Orquestra Sinfônica do RN homenageia Cultura Popular na próxima terça-feira(25)

ASSECOM

A Cultura Popular como fonte de inspiração para a música sinfônica é destaque para o Terças Clássicas Ao Vivo com o Maestro, da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, por meio do projeto Movimento Sinfônico 2020, na próxima terça-feira (25), às 20h. A apresentação acontece on-line no canal oficial da OSRN, pelo Youtube e Facebook, e conta com o lançamento do vídeo da peça Mourão, de Guerra-Peixe, com a participação de todos os integrantes da orquestra.

Inspirada no som das rabecas do folclore nordestino, a peça Mourão, composta por César Guerra-Peixe e Clóvis Pereira foi considerada o hino do Movimento Armorial. Apontado como um dos cinco maiores brasileiros do século 20, o maestro e compositor Guerra-Peixe é conhecido por suas obras eruditas e com forte apelo popular. Fez arranjos de canções para músicos como Tom Jobim, Chico Buarque e Luiz Gonzaga. Entusiasta do folclore brasileiro como poucos, deu dimensões a partir de estudos de ritmos nordestinos como maracatu, coco, xangô e frevo.

A violinista e mestre em performance, Mariana Holschuh, também fará participação no Terças Clássicas apresentando um trecho da peça O Caldeirão dos Esquecidos, obra armorial do compositor potiguar Danilo Guanais. Além de algumas surpresas reservadas para a noite.

Em decorrência das medidas de isolamento social devido o enfrentamento ao coronavírus, desde março a programação segue por meio virtual mantendo um conteúdo de qualidade ao público, além de promover ações que oportunizam a expansão da arte para os profissionais da música através de concursos, aos quais estimulam o estudo e abre portas para divulgar o talento dos jovens instrumentistas e cantores líricos do país.

A OSRN conta com 60 músicos, direção artística do Maestro Linus Lerner e produção da Mapa Realizações Culturais que, com afinco, efetivam atividades educativas difundindo música de qualidade, seja ela erudita ou popular. Um trabalho de suma importância para o desenvolvimento cultural não somente do Estado, mas de todo o país. A OSRN é sua!

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 é realizada através do projeto Movimento Sinfônico por meio do patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, mediante Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e da MAPA Realizações Culturais.

Concurso Internacional de Canto Linus Lerner – Edição Brasil

O Concurso Internacional de Canto Linus Lerner – Edição Brasil está com inscrições até o dia 29 de agosto através do site www.osrn.com.br. O evento é inédito no país e tem enorme contribuição para a ópera nacional; a Edição Brasil é um desdobramento do 5º Concurso Internacional de Canto Linus Lerner realizado em conjunto com o Festival de Ópera de San Luis Potosí (México), em parceria com Southern Arizona Symphony Orchestra (SASO). As quatro edições anteriores desse concurso receberam centenas de inscrições oriundas de mais de 20 países, aos quais foram premiados diversos cantores, muitos deles em carreiras internacionais atualmente. 

A realização da Edição Brasil foi criada no intuito de apoiar os talentos brasileiros, nascidos e naturalizados, residentes ou não no país, tanto de forma financeira quanto com oportunidades de performance e de crescimento artístico, totalizando mais de R$ 130 mil reais em prêmios.  Da mesma forma como o concurso no México, a versão brasileira somente é possível com o apoio financeiro da SASO, além da contribuição de inúmeros profissionais e instituições da área artística mundial.