, por exemplo). Os produtos de FPS 15 são indicados para pessoas que costumam se bronzear e, às vezes, ficam vermelhas. Já os de FPS 30 devem ser a opção daqueles que se bronzeiam com frequência e quase sempre ficam vermelhas e por fim, os de FPS 60 para pessoas que quase nunca se expõem ao sol e sempre ficam vermelhas. Mas, é importante ressaltar que o protetor solar é o primeiro produto do ritual diário de cuidado antes de sair de casa. Após lavar o rosto e antes de fazer a maquiagem é importante aplicar uma quantidade generosa na pele que estará exposta durante o dia. Para os produtos faciais, indicamos produtos com controle de oleosidade para pessoas de pele mista a oleosa e de hidratação intensa para as pessoas de pele normal a seca. Lembrando que a aplicação deve acontecer de forma abundante e generosa e que o mesmo deve ser reaplicado caso o produto seja removido.
2) Qual o melhor período e qual a forma adequada para se expor ao sol?
Ana Paula de Oliveira: O ideal é evitar se expor ao sol entre 11 horas e 15 horas, período de maior incidência de radiação UVB. Além disso, em todo o tempo de exposição direta ao sol, a utilização de um protetor solar com resistência à agua, se faz necessário, além da reaplicação do produto a cada duas horas, em média.
3) Mesmo os produtos com resistência à agua devem ser reaplicados?
Ana Paula de Oliveira: Na formulação do protetor solar existem componentes que formam um filme sobre a pele fazendo com que o filtro solar fique retido por mais tempo, garantindo assim sua eficácia mesmo na água ou com suor. Entretanto, após a imersão na água ou sudorese intensa, há uma diminuição na eficácia do produto, não se mantendo na mesma intensidade de quando a pele está seca. Por isso, um protetor solar deve ser reaplicado sempre após nadar, secar-se com toalha e sudorese intensa mesmo quando promete resistência à água e fotoestabilidade.
4) Qual a diferença entre os diversos tipos de protetor solar?
Loções: constituem o principal tipo de composição utilizada em cosmética, pois apresentam uma performance inigualável no cuidado e na proteção da pele, além de grandes diferenciais em sensoriais e aplicações. Possui, em sua formulação, componentes aquosos e oleosos que podem trazer benefícios diferenciados e mais completos à pele.
Loção spray: é uma forma de aplicação que utiliza frasco e válvula, apresenta formulação mais líquida com componentes aquosos e oleosos. A combinação da válvula com a composição mais líquida facilita a aplicação e a espalhabilidade.
Fluido spray: possui álcool na formulação, o que ajuda na rápida secagem e na formação de filme agradável sobre a pele.
Spray contínuo: é uma das formas de aplicação mais práticas, rápidas e agradáveis, mesmo quando a embalagem estiver de cabeça para baixo, sendo ideal para as áreas de difícil alcance do corpo. Para aplicar o produto em spray no rosto, aplique primeiro nas mãos e, em seguida, no rosto, evitando a área dos olhos.
Conheça as opções da marca e outras para preparar a pele para a exposição ao sol:


Protege a sua pele e reduz a acne. Tenha tudo no seu protetor solar toque seco.
Eficácia comprovada antiacne;
Alta proteção solar FPS30 e ppd 17.8;
Ajuda a reduzir acne e poros;
Eficácia antioleosidade;
Controla o brilho e oleosidade por 9 horas*.

O Protetor Solar Corporal Anthelios XL PROTECT FPS 70 promove uma muito alta proeção UVA/UVB, com uma textura ultraleve que garante uma hidratação por até 8h*.Aplique abundantemente sobre a pele antes da eexposição ao sol. Se a quantidade aplicada não for adequada, o nível de proteção será significativamente reduzido. É necessária a reaplicação do produto para manter a sua efetividade.

Protetor solar.
Amplo espectro de proteção UVA e UVB.
Raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento da pele, enquanto os raios UVB causam as queimaduras de sol.
Fórmula de aplicação leve e fluida, com vitamina E, não obstrui os poros.
Acabamento mate .
Testado dermatologicamente, não-comedogênico, sem perfume.

O Protetor Solar para os Lábios com FPS 15 Mary Kay® oferece proteção total para seus lábios. É ideal para quem quer proteger os lábios dos efeitos nocivos dos raios UVA/UVB.

Com proteção UVB e extra proteção UVA, o produto conta com a eficácia do betacaroteno e fórmula enriquecida com extrato de licorice, substância que ativa ainda mais a *melanina própria da pele, contribuindo para o bronzeado duradouro, natural e saudável. Conta também com ação antioxidante, que combate os radicais livres e consequentemente o envelhecimento precoce da pele. Sua fórmula exclusiva proporciona hidratação prolongada e favorece a elasticidade natural da pele, mantendo a cor bonita e uniforme por muito mais tempo.
*A melanina é reconhecida por conferir o tom “dourado” da pele e por protegê-la contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB.