Está no ar a 15ª edição do Cultura na Cidade no Youtube da Prefeitura do Natal

Divulgação

Artesanato, Música Instrumental, Hop Hop e Samba. A 15ª edição da programação cultural da plataforma digital “Cultura na Cidade”, da Prefeitura do Natal, está no ar. A cada semana, os potiguares podem conferir a produção local de projetos patrocinados pelo Município nos últimos anos através de Editais, Leis de Incentivo, Fundo Municipal de Cultura e Eventos Tradicionais realizados. Lazer de qualidade no Youtube para a quarentena dos natalenses no endereço https://www.youtube.com/natalprefeitura.

Nesta semana, o público terá acesso ao trabalho da banda Carcará na Viagem, com seu trabalho “Sopa de Letrinhas”. A faixa está disponível para baixar no canal de forma gratuita. Carcará na Viagem foi criado em 2005 e mescla Rap, Coco, Embolada, Ragga, Funk e influências dos ritmos regionais, com composições próprias, falando de liberdade de expressão, Nordeste e a realidade atual do povo periférico e dos negros.

No Cultura na Cidade desta edição, o público terá também samba potiguar de qualidade, com Debinha Ramos no clipe “Lugar Comum”. Ele é cantor e compositor nascido no bairro das Rocas e conviveu com a nata do samba e bebeu na fonte dos Mestres Lucarino, Antônio Melé, Farrapo, Menezes, Chico Trunfa e Aluizio Pereira. Na juventude, participava das rodas de sambas com os irmãos Zeno e Gaspar, músicos da roda de samba João de Orestes. Debinha Ramos é o interprete do Grupo Roda de Bambas.

O Festival DoSol também está em destaque na programação. Contemplado pela Lei Djalma Maranhão, o DoSol Instrumental reuniu na Ribeira nomes como Jow Ferreira, Jubileu Filho, Mahmed, Camarones Orquestra Guitarrística, Rogério Pitomba, Antônio de Pádua, Jubarte Ataca, Os Garotos Sarados do Orkut, Tesla Orquestra e Edu Gomez.

Os 30 anos de carreira do artista potiguar Chico Bethoven também está em destaque nesta edição. O DVD que comemorou esta data reuniu nomes como Jubileu Filho, Cacá Veloso, Erick Firmino, Sílvio Franco, Luna Hesse, Alphorria e Perfume de Gardênia. O show foi aberto ao público e o material editado no estúdio de Jota Marciano. 

Para fechar a programação, tem documentário sobre Saberes e Fazeres do Artesanato Potiguar, mostrando os artefatos manuais produzidos no Rio Grande Norte. O vídeo compõe o acervo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e foi produzido pela Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte).