Justiça decreta a prisão do médium João de Deus

A Justiça de Goiás acatou pedido do Ministério Público e decretou a prisão do médium João de Deus, acusado de casos de abuso sexual contra pessoas que receberam atendimento em Abadiânia, local onde fica o centro de atendimentos espirituais do suspeito. A decisão ocorreu na manhã desta sexta-feira (14).

João de Deus chega à Casa Dom Inácio Loyola, em Abadiânia
João de Deus garante inocência

A Promotoria de Justiça de Goiás solicitou a prisão preventiva de João de Faria, o nome real de João de Deus. A medida foi tomada cinco dias depois de virem à tona denúncias de abusos sexuais. O pedido ainda precisa ser aceito pela Justiça. As vítimas seriam mulheres que teriam buscado tratamento espiritual com o médium. Até o momento, mais de 200 mulheres de mais de oito estados haviam procurado o Ministério Público para denunciar abusos.

Na manhã da quarta-feira (12), o médium fez uma visita tumultuada no Centro Dom Inácio de Loyola. Num rápido pronunciamento, disse que era inocente e que estaria à disposição da Justiça. Foi a primeira aparição pública do médium depois que mulheres vieram a público acusá-lo de abuso sexual.

As denúncias afetaram o movimento da casa, onde atendimentos são realizados. Por volta das 8h30, cerca de 400 pessoas – incluindo crianças e duas pessoas de cadeiras de rodas – aguardam a chegada do líder espiritual. Isso representa um terço do movimento habitual.

Até o momento, não há a confirmação se o mandado de prisão foi cumprido.

Vídeo

O médium divulgou no Facebook um vídeo em que aparece ao lado de sua filha. Em pouco mais de um minuto e meio, o vídeo mostra a filha desmentindo a informação de que ela teria movido um processo contra o pai, também por abuso. “Quero declarar a todos que essa pessoa que está aqui do meu lado nunca me abusou sexualmente, nunca me deixou passar falta de nada, nem eu nem meus filhos, e todos meus irmãos”, comentou.

“O que estão fazendo com ele é injustiça. Tudo é por causa de dinheiro”, completou ela, que se diz “envergonhada pela atitude dos filhos”. Segundo o portal O Antagonista, os filhos da mulher já teriam processado João de Deus anteriormente pelo caso, que terminou em acordo. Agora o portal de notícias diz que a própria filha do médium move uma ação contra ele.

Rolar para cima