NOVA PESQUISA DO IBOPE CONFIRMA QUEDA DE DILMA*

Pesquisa do Instituto CNI/Ibope divulgada hoje (quinta-feira, 25) revela que a popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu de 55% (da sondagem anterior, de junho) para 31%. Pesquisas anteriores – do Ibope/Estadão e Datafolha – já tinham captado a queda da popularidade da presidente após as manifestações de junho que tomaram conta do País. O quadro, agora, mostra que a petista permanece estável.

2013-03-20T123327Z 1230975933_GM1E93K1KJF01_RTRMADP_3_POPE

 Segundo análise feita pelo instituto, a queda em relação à sondagem anterior, feita em junho, foi reflexo combinado das manifestações e do aumento dos preços.

A perda de 24 pontos porcentuais de Dilma coincidiu com o aumento de quem considera o governo “ruim ou péssimo”, categoria que subiu de 13% para 31%. Ao todo, 37% dos entrevistados consideram o governo da presidente “regular”.

O desgaste de popularidade da presidente Dilma também se refletiu na comparação com o governo anterior, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez no atual governo, o porcentual de pessoas que considera a gestão Dilma pior do que a de Lula foi a mais escolhida entre as opções apresentadas. Entre os entrevistados, 46% afirmaram de consideram a gestão Dilma pior do que a de Lula, ante 25% em junho.

A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de julho. Foram entrevistadas 7.686 pessoas em 434 municípios brasileiros. Essa é a primeira pesquisa do CNI/Ibope que capta o impacto das recentes manifestações na popularidade da presidente.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.