Fiscalização da Prefeitura e Estado garante cumprimento de decretos nas praias de Natal

Divulgação

O final de semana foi de intensa fiscalização na orla de Natal no intuito de inibir ações de desrespeito ao decreto municipal da Prefeitura, que determina a retomada gradual da economia sob critérios de segurança sanitária para evitar a propagação do coronavírus. As medidas, coordenadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), aliada às forças de segurança do Estado evitaram as aglomerações nas praias, reforçaram o uso de máscaras de proteção e outras medidas de prevenção.


Durante as fiscalizações, guardas municipais, agentes da defesa civil, policiais militares e civis, entre outros agentes públicos, abordaram pessoas que estavam sem máscaras de proteção, que receberam informações sobre o uso obrigatório e doação do equipamento de proteção. Pequenas aglomerações foram registradas no decorrer da fiscalização, a exemplo de jogos de futebol na beira mar, porém os agentes conversaram com as pessoas e finalizaram as aglomerações.


Um bar também foi autuado pela fiscalização por se encontrar comercializando bebida alcoólica, o que é proibido. Outra ação se deu no bairro de Mãe Luíza, onde guardas municipais e policiais militares abordaram pessoas que estavam realizando uma festa com uso de som e consumo de bebida alcoólica na rua.


A secretária da Semdes, Mônica Santos, passou toda a manhã do sábado (25) coordenando pessoalmente as equipes de fiscalização e a tarde foi averiguar o sistema de monitoramento de câmeras do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública do RN (Ciosp), onde foi colocado guardas municipais para monitorar as praias da capital.


De acordo com Mônica Santos, a integração das forças da Prefeitura do Natal e do Governo do Estado possibilitaram o cumprimento dos decretos e evitaram em toda a extensão da orla da capital (de Redinha a Ponta Negra) que ações danosas à saúde pública voltassem a se repetir. “Fizemos um trabalho integrado que foi um sucesso. Tivemos fiscalização nos comércios da orla, nos calçadões e em toda a faixa de areia. A iniciativa do prefeito Álvaro Dias de reforçar a fiscalização para o bem de Natal surtiu efeito positivo”, comentou.


A secretária, que também acompanhou as ações no domingo (26), lembrou que o trabalho intenso de fiscalização vai continuar durante toda esta semana e no decorrer da validade dos decretos. “Pedimos que as pessoas ajudem a combater esse vírus, pois, juntos, poderemos alcança êxito. Quanto às fiscalizações, vão continuar com os mesmos reforços desse final de semana”, alertou Mônica Santos.


O trabalho integrado também contou com a instalação de duas delegacias móveis ao longo da orla, utilização de quadriciclos e motocicletas na faixa de areia e uniu a Guarda Municipal do Natal (GMN), Defesa Civil, STTU, Semurb, Semsur, Procon, Corpo de Bombeiros Militar, Polícias Militar e Civil numa grande operação em prol da saúde pública.