
A segurança das escolas foi o tema central de reunião realizada na sexta-feira (28.) passada entre as secretarias de Estado da Educação e de Segurança Pública e da Defesa Social (SESED). Com a presença das titulares de ambas as pastas, o encontro resultou no início de uma parceria entre Segurança e Educação para implantação de uma central de monitoramento das escolas localizadas nas áreas de vulnerabilidade. A reunião aconteceu nas dependências das SESED, em Natal.
A secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, iniciou a reunião lembrando-se de sua preocupação com os casos de violência, que vem crescendo nos últimos anos, envolvendo as escolas estaduais: “Sabemos que esse é um problema que só pode ser resolvido com a parceria dos setores de inteligência e ação da Segurança Pública. Para que essas medidas cheguem, precisamos criar um diálogo aberto entre a SEEC e a SESED”.
Já em fase de estudos, a titular da Segurança, a delegada Sheila Freitas, propôs a instalação de câmeras de monitoramento para atender as escolas localizadas em áreas de risco e que tenham maior número de casos de arrombamentos. “Podemos montar uma central específica para as escolas e assim termos, em tempo real, imagens das instituições de ensino”, declarou a delegada Sheila Freitas. A titular da SESED também destacou que essas imagens serão essenciais para investigações e flagrantes.
Para que esse monitoramento seja possível será assinado um convênio entre a SEEC e a SESED para que seja viabilizado a logística, equipamentos e pagamento das diárias operacionais dos policiais que atuarão no monitoramento. O subsecretário de Educação, professor Marino Azevedo, que também acompanhou a reunião, discutiu com o Comandante Geral da Polícia Militar, o Coronel André Luiz Vieira de Azevedo, os passos necessários para viabilização do convênio: “No próximo dia 3 teremos uma reunião para acertamos os detalhes dos equipamentos e diárias. Tudo que estiver ao alcance da secretaria será realizado no menor tempo possível.”