Recife investe no “São João Tradicional da Capital”

 

Investindo cada vez mais no São João da cidade, a Prefeitura do Recife convidou um grupo de jornalistas de Natal, Maceió e Aracaju para conhecer o “São João Tradicional” da cidade. No grupo estavam a coluna de turismo do VersátilNews, o nosso grande colunista Toinho Silveira, além da jornalista Zenaide Castro, que também assina um blog sobre turismo.

Com o slogan “São João tradicional, a gente faz na Capital”, este ano, são seis pólos de animação, com a inclusão do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Além do Parque, a festa conta com os já conhecidos polos do Sítio Trindade (Casa Amarela), Pátio de São Pedro (bairro de São José), Praça Arsenal da Marinha (Bairro do Recife), Rua da Tomazina (Bairro do Recife) e Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos. Seguindo a política de descentralização cultural, a Prefeitura do Recife ainda apoia 18 polinhos comunitários e 14 arraiais nas regiões político-administrativas (RPAs). O São João 2011 mais uma vez reafirma os legítimos valores da cultura nordestina, celebrando o sagrado e o profano numa grande festa popular por toda a cidade.

Os festejos juninos do Recife em 2011 homenageiam a forrozeira Terezinha do Acordeon, grande representante feminina da tradição da sanfona, e o Quinteto Violado, grupo que comemora 40 anos de trajetória artística. O São João do Recife tem orçamento de R$ 5 milhões, incluindo o investimento municipal e os patrocínios da Ambev (Skol), Petrobras, Unilever (Sabão Ala) e Pitú.

A programação de shows reúne grandes nomes da música nordestina de diversas gerações como Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Alcymar Monteiro, Azulão, Santanna, Camarão, Arlindo dos 8 Baixos, Flávio José, Paulinho Leite, Cristina Amaral, Irah Caldeira, Alceu Valença, Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Xangai, Luciano Magno, Coco Raízes de Arcoverde, Flávio Leandro, Nando Cordel, Novinho da Paraíba, Nádia Maia, Maciel Melo, Geraldinho Lins, Agostinho do Acordeon, Josildo Sá, João Silva, Cascabulho, Quarteto Olinda, Rabecado, Siba e a Fuloresta, Silvério Pessoa, Bongar, Pandeiro do Mestre, entre outros.

 

Crédito das fotos:Daniela Nader

Terezinha do Acordeon durante a abertura oficial do São João de Recife

Concurso de quadrilhas juninas

Público prestigia o São João da Capital

Renato Lins, secretário de Cultura do Recife e Luciana Félix, presidente da Fundação Cultura

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.