SALMÃO CONSUMIDO NO BRASIL NÃO POSSUI ÔMEGA 3*.

Uma péssima notícia para quem compra salmão achando que vai levar saúde para casa, como é o meu caso. Adoro salmão, mas acabo de descobrir que o produto consumido no Brasil não é igual ao selvagem e não é rico em ômega 3. Vejam essa reporagem publicada pelo Uol Notícias sobre o assunto. Interessante e frustrante.

 

salmao-1320688347577 615x300

Cada vez mais presente na mesa dos brasileiros, o salmão costuma ser tratado como um aliado quando o assunto é alimentação saudável. Além de ser uma boa fonte de proteína, é um peixe rico em ômega 3, que melhora o humor e previne doenças cardiovasculares, o alzheimer e a depressão, segundo especialistas.

 Contudo, as propriedades do salmão selvagem – pescado de maneira natural – são diferentes do salmão cultivado em cativeiro, como o que consumimos no Brasil.

A nutróloga Marcella Garcez, membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), diz que o salmão preparado em restaurantes ou vendido em supermercados na América e na Europa é, em sua maioria, proveniente de criações em viveiros.

Segundo Melanie Whatmore, gerente da marca Salmón de Chile, que exporta salmão para o Brasil, o país é o terceiro maior mercado importador de salmão no mundo, atrás apenas de Japão e Estados Unidos.

O principal ponto que difere o salmão natural do criado em cativeiro é a presença de ômega 3.  O salmão selvagem é essencialmente carnívoro e se alimenta, entre outras coisas, de algas oceânicas e fitoplâncton, fontes de ômega 3. Em contrapartida, o mesmo pescado produzido em cativeiro é alimentado com ração, que não possui esse ácido graxo”, diz Vivian Suen, médica nutróloga e diretora da Abran.

A médica nutróloga Marcela Garcez, que visitou a produção de salmão de cativeiro no Chile, explica que a versão produzida em viveiro tem um ciclo de vida muito diferente daqueles que vivem livres na natureza e que a principal desvantagem é o risco de proliferação de doenças, sejam elas parasitárias, bacterianas ou virais, nestes indivíduos que vivem em espaço reduzido e artificial.

Fonte: Uol Notícias.

Foto: reprodução.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.