Governadora reafirma importância do Pacto pela Vida em reunião do Comitê

A governadora Fátima Bezerra participou, na noite dessa segunda-feira (08), de reunião virtual com o Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19 e enfatizou as medidas que o Governo Estadual vem tomando e reafirmou importância do Pacto pela Vida no aumento do isolamento social no Rio Grande do Norte. O Comitê é composto por vários órgãos estaduais e da sociedade civil, além de Ministérios Públicos Federal e do Trabalho.

“O Pacto pela Vida está em curso desde o início das nossas ações de combate ao novo coronavírus, mas chegamos em um momento de uma atuação mais efetiva e de união com os municípios. A operação Pacto pela Vida surge para contribuir com o isolamento social e o apoio do efetivo policial aos municípios. São 1.500 policiais e bombeiros em ações organizadas pelos comandos regionais, com apoio da Sesap. Não temos tempo a perder, cada minuto que se passa sem agir é uma vida perdida”, enfatizou a governadora.

A reunião do Comitê também contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, que apresentou um balanço dos números da Covid-19 no RN e também ressaltou a importância do Pacto pela Vida. “Estamos em um momento crítico na evolução da pandemia. O RN possui 10.888 casos confirmados e 431 óbitos. A fila por UTI está imensa, principalmente em Natal. O reforço do Pacto pela Vida se constitui em ações mais efetivas para intensificar o isolamento social e reduzir o contágio da Covid-19”, afirmou Cipriano.

O secretário estadual de Segurança Pública, Francisco Araújo, afirmou a efetividade da Operação que já está sendo executada em 75 municípios e contribuiu com o aumento da taxa de isolamento social, que aumentou 7,5 pontos percentuais em relação à média dos últimos 15 dias. ”A aceitação das pessoas está muito alta com relação ao Pacto Pela Vida. São ações que somam esforços de todos. São 1500 policiais civis e militares e bombeiros militares que estão motivados, com gratificações em dia. O nosso trabalho já começou a melhorar o isolamento social”, avaliou Francisco Araújo.

A reunião também contou com a participação de Fernando Mineiro (Governo Cidadão/Gestão de Projetos e Metas de Governo), o vice-governador Antenor Roberto, Petrônio Spinelli (Adjunto Sesap), Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Ileana Neiva e representantes do Conselho Estadual de Saúde, Conselho de Secretários Municipais de Saúde, entre outros.