A Orquestra Potiguar de Clarineta, OPC, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) foi convidada à tocar pela primeira vez no Clarinet Fest 2018, que acontecerá na Bélgica, país da Europa Ocidental. O evento é o maior encontro de clarinetistas de todo o mundo, nos dias 6 a 11 de julho, mas para marcar presença no evento o Grupo precisa arrecadar 100 mil reais para custear a viagem.
Para arrecadar fundos, a Orquestra tem organizado uma campanha intitulada ”Apoie a Orquestra Potiguar de Clarineta na Clarinet Fest 2018” concentrada na venda de copos e camisetas temáticos, além de rifas e doações. A UFRN é uma das patrocinadoras do Grupo, tendo doado 35 mil reais, entretanto o grupo precisa ainda mais de patrocínios.
O OPC participa do evento pela segunda vez neste ano, mas especialmente agora em 2018, a presença foi por meio de convite diferente do ano passado, em que os meninos viajaram para Orlando, Estados Unidos, para o Festival de Clarinetas através de uma seleção feita por uma triagem. A seleção funcionou por meio de arquivos enviados para a organização do evento.
São 19 pessoas tocando na Orquestra, entre alunos da Universidade Federal e pessoas da comunidade externa. Segundo o professor, Amandy Bandeira, reconhecimento é o mais gratificante.