“Carnaval com Prevenção” é o tema das ações de promoção à saúde da SMS Natal

Neste carnaval de 2019, as Unidades de Saúde do município de Natal estão organizando uma série de ações de promoção a saúde e prevenção de doenças dentro da temática “Carnaval com Prevenção”, com ênfase para o uso de preservativos, o sexo seguro e a prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Os eventos acontecem a partir desta sexta-feira, dia 22 de fevereiro e se estendem ao longo da próxima semana, nos cinco distritos sanitários da capital. Reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20) definiu a atuação da Secretaria Municipal de Saúde no período carnavalesco.

Emilly Miranda, responsável técnica do Programa de IST/Aids e Hepatites virais explica como funcionará as ações no período que antecede o carnaval. “O nosso objetivo é que com essas intervenções possamos fazer com que as pessoas curtam o carnaval de forma mais tranquila e mais consciente. Que elas possam pensar também no lado da saúde quando estiverem brincando o carnaval. Nosso foco é a prevenção, por meio da orientação”.

As ações incluem distribuição de preservativos, orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis, testes rápidos para HIV, AIDS, Sífilis e Hepatites, apresentação de coral, muita música e diversão, entre outras atividades. Todos os usuários poderão participar.

Entre as ações, destaque para a ação que a Unidade de Mirassol vai realizar nesta sexta-feira, dia 22, no Centro de Convivências da UFRN, das 8h às 12h, bem como a edição de carnaval do projeto Saúde na Praia, que será realizada no dia 28, em Ponta Negra; e o tradicional carnaval da Unidade de Saúde das Rocas, que sai em caminhadas pela orla marítima, distribuindo preservativos e panfletos educativos, com muita alegria e descontração.

Programação

22/02- Unidade de Saúde do Jiqui – Saúde na Praça, Unidade de Saúde Rosângela Lima, Unidade de Saúde do Mirassol, Unidade de Saúde do Pirangi

25/02- Centro de Atenção Psicossocial Oeste – às 9h no Bosque das Mangueiras; Unidade de Saúde do Jiqui (Grupo Hiperdia), Unidade de Saúde de Candelária, Unidade de Saúde de Nova Descoberta, Unidade do Planalto

26/02 – Centro de Práticas Integrativas e Complementares (Cerpic)- De 26/2 a 01/03.

28/02 – Centro de Convivência em Saúde Mental, Unidade de Saúde África, Unidade de Gramoré, Unidade de Nova Natal, Unidade de Saúde de Ponta Negra, Unidade de Saúde Lagoa Seca.

01/03 – Unidade de Saúde de Vista Verde, Unidade de Saúde de José Sarney, Unidade de Saúde de Parque das Dunas, Unidade de Pompéia, Unidade de Cidade Praia, Unidade de Saúde de Rocas.