Natal recebe ministro da justiça amanhã para lançamento do Plano Nacional de Segurança

Ministro da Justiça Alexandre de Morais lançará em Natal Plano Nacional de Segurança
Ministro da Justiça Alexandre de Morais lançará em Natal Plano Nacional de Segurança

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, vem à Natal nesta quinta-feira (2.2) lançar o Plano Nacional de Segurança (PNS). Três capitais foram escolhidas pela ação conjunta em que já trabalham os governos estaduais e Força Nacional.

A escolha de Natal, Porto Alegre e Aracaju tem relação com o número de homicídios que cada umas das localidades possui. As capitais do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul porque “tiveram problemas penitenciários, e isso gerou um aumento no número de homicídios no segundo semestre do ano passado”. Já Aracaju foi escolhida porque Sergipe é o Estado “com a maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes”.

O início do PNS em capitais em 2017 tem relação com um dos focos do plano. Segundo o ministro, 31% dos homicídios no país são registrados em capitais. Para 2018, haverá uma extensão para os municípios vizinhos, nas regiões metropolitanas. “Somados com municípios limítrofes, serão 209 municípios [em 2018], que representam 54% dos homicídios do país. Isso dá em torno de 6% do território nacional. Será nesses municípios que nossa inteligência vai atuar”.

O Plano preza pela redução dos crimes de homicídios, feminicídio (assassinato de mulheres) e violência contra a mulher, combate ao crime organizado, com foco no tráfico de drogas e de armas, modernização e racionalização de presídios.

Rolar para cima