Sead e Fapern selecionam profissionais para atuarem como pesquisadores-bolsistas

A Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN), em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), abriu processo seletivo para 37 vagas de bolsas de pesquisa. O Edital FAPERN/SEAD Nº 05/2020 foi republicado na edição desta quinta-feira (6) do Diário Oficial do Estado. Os candidatos têm até o dia 14 de agosto para se inscrever de forma virtual.

As vagas são para profissionais técnicos de nível superior, os quais atuarão como pesquisadores-bolsistas em projetos de pesquisa e inovação em tecnologias sociais e em gestão pública, de acordo com a Lei Federal nº 13.243/2016, que dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação. Os pesquisadores atuarão no “Projeto Institucional de Inovação na Gestão Pública da SEAD”.

Podem concorrer profissionais graduados de diferentes cursos universitários, sendo valorizada a formação em pós-graduação, especialmente mestrado e/ou doutorado. As áreas disponíveis são: Administração (03 vagas); Biblioteconomia (03 vagas); Ciências Contábeis (05 vagas); Comunicação Social (02 vagas); Designer Gráfico (02 vagas); Direito (15 vagas); Informática (02 vagas); e Pedagogia (03 vagas). Conforme o edital, é reservado o percentual de 5% das vagas nas áreas com número igual ou superior a 05 vagas para pessoas com deficiência.

As inscrições são on-line. O candidato deve preencher obrigatoriamente todos os dados solicitados no  Formulário de  Inscrição (Ficha de Cadastro do Candidato à Bolsa de Pesquisa) disponibilizado no seguinte endereço:  selecao.sead.rn.gov.br.  A documentação exigida no item 5.1 do edital deverá ser anexada (upload de arquivos) no ato da inscrição.

A seleção acontecerá sob a responsabilidade da Comissão Julgadora do processo seletivo, sendo desenvolvida em três etapas distintas: análise curricular, análise do projeto de pesquisa submetido na inscrição e entrevista virtual que será gravada. Os resultados das etapas serão divulgados no endereço selecao.sead.rn.gov.br, bem como nos sites da EGRN e da Fapern.

O resultado final do processo seletivo está previsto para ser publicado no dia 1º de setembro de 2020. O valor de remuneração das bolsas de pesquisa é de R$2.000,00 para os candidatos aprovados.