Qual risco do meu pet contrair o covid-19?

Cães, gatos, peixes, passarinhos: gasto médio com pets no Brasil ...
Foto: Reprodução/ Internet

Imagem de animais usando máscaras tem circulado pela internet e redes sociais. Com elas, surgem muitas dúvidas e até um pouco de medo para quem tem um bichinho de estimação em casa. Será que eles também podem contrair e transmitir Covid -19? Eles correm algum risco? Posso manter a rotina  dele normalmente?  Teresa Ribeiro, médica veterinária e coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UNINASSAU Natal, esclarece essas e outras dúvidas para que você tenha um momento de isolamento social calmo com seu animalzinho.

A dúvida que mais preocupa os donos é se os pets podem ou não contrair ou transmitir Covid-19, Teresa explica que, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), ainda não existem evidências de que animais de estimação possam contrair e transmitir o vírus. “Há o conhecimento de um outro coronavírus que afeta cães e gatos, mas não está relacionado ao Covid-19”, explica.

A professora alerta sobre a importância de que as pessoas que tiveram contato com a doença façam isolamento, evitando contato também com os pets. “Ao tossir e logo em seguida fazer um carinho nos seu animal de estimação, o infectado pode acabar eliminando gotículas com vírus. Assim, a probabilidade de outra pessoa ter contato com o animal, ficando exposta ao vírus e podendo ser contaminada caso leve a mão ao rosto antes de lavar é enorme”, alerta a veterinária.

Então, não precisa colocar máscara no seu pet. A recomendação principal é: sempre que tiver contato com o seu bichinho, higienize as mãos logo em seguida!
Att,

Rolar para cima