
Experiência começou na zona rural de Jucuri, mas a expectativa que é que se estenda às Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendidas pelos Núcleos de Apoio de Saúde da Família (NASF).
A prevenção é a melhor forma de evitar doenças e viver melhor. No entanto, fazer o check-up não está entre as prioridades do brasileiro, e pior ainda, na vida dos homens segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre a população de mulheres, homens, crianças, adolescentes e idosos, o público masculino é o que menos procura atendimento médico. Questões culturais e trabalhistas estão entre as causas mais apontadas para esse distanciamento dos serviços de Saúde.
A realidade é nacional e preocupante. Tanto que o Ministério da Saúde lançou em 2009 uma política específica para a saúde do homem. As ações da Política Nacional de Saúde do Homem no SUS são desafiadoras, mas o trabalho começa a dá resultados e impactar positivamente na vida dos mossoroenses.
Em Mossoró, eles estão conquistando cada vez mais espaço na rede municipal de Saúde e revertendo indicadores de agravos. No último ano, 15.694 homens passaram pelo urologista e realizaram mais de 15 mil procedimentos.
E não é só. O atendimento não se restringe à atenção especializada. O município está conseguindo formar ‘Grupos de Homens’ dentro da Atenção Básica. A experiência começou na zona rural de Jucuri, mas a expectativa que é que se estenda às Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendidas pelos Núcleos de Apoio de Saúde da Família (NASF). A UBS de Jucuri chega a reunir 40 homens em suas reuniões mensais.
Outra iniciativa que está colaborando para quebrar a barreira existente entre os homens e o sistema de Saúde é a adoção de ações específicas para a população masculina, dentro e fora da rede. Profissionais de saúde estão saindo das Unidades e indo ao encontro deles para repassar informações, esclarecer dúvidas, estimular a prática de hábitos saudáveis e também a prevenção.
De acordo com a secretária Municipal de Saúde Leodise Cruz, o município tem investido para atrair o público masculino e reduzir consequentemente problemas nesse público. “Achamos muito importante trabalhar a saúde do homem, tanto que criamos um programa no Município para direcionar as ações, com o foco principalmente na promoção da saúde. O trabalho tem sido avaliado muito positivamente”, destacou.
Check-up garantido para homens na rede pública
Assim como as mulheres, os homens também precisam fazer exames preventivos periódicos para evitar uma série de problemas de saúde. O exame de próstata, feito através do exame de sangue e também do toque retal são os mais conhecidos, mas é muito importante realizar também outros exames como os de taxa de hormônio, glicose, acompanhamento da pressão arterial, entre outros.
O check-up masculino é feito normalmente com quinze exames, incluindo a dosagem sérica do PSA, exame digital anal e ultrassonografia de próstata, podem ser feitos gratuitamente em Mossoró através da rede pública de Saúde.
Além de garantir os procedimentos, a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu reduzir o tempo de espera para a realização dos procedimentos, graças a investimentos em equipamentos e tecnologia de ponta.
“Hoje o tempo médio de espera para a realização de exames em Mossoró é de uma semana. Também foi reduzido o tempo para o recebimento de exames. A maioria são entregues em 48h, com exceção do sumério de urina que precisa de mais tempo para análise”, falou Erinaldo Olegário, bioquímico.
Ele destaca que em breve será possível oferecer os resultados dos exames on-line, dando mais uma opção aos usuários.
Hoje, o laboratório do Centro Clínico Vingt Rosado, popularmente conhecido como Pam do Bom Jardim, realiza uma média de 1.500 exames por dia.
“O Pam tem hoje o que há de mais moderno em tecnologia de laboratório em Mossoró. Temos máquinas que não tem em laboratório particular na cidade e isso possibilita realizar exames para vários diagnósticos, entre eles câncer e HIV”, destacou Kaio Riketh, bioquímico do Centro e Referência.
SAÚDE DO HOMEM EM NÚMEROS
(De novembro de 2014 a novembro de 2015)
- Biopsia de próstata- 26
- Dosagem de antígeno prostático especifico (PSA)- 9581
- Ultrassonografia de próstata por via abdominal- 976
- Ultrassonografia de próstata (via transretal)- 5084
- Consulta especialista (urologista)- 15694
Fonte:Gazeta do oeste