Rap, poesia, dança e muito ativismo estarão presentes na primeira edição do Festival da Resistência. O evento organizado pela rede de cursinhos populares Emancipa acontece no próximo dia 12 de maio, a partir das 13h, na Escola Municipal Professora Iapissara Aguiar, no Bairro Potengi. O evento contará com sarau poético e as apresentações dos rappers THC e PRETTA. A entrada é gratuita.
No segundo ano em Natal, o cursinho Emancipa já atende 300 jovens, o foco são aulas preparatórias para o ENEM. Esse ano a rede, que atua nas cinco regiões do país, trabalha a temática “130 não nos libertou”, em referência ao aniversário de 130 anos da promulgação da Lei Áurea. Esse será o tema do festival em Natal, a ideia dos organizadores é mostrar que a abolição da escravidão foi um processo incompleto e as consequências são sentidas pela população negra até hoje.
As apresentações culturais e rodas de conversas do Festival da Resistência serão protagonizadas pelos próprios alunos do cursinho popular, por artistas e militantes do movimento negro da cidade. Os organizadores venderão comida durante o evento, o objetivo é arrecadar recursos para custear inscrições para o ENEM.
Confira a programação completa do 1° Festival Emancipa
Festival da Resistência
MESA DE ABERTURA
130 NÃO NOS LIBERTOU!
RODAS DE CONVERSA
– Afrocentricidade
– Estética Negra
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
– Apresentação Dança Afro
– Batalha de Bgirl (Break)
– Apresentação de break
– PRETTA
– THC
– Sarau Emancipado – Alunos do Emancipa (convida Rosy Nascimento)
– Lançamento do livro Sumidouro (presença da org. Natália Vilma)
– Escambo
VENDA DE COMIDAS NO LOCAL – Lucro destinado à custear as inscrições dos estudantes que não conseguiram a isenção do Enem.
Mais informações: https://www.facebook.com/events/378515519224020/
Contato:
Will Cosme – Organizador do festival e coordenador da Rede Emancipa
(84) 99919-2069
