Docente de Parnamirim recebe Prêmio Professores do Brasil

Com projeto que une cinema e atividade física, Alison Pereira Batista foi premiado na categoria “Esporte como estratégia de aprendizagem”

Luz, câmera, ação! Este é o nome do projeto que levou o professor de educação física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Alison Pereira Batista a vencer o Prêmio Professores do Brasil na categoria “Esporte como estratégia de aprendizagem”. Alison incentivou seus 140 alunos do 2º ano do Ensino Médio a retratarem a valorização de temáticas sociais como desigualdade de gênero, racismo, doping, inclusão e superação por meio do esporte e do cinema.

Além de entenderem mais sobre esportes fora do padrão que estavam acostumados na escola, os alunos aprenderam também conceitos básicos do cinema, como planos, script, roteiro, filmagem e edição e produziram um curta-metragem. “O projeto em si foi muito bom, nós pudemos usar o cinema e o esporte como parceiros, e sabemos que estes dois temas são muito importantes na comunidade”, explicou o professor.

Sua dedicação rendeu uma experiência inesquecível a Alison. Junto com os outros quatro professores vencedores da mesma categoria, ele vai visitar o NAR (Núcleo de Alto Rendimento Esportivo de São Paulo), vivenciar a rotina de treinos e interagir com atletas de alto rendimento. Além disso, os professores também terão a oportunidade de assistir a uma palestra sobre superação realizada por Rodrigo Mendes, fundador de Instituto Rodrigo Mendes- organização que tem a missão de colaborar para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum. Rodrigo, que dirigiu um carro de Fórmula 1 com o cérebro, falará sobre a importância do esporte como ferramenta de inclusão.

A visita ao NAR e a palestra serão promovidas pelo Instituto Península, organização sem fins lucrativos que trabalha pela melhoria da qualidade na educação brasileira e que  é parceiro do prêmio desde 2010. Nesta edição esteve presente, também, com três de suas iniciativas – o programa de educação esportiva Impulsiona, o NAR e o Singularidades. O instituto patrocina a categoria “Esporte como estratégia de aprendizagem” e tem o objetivo de incentivar a educação esportiva nas escolas de todo o Brasil.

A entrega do Prêmio Professores do Brasil acontece dia 18 de dezembro, na Praça das Artes, em São Paulo. O prêmio é uma iniciativa do MEC em parceria com instituições que buscam reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

 Sobre o Instituto Península

O Instituto Península é uma organização do terceiro setor, que tem como presidente do Conselho Ana Maria Diniz. Fundado em 2010, tem como propósito transformar e potencializar vidas para catalisar o desenvolvimento sustentável da sociedade. Para isso, atua nas áreas de Educação e Esporte, visando à formação integral do indivíduo para uma vida plena e autônoma.

Sobre o Impulsiona

É o programa de educação esportiva do Instituto Península, que utiliza o esporte como estratégia para o desenvolvimento integral dos alunos. Lançado em julho de 2017, o programa já alcançou mais de 10 mil escolas em todo o país.

Rolar para cima