Como foi o casamento real de príncipe Harry e Meghan Markle

Após o casamento, o príncipe Harry e a atriz Meghan Markel se beijam em frente a capela de São Jorge

Pouco menos de seis meses após o anúncio do noivado, o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle subiram ao altar neste sábado, na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor. O casamento real aconteceu ao meio-dia na Inglaterra (8h no horário de Brasília) e reuniu 600 convidados, entre as figuras mais importantes da monarquia britânica, como a rainha Elizabeth II, o príncipe Charles e o príncipe William, familiares de Meghan e amigos dos noivos. Após a cerimônia, o casal saiu em cortejo pelo vilarejo de Windsor, antes de seguir para o almoço oferecido pela rainha, avó do príncipe, e para a festa, mais à noite.

Entre os 600 convidados do casamento a apresentadora americana Oprah Winfrey, a irmã de Kate Middleton, Pippa, o casal George e Amal Clooney, David e Victoria Beckham, o ator Idris Elba e o cantor James Blunt, além da tenista Serena Williams, amiga de longa data de Meghan.

George Clooney, Amal Clooney, Silver Tree, Abraham Levy, Celine Khavarani, Markus Anderson, Janina Gavankar e Jill Smoller. Foto – Reprodução.

As alianças de Harry e Meghan foram feitas pela Cleave and Company. A atriz usou um anel de ouro galês, um presente da rainha Elizabeth II. Já o príncipe Harry usou um anel de platina texturizado.

Os homens da família real britânica nem sempre usam aliança – eles não são obrigados a isso. O príncipe Charles é um dos poucos a ter optado pelo acessório – e agora junta-se a ele seu filho, Harry. As alianças foram levadas à capela de São Jorge pelo príncipe William, padrinho de casamento do irmão.

Entre os familiares do príncipe Harry que participaram do casamento, a princesa Anne, princesa Beatrice, junto com seu pai príncipe Andrew, e o conde e a condessa de Wessex, Edward e Sophie. Eles entram na capela por ordem de precedência.

Príncipe Edward e família – Foto – Odd Andersen – AFP

Como antecipado pela imprensa, a noive Meghan Markle fez o início do trajeto dentro da capela de São Jorge até o altar sozinha, acompanhada somente dos pajens e daminhas, que vinham atrás. No meio do caminho, encontrou-se com o príncipe Charles.

Príncipe Charles conduziu Meghan Markle ao altar. Foto – Jonathan Brady-AFP.

Durante os votos, Meghan Markle não jura obediência ao príncipe Harry – mais um claro sinal de que não pretende abandonar seus ideais, entre eles o feminismo, após o casamento. Os votos dos noivos foram exatamente iguais: juraram amar, confortar, honrar, proteger e ser fiéis um ao outro.

A cerimônia foi celebrada pelo deão de Windsor, David Conner, mas outras leituras foram feitas. A irmã da princesa Diana, Lady Jane Fellowes, leu um trecho do Cântico dos Cânticos. O bispo Michael Curry, chefe da Igreja Episcopal, também fez uma leitura. Seu discurso sobre o amor conquista os convidados da cerimônia.

A maestrina Karen Gibson comandou o coral The Kingdom Choir, que canta ‘Stand By Me’ na capela de São Jorge durante a cerimônia.

A noiva usou um vestido desenhado pela estilista Clare Waight Keller, diretora de arte da marca francesa Givenchy. Meghan subiu ao altar com um longo branco de cady de seda com pouco volume na saia. O modelo possui um decote canoa, que mostra parte dos ombros da atriz. O vestido ainda possui uma manga longa, deixando apenas parte do braço da noiva de fora. Os sapatos da noiva foram feitos a partir de um modelo da mesma marca.

A atriz Meghan Markle com o noivo, o príncipe Harry. Foto Ben Stansall-Reuters.

De acordo com informações divulgadas pelo Palácio de Kensington, o véu de cinco metros de Meghan é feito de tule de seda e representa a flora e a união dos 53 países da organização intergovernamental Commonwealth. Para isso, flores são bordadas por todo o tecido.

Já a tiara que ela foi a mesma feita para a rainha Mary em 1932. O diamante central do acessório foi dado à monarca em 1893.

O jovem Cellist Sheku Kanneh-Mason, de 19 anos, foi convidado pelo casal de noivos para uma apresentação especial durante o casamento.

O príncipe Harry e Meghan Markle fazem seu primeiro “passeio” casados. Os dois andam em uma carruagem pelo Castelo de Windsor.

Para o cortejo após o casamento, o príncipe Harry escolheu uma carruagem Ascot Landau, modelo aparentemente simples comparado ao usado por seu irmão, William, com Kate Middleton, durante o casamento dos dois em 2011.

As crianças escolhidas como pajens e damas de honra roubaram a cena no casamento do príncipe Harry, do Reino Unido, com a atriz americana Meghan Markle. Entre os dez jovens escolhidos para acompanhar a noiva no tapete vermelho estavam os filhos de Kate Middleton com o príncipe William, George, de 4 anos, e Charlotte, de 3 anos.

Pajens e damas do casamento. Foto reprodução.

Príncipe Harry e Meghan Markle ganham título de duque e duquesa de Sussex

A família real anunciou que o príncipe Harry, do Reino Unido, e a atriz americana Meghan Marklereceberão o título de duque e duquesa de Sussex.

O príncipe Harry, filho do príncipe Charles e da Lady Diana, ainda possui os títulos de Conde de Dumbarton e Barão Kilkeel. Meghan, que não possui sangue real, não poderá ser chamada de princesa.

Acompanhe abaixo, mais imagens do casamento real entre o príncipe Harry e a atriz Meghan Markle:

Rolar para cima