Cultura Popular no Movimento n’Aboca

Evento acontecerá no ABOCA Cultural, com coco de roda, teatro, artes visuais e música

 

Para comemorar o fim de agosto e a chegada do mês de setembro, o Movimento n’ABOCA desta sexta-feira (1), a partir das 18 horas, traz a edição de cultura popular, que foi comemorado no dia 22 de agosto no Brasil. Cada povo possui a sua, na qual estão suas lendas, contos, brincadeiras, receitas, festas especiais para comemorar as suas crenças, e muito mais. Venha festejar com a gente e embarcar nos encantos desse Movimento na casa 16 da Frei Miguelinho.
A festa, com apresentação do ator Marcos da Câmara, vai trazer conjunto de tradições e costumes populares que são transmitidos de geração em geração.
O nosso apresentador também fará uma performance como DJ Yarah, que discotecará a pista d’ABOCA, com muito Secos e Molhados, Clara Nunes e contos e lendas musicais da mais variada mística popular.
Haverá a exposição de “Entre Matrizes e gravuras: Dez anos de resistência”, mostrando as obras de xilogravura de Erick Lima, que há 10 anos o artista visual busca difundir esta arte através de palestras e oficinas.
Também terá a apresentação do espetáculo “Cambalhotas”, da Base de Experimento do Grupo de Teatro Eureka, criado em 2015, que traz um resgate a arte circense e ao teatro de rua, no qual estavam perdendo espaço nas grandes capitais e, consequentemente, nas cidades do interior.
O espetáculo com uma dramaturgia irreverente, leve, que trata das dificuldades de ser um artista, do preconceito sofrido diariamente e dos “nãos” constantes que levam para manter um projeto. Usa de elementos da cultura popular – coco de roda, cortejo, cantigas de roda, etc. E um dos personagens leva o nome de “Palhaço Facilita”, em homenagem ao grande artista circense, que há 39 anos leva alegria para a população potiguar.
A peça transporta o público para Formosura, uma cidade governada por um prefeito corrupto, pai da menina Berenice, que sonha em ser bailarina e tem um amor proibido por Facilita, o palhaço do circo Cambalhotas, que luta pela permanência do circo na cidade, e todos ficam sob a vigilância de Dona Josefa, a fofoqueira.
Voltando para parte musical teremos a presença do percussionista Sami Tarik e do Grupo Folia de Rua, grupo idealizado por Jorge Negão, que após constatar a desvalorização das nossas tradições culturais, cultivou a ideia de divulgar os ritmos e folguedos oriundos do Estado do Rio Grande do Norte, através dos meios que se dispunha: a percussão, a dança e o teatro.
Ainda teremos uma incrível apresentação de coco de roda com o Mestre Severino, fundado há 09 anos na Vila de Ponta Negra por  Severino Bernardo, de 81 anos, natural de Vera Cruz, onde aprendeu a arte com seu pai Luiz Bernardo nas brincadeiras de Zambê, Chegança e Boi de Reis.
A  aproximação  com  esse universo  das manifestações populares, influenciou no seu trabalho e dedicação ao coco de roda,  levando  a conservar  elementos utilizados pelo  seu  pai,  tais  como a formação instrumental.
Então já sabe né?  Dia 01 de Setembro, a partir das 18h, venha celebrar a nossa cultura popular! Ingressos por 10 reais na lista amiga até o dia 30/08 e na hora 15 reais.