Parnamirim tem saldo positivo de empregos por três anos consecutivos

Parnamirim registrou saldo positivo de 525 empregos com carteira assinada nos cinco primeiros meses deste ano. O número já é quase igual aos saldos positivos registrado em 2017 e 2018 que foram de 619 e 712 postos de trabalho, respectivamente. O saldo de empregos é a diferença entre as contratações e as demissões e evidenciam que, por três anos consecutivos, o município mais contratou do que demitiu. 

Para o prefeito Rosano Taveira, os números evidenciam o resultado de um trabalho focado no desenvolvimento e no crescimento econômico. “Parnamirim está em plena expansão e a geração de emprego é o melhor resultado que um gestor pode entregar à população”, declarou. 

Os dados disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, colocam Parnamirim a frente de Natal, capital do estado, que registrou, também nos cinco primeiros meses do ano, saldo negativo de 413 postos de emprego encerrados. 

O saldo de novos empregados gerado no município também é positivo em relação ao registrado por todo o RN, no mesmo período, quando este foi de 6.638 postos de trabalho com carteira assinada a menos.

Esse movimento crescente é resultado de ações desenvolvidas pela administração pública, como programas sociais, realização de concursos públicos, realização de obras de saneamento e recuperação viária, além da concessão de incentivos fiscais a empresas que estão se estabelecendo ou que venham a se estabelecer no município.

Este último, foi fator decisivo para a chegada de novas empresas. Atraídas pelas oportunidades de crescimento e pelos incentivos da gestão municipal, grandes grupos como Atacadão, Teleperformance, Vale do Pará e a Faculdade Católica do RN têm expandido seus negócios na direção da Cidade Trampolim da Vitória, movimentado a economia e a geração de empregos. A Teleperformance, por exemplo, começou oferecendo 3.500 vagas e até o final deste ano, a previsão é ofertar outras quinhentas.

Na setor de obras, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) também tem investido em mão de obra parnamirinense. Somente com os serviços de saneamento básico, recuperação viária e manutenção de escolas e prédios da saúde, foram gerados 687 novos postos formais de emprego. Outras 40 vagas estão previstas para serem abertas com o andamento das licitações para capeamento de recapeamento asfáltico.

Concursos públicos 

Com as contas em dia, reduzindo o percentual de despesas com pessoal em sua receita líquida de 58,4% para 48,39%, A Prefeitura de Parnamirim tem priorizado investimentos em diversas áreas, uma delas é a realização de concursos públicos. 

Somente com a realização do concurso para a saúde, assistência social e Procuradoria, além do lançamento do edital para o certame da Guarda Municipal, quase mil novas oportunidades de trabalho estão sendo geradas no município. 

Além disso, desde o final do ano passado a administração municipal vem convocando aprovados no concurso público de 2015, para os cargos de professor e agente administrativo. De Novembro de 2018 a julho de 2019 já foram chamados 112 aprovados. 

Emissão de carteiras de trabalho 

A Semas está ampliado o serviço de emissão de carteiras de trabalho no município. Nos seis primeiros meses do ano foram confeccionadas 1.877 primeiras vias do documento. Em 2018, foram confeccionadas 2.700 .

Para atender a demanda, foi inaugurado um novo espaço com mais três guichês preparados para atender a população com mais agilidade, aumentado número de fichas diárias distribuídas, passando de 25 para 50. 

Em 2018, a Coordenadoria de Trabalho da Semas realizou 5060 atendimentos direcionados à Coordenadoria do Trabalho, dos quais destacam-se atividades voltadas para cadastramento, atualização de currículo e informações sobre vagas de emprego. Em 2019, os atendimentos já atingiram a marca de 3.345. 

Social

Além dessas atividades realizadas, a Semas desenvolve ainda projetos voltados para a inserção profissional no mercado de trabalho. Um deles,  é o curso de pedreiras, uma parceria com a empresa Mirantes Empreendimentos, que ofertou 150 vagas para formação inicial e continuada no curso de Pedreira de Alvenaria Estrutural, exclusivamente para o público feminino, residentes em Pium ou proximidades.