Campanha Papai Noel dos Correios é iniciada

Papai-Noel-dos-Correios-pág-3-dia-11-11-15-Ascom-Correios
Lançamento contou a participação de crianças e educadores – Foto Ascom/Correios

 

A campanha Papai Noel dos Correios foi lançada, na manhã de ontem, 10, em cerimônia no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), em Natal, com participação de crianças de escolas públicas, educadores, instituições parceiras, gestores e empregados dos Correios, além do próprio Papai Noel. No ano passado, a ação tirou do papel os sonhos de mais de 12 mil crianças potiguares.

Durante a solenidade, algumas crianças leram para o Papai Noel as suas cartinhas. A aluna Jéssica relatou em sua cartinha que sonha um dia ser professora e, claro, pediu seu presente – um kit de maquiagem ou material escolar.

Além das cartinhas oriundas de escolas públicas, indicadas aos Correios pelas secretarias municipais e Estadual de Educação, a campanha recebe, até o dia 20 de novembro, cartinhas de crianças de todo o Rio Grande do Norte na faixa etária até 10 anos de idade. As cartas deverão ser entregues nas agências dos Correios e encaminhadas para a coordenação da campanha, onde serão lidas e selecionadas de acordo com os critérios sociais do “Papai Noel dos Correios”.

Já há cartas disponíveis para adoção nas agências dos Correios. O período de “apadrinhamento” se estende até 8 de dezembro, quando se encerra também o prazo para entrega dos presentes nas agências participantes. Os Correios se responsabilizarão pela remessa do presente à escola onde estuda a criança ou à residência. Independente da obtenção do presente solicitado, todas receberão uma carta-resposta do Papai Noel.

Em 2014, mais de 12 mil crianças tiveram suas cartinhas adotadas pela sociedade e receberam presentes diversos, como material escolar, bolas, bonecas, bicicletas, roupas, calçados, e até óculos de grau, cama, tratamentos de saúde e outros bens de primeira necessidade.

As pessoas interessadas podem mobilizar vizinhos, colegas de trabalho, amigos e familiares para colaborarem com o Papai Noel dos Correios, ajudando a tirar os sonhos das crianças do papel. Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe da Assessoria de Comunicação dos Correios no RN, através dos telefones (84) 3220-2472/2405 ou pelo e-mail ascom-rn@correios.com.br.

 

PAPAI NOEL

Realizada há 26 anos, a campanha tem como principal objetivo responder às cartas das crianças que escrevem ao Papai Noel e, sempre que possível, atender aos pedidos de presentes daquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Nos últimos três anos, em todo o País, foram recebidos 2,9 milhões de cartas destinadas ao Papai Noel dos Correios. Desse total, 1,9 milhão atendia aos critérios da campanha e quase 80% delas foram adotadas, o que equivale a 1,5 milhão de cartas.

Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. A finalidade é vincular a Campanha ao Objetivo de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da educação.

 

PADRINHOS

Disseminar o encantamento natalino por meio da campanha só é possível com a ajuda dos mais de 120 mil empregados dos Correios e da sociedade brasileira, que podem participar atuando como padrinhos. Os padrinhos são aqueles que adotam as cartinhas, providenciando os presentes solicitados pelas crianças.

 

ADOÇÃO

A adoção de cartas da campanha é feita da mesma maneira em todo o Brasil: as cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas para adoção em determinadas unidades da empresa. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa, listados no blog da campanha.

Os presentes relativos às cartas adotadas são entregues pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita pelos carteiros. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.

Fonte: Gazeta Do Oeste