Idema lança Concurso de Boas Práticas de Gestão Socioambiental do RN

Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, por meio do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios (Nagam), lança o 1º Concurso de Boas Práticas de Gestão Socioambiental do Rio Grande do Norte. A iniciativa tem como objetivo identificar, reconhecer e divulgar experiências exitosas de gestão ambiental realizadas nos municípios potiguares. As inscrições começam no próximo dia 10 de agosto e seguem até 09 de outubro.

O regulamento está disponível no site do Idema (idema.rn.gov.br) e mostra todo o procedimento para a inscrição dos projetos, categorias, temáticas, critérios para avaliação, entre outros. Podem participar trabalhos desenvolvidos pelo Poder Público Municipal; Organização da Sociedade Civil (Organização não Governamental-ONG), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público–OSCIP, associação, sindicato e parceria público-privada.

Para a supervisora do Nagam/Idema, Hortência Carvalho, lançar o 1º Concurso é uma maneira de fomentar a replicação de boas práticas na área de gestão socioambiental do Estado. “Difundir e dar visibilidade à realização de ações sustentáveis do RN é fundamental no trabalho de integrar a comunidade e sensibilizar os diversos setores para que adotem, ampliem e divulguem boas práticas ambientais. É dessa maneira que podemos fortalecer nossas estruturas de gestão, bem como nossa responsabilidade ambiental coletiva”, disse Hortência.

Para participar, o interessado deve preencher os formulários de inscrição disponibilizados no site do Idema e enviados para o e-mail concursoboaspraticasrn@gmail.com, apresentando arquivos digitais que comprovem as atividades desenvolvidas. Os projetos serão analisados e avaliados por uma comissão julgadora e científica, formada por membros do corpo técnico do Idema com ampla experiência nas áreas temáticas do Concurso. Entre as abordagens analisadas temos: educação ambiental, tecnologias sociais, mudanças climáticas, recursos hídricos, cidades sustentáveis, entre outras.

Serão classificadas, no máximo, três experiências/projetos em cada categoria (município, organização da sociedade civil e parceria público-privada). Os vencedores serão premiados com o “Prêmio Idema de Sustentabilidade”, exclusivamente confeccionado pela equipe do Parque das Dunas com resto de podas das árvores existentes na Unidade de Conservação. Os projetos não classificados, mas considerados meritórios, receberão um certificado e troféu de menção honrosa.

“O concurso, válido para todos os municípios do Estado, é uma forma de promover a consciência socioambiental de cada localidade, premiando as melhores práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável”, afirmou o diretor geral do Idema, Leon Aguiar.

A divulgação do resultado do Concurso acontecerá no dia 19 de novembro, em cerimônia que terá o local e o horário divulgados posteriormente. A data e realização da cerimônia de entrega dependerão do quadro sanitário da pandemia da Covid-19 após o resultado do concurso.