Globo pode entrar na Justiça contra novo programa de Xuxa na Record

Programa da Xuxa na Record não emplacou a audiência. Foto: Divulgação
Programa da Xuxa na Record não emplacou a audiência. Foto: Divulgação

A Rede Globo já está se preparando para uma guerra jurídica contra o programa “Dancing Brasil”, uma versão da “Dança dos Famosos” que será apresentado por Xuxa Meneghel na Record. Segundo o colunista Daniel Castro, do “UOL”, a emissora carioca já mobilizou uma equipe de advogados, caso decida ir à Justiça contra a nova atração da concorrente, que estreia no dia 3 de abril.

O departamento jurídico da Globo alega que a EndemolShine quebrou o direito de exclusividade ao aceitar produzir o formato “Strictly Come Dancing” para a emissora concorrente. Para poder exibir o quadro “Dança dos Famosos” no “Domingão do Faustão”, a emissora comprou da EndemolShine a licença do “Strictly Dancing”, que nada mais é do que uma adaptação do formato vendido à Record pela BBC.

Além de terem a mesma origem, os formatos vendidos à Globo e a Record têm diferenças muito pequenas, já que nos dois casos famosos dançam com profissionais da área da dança. Apesar de já ter preparado sua equipe jurídica para uma batalha judicial, a Globo deve esperar a estreia do programa da Record para decidir se vai mesmo entrar na Justiça para resolver o caso.

Programa Dancing Brasil

A Record TV fechou a lista de artistas que irão participar do Dancing Brasil, que será exibido a partir de 3 de abril e que segue os mesmos moldes do Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão. A apresentação será de Xuxa Meneghel. Serão sete mulheres e sete homens disputando suas habilidades em diferentes ritmos, com um eliminado a cada semana.

Entre as mulheres estão as atrizes Bianca Rinaldi, Juliana Silveira e Maytê Piragibe, a cantora (e atriz) Tania Alves, a dançarina Sheila Mello, a apresentadora Fabíola Gadelha e a ginasta Jade Barbosa.

Já o time masculino conta com o jogador de futebol Richarlyson, os atores Leonardo Miggiorin e Micael Borges, o chefe de cozinha Dalton Rangel, os cantores MC Gui, Tony Sales e o sertanejo Guilherme.

O júri será formado pelos coreógrafos Jaime Arôxa e Fernanda Chamma – que já integraram a bancada do Dança dos Famosos – e pelo ator Paulo Goulart Filho. A atração será uma versão do Dancing With Stars, competição de dança entre famosos. O vencedor levará um prêmio de R$ 500 mil.

Os motivos da mudança no programa da Xuxa

A apresentadora Xuxa saiu da Globo para Record como uma grande promessa da emissora do líder da Igreja Universal, Edir Macedo. Só que depois de exatos sete meses no ar (ela estreou no dia 10 de agosto de 2015) todas às segundas-feiras à noite, o programa chegou ao terceiro lugar em audiência, o que deixou insatisfeito os diretores da emissora.

Inicialmente tentou-se levar o programa da loira mãe de Sacha para às quartas-feiras à  noite, no horário do programa de Gugu, que iria para outro dia, mas o apresentador do pintinho e da banheira recusou. Por isso Xuxa foi para segunda-feira e continuará neste dia com um novo programa, o Dancing Brasil.