Mais de 30 mil fazem concurso da UFRN amanhã

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte realiza neste domingo (30), novo concurso público para provimento de cargos de níveis médio, técnico e superior: ao todo, exatos 30.023 candidatos concorrem às 274 vagas ofertadas – número que inclui o cadastro de reserva. As provas serão aplicadas em quatro municípios: Natal, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. O professor Ridalvo Oliveira, diretor adjunto da Comperve (Comissão Permanente do Vestibular), setor da UFRN responsável pela elaboração das provas e de todo o processo seletivo, adiantou que os aprovados serão convocados a partir de janeiro de 2019 devido impedimento da lei eleitoral.

UFRN deve convocar os aprovados somente a partir de janeiro de 2019, segundo a Comperve

UFRN deve convocar os aprovados somente a partir de janeiro de 2019, segundo a Comperve

Ridalvo explicou que o concurso foi dividido em dois editais: o edital número 16/2018 estabelece os critérios de avaliação para candidatos às vagas de níveis médio e superior; enquanto o edital 17/2018 é voltado para a seleção nível técnico. Em ambos, serão aplicadas provas objetivas de língua portuguesa, legislação, e conhecimentos específicos, mais redação. “A diferença é que o edital para os cargos voltados para profissionais técnicos incluem provas práticas, com data provável de avaliação prevista para 17 de outubro”, informou.

As provas serão aplicadas das 8h às 12h30. Em Natal as avaliações serão aplicadas na UFRN, outras instituições de ensino superior, IFRN, e escolas da rede privada; já nas cidades do interior as provas acontecem nos campi da Universidade Federal, em unidades do IFRN, e em escolas públicas. Além da “ampla concorrência”, também serão destinadas vagas para candidatos aprovados no sistema de cotas e deficientes físicos.

Os cargos oferecidos para profissionais técnicos são de desenhista técnico (para as áreas de comunicação visual e webdesigner); técnico em artes gráficas; técnico em eletromecânica; tradutor e intérprete de linguagem de sinais; e operador de luz. As 34 vagas ofertadas, incluindo o cadastro de reserva, serão disputadas por 538 candidatos.

Já o edital número 16/2018, que recebeu 29.485 inscrições, abre provimento para 132 vagas nível superior e 108 nível médio – números que incluem a previsão para cadastro de reserva. Destes, 24.714 farão prova em Natal.

Os cargos nível superior são analista de tecnologia da informação, engenharia da computação, bibliotecário, enfermeiro, arquiteto e urbanista, bibliotecário, engenheiro civil, engenheiro elétrico, engenheiro mecatrônico, farmacêutico, jornalista, médico (especialidades em endoscopia peroral, oftalmologia e psiquiatria), psicólogo escolar, técnico em assuntos educacionais, tecnólogo com formação em secretariado, tecnólogo em formação marketing, e zootecnista.

Para os concorrentes do ensino médio, serão disponibilizados cargos de assistente em administração, técnico em contabilidade, técnico em enfermagem, e assistente de aluno.

Trânsito
Os 24.714 candidatos inscritos no concurso público da UFRN que farão prova em Natal, devem atentar para a realização da corrida de rua “Track and Field” agendada para o início da manhã deste domingo (30). A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que algumas ruas no bairro de Candelária e trechos da Av. Prudente de Morais permanecerão interditadas entre às 6h e 10h – os portões dos locais onde as provas serão aplicadas fecham às 8 horas.

De acordo com a STTU, serão interditadas as avenidas Brancas Dunas, da Integração, Prefeito Omar O’Grady (prolongamento da Av. Prudente de Morais), e a Av. Antoine de Saint-Exupéry. “Como a interdição é pela manhã cedo, o impacto no trânsito será baixo”, disse o chefe do setor de intervenção viária, Carlos Eugênio Barbosa.

Apenas a linha de ônibus 35 (Soledade I/Candelária) sofrerá desvio de itinerário, dentro de Candelária: ao acessar o bairro pela Rua Padre Diogo Feijó, a linha irá seguir pela Rua Marechal Rondon, Rua Moisés Sezion, Rua Caramuru, Rua Valdir Targino, Rua Marechal Rondon, Rua Bento Gonçalves e retorna para a Av. Prudente de Morais, de onde segue normalmente. A STTU disponibilizou o telefone 156 para esclarecer qualquer dúvida sobre o trânsito da capital do RN.

Rolar para cima