A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, confirma os investimentos na área da cultura e, neste ano, aplicará R$ 3,4 milhões em 21 projetos culturais incentivados por meio da Lei Estadual Câmara Cascudo e da Lei Federal Rouanet.
Os 21 projetos culturais selecionados nos segmentos de música, audiovisual, fotografia, teatro, educação, literatura e cultura popular, abrangem todas as regiões do estado. Destes, 19 receberão incentivos através da Lei Estadual Câmara Cascudo, e os demais por meio da Lei Federal Rouanet de Incentivo à cultura.
Contemplados através da Lei Câmara Cascudo, no segmento musical, os projetos selecionados foram o Festival Mada (Música Alimento da Alma), o 6º Fest Bossa e Jazz, o Movimento Sinfônico da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, o Oficinas da Ilha, o 5º MPB Jazz e o Som Sem Plugs.
Nas áreas de audiovisual e fotografia, os projetos aprovados foram o 4 Passos na Memória da Fé, o VI FINC – Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa e o Câmara Clara Cosern – Cartografia do Afeto. O Oratório de Santa Luzia e o Estação Criança foram os selecionados no segmento de teatro e artes cênicas.
Já nos segmentos educação, literatura e cultura popular, os projetos escolhidos foram: XI Feira do Livro de Mossoró, V Fliq – Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, Conexão Elefante Cultural, Transforme-se, Conexão Brasil 2015 – Cultura e Território, Substantivo Plural e Isso é que é São João – Uma festa de fé.
Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet, foram selecionados o Natal em Natal 2015 e o Terra à Vista – Litoral do Nordeste do Brasil, respectivamente, nos segmentos de cultura popular e fotografia.
Fonte: Gazeta do Oeste