RN+Protegido distribui máscaras e orienta população no Alto Oeste e Seridó

O programa governamental RN + Protegido finalizou a caravana por 41 municípios do Alto Oeste e Seridó, entre 4 e 12 de agosto, com distribuição de 120 mil máscaras e trabalho de divulgação e orientação à população, mídia e autoridades locais para prevenção e integração dos municípios aos programas estaduais voltados ao combate à Covid-19. 
 
“As equipes conversaram com membros das prefeituras locais e ouviram demandas para melhorar a logística do trabalho de prevenção junto ao Governo. Também visitaram rádios e TV’s locais para orientações educativas nesse combate que é de todos”, destacou o tenente-coronel Marcos Carvalho, coordenador da Defesa Civil do Estado.
 
Foram ao todo 40 voluntários distribuídos em 12 equipes que se distribuíram em cidades mapeadas conforme o índice de transmissibilidade e taxa de incidência de contaminação por 100 mil habitantes. As ações foram desenvolvidas pela Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, as Defesas Civis dos municípios e a Cruz Vermelha.
  
O RN + Protegido
 
O RN+Protegido é uma parceria do Governo do Estado com as indústrias de confecção do RN, em especial a Guararapes e Coteminas, além do Sindicato da Construção Civil no RN (Sinduscon). O programa vai permitir 7 milhões de máscara para doação. Foi pensada para o enfrentamento dos impactos da calamidade pública decorrente do novo coronavírus no Rio Grande do Norte.

O Governo está investindo R$ 3 milhões na aquisição dessas 7 milhões de máscaras, em 3 etapas: a 1ª (3 milhões de máscaras) por meio de empréstimo junto ao Banco Mundial (projeto do Governo Cidadão); a 2ª (2 milhões de máscaras de pano) e a 3ª (2 milhões de máscaras de tnt), por meio de recursos aportados do Governo Federal através de emenda parlamentar da Senadora Zenaide Maia (até R$ 2 milhões).